O saudoso professor Marques foi aluno da antiga ESAN, graduando-se em Administração ainda no antigo prédio da Rua São Joaquim. Antes de se decidir pela carreira de administrador, cursou matemática, o que o fez ter grande destaque nas disciplinas que envolviam cálculos e estatística.

 Fez mestrado na Unicamp em Gestão da Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas. Iniciou o doutorado na mesma universidade, mas não concluiu em razão dos vários compromissos profissionais e pessoais.

Como começou a sua carreira profissional em gestão de recursos humanos e posteriormente foi compartilhar com os alunos da ESAN-FEI os seus conhecimentos profissionais e acadêmicos, ainda antes de iniciar o mestrado.

Marques foi gestor de RH do Metrô, onde atuou por vários anos, sempre com muita competência e ética, principalmente por se tratar de uma empresa pública. Gostava de comentar sobre vários casos em que reafirmava a sua postura de gestor correto e preocupado com o patrimônio público.

Como professor era rigoroso ao ministrar conteúdos, sempre com competência e visão de futuro, preocupando-se com a técnica e com os valores que devem nortear o profissional de Administração. Por isso era muito querido e respeitado pelos seus alunos. Mas ao mesmo tempo era um ser generoso e gentil, sempre disposto a apoiar os seus alunos e amigos.

Como consultor, atuou em diversas organizações, incluindo instituições educacionais como o Colégio Porto Seguro, desenvolvendo materiais didáticos e programas de qualidade assegurada e de gestão por competência.

Os colegas de profissão sempre o respeitaram como uma referência, sempre buscando a sua opinião abalizada e serena, preservando seus princípios éticos.

O querido professor Marques, faleceu na madrugada do dia 5 de junho de 2019, vítima de câncer e fará muita falta entre nós e nas salas de aula e sou eternamente grato por ter desfrutado de sua amizade e parceria. Que a esposa Milsa e seus filhos Carlos, Daniel e Luíza encontrem muita força para suportar a grande perda.