Projecção é a representação de uma imagem sobre um plano com auxílio de linhas de chamada que passam pelos pontos (vértices) e que interseptam o plano (plano de projecção).

Introdução

Neste presente trabalho iremos falar de projecções ortogonais é a representação de um objecto em um plano de projecção, quando as linhas visuais são perpendiculares a este plano.

O procedimento a seguir demonstra um método com o qual o aluno de educação visual deverá se familiarizar para a construção de vistas ortográficas, utilizando o Sistema de Projecção Paralelo ou Cilíndrico, Ortogonal de Múltiplas Vistas.

No exemplo a dotado, serão criadas três vistas, baseadas em projecções ortogonais ou ortográficas, necessárias à compreensão da peça, sendo indicado a sequência do método. A projecção ortográfica é o método de representar a forma exacta de um objecto por meio de duas ou mais projecções do objecto sobre planos que, em geral, estão em ângulo recto entre si baixando-se perpendiculares do objecto ao plano.

Através das projecções ortogonais os técnicos das fábricas fazem a leitura das medidas e volumes de modo que os objectos apresentem as características desejadas.

O método de representar a forma exacta de um objecto por meio de duas ou mais projecções do objecto sobre planos que, em geral, estão em ângulo recto entre si baixando-se perpendiculares do objecto ao plano. O conjunto das vistas sobre esses planos descreve totalmente o objecto

Objectivos

Geral

Conhecer as projecções ortogonais.

Específicos

Saber a sua representação das vistas no plano,

Descrever os tipos de projecção.

Metodologia

Para a elaboração deste trabalho usou-se manual que a sua referencia deixa bibliográfica do nosso trabalho.

Projecções ortogonais

Os conhecimentos que permitem hoje aos arquitectos, engenheiros ou simples desenhadores projectar, foram sistematizados no século XVIII, através da geometria descritiva, que permitem a representação, sobre um plano, de objectos em 2D ou 3D no espaço, representando-o.

Conceito de projecção

É o processo de representação de um objecto no espaço sobre um plano de desenho, recorrendo a rectas (projectantes) que passam pelos pontos (vértices) do objecto e intersectam um plano (plano de projecção).

Exemplo: um quadrado ABCD e um ponto V donde se observa o referido quadrado e um plano alfa. Fazemos passar pelos vértices do quadrado raios visuais que partem do ponto V e as intersecções destes raios com o plano alfa determinam os pontos AʼBʼCʼDʼ que correspondem a um novo quadrado. O quadrado AʼBʼCʼDʼ é projecção no plano alfa. [...]