Quem é o Professor  Edjar Dias de Vasconcelos.

Nasci em uma linda fazenda Serra da Moeda, Filho de Nicomedes Costa de Vasconcelos e Alice Dias da Silva. Estudei o primário  no grupo Escolar  Santo Antônio em Itapagipe, o ensino fundamental em Itapagipe, o segundo grau na Escola Nossa Senhora das Graças Campina Verde, tive como diretor Padre Felix homem santo e sábio.

Fui estudar Filosofia na Universidade Católica de Belo Horizonte, Formando em Filosofia, História e Psicologia, algumas disciplinas na Universidade Federal de Belo Horizonte.

Fui seminarista, fiz  dois anos de noviciado intermitente, uma parte do noviciado no belo Convento do Caraça, portanto, considero também um estudante caraciano.

Estudei Teologia com os padres franciscanos em Petrópolis, tive muitos professores famosos entres  eles, o padre Leonardo Boff,  como também o seu irmão, hoje professor na Gregoriana,  estudei algumas disciplinas na cidade do Rio de Janeiro, sei alguns idiomas.

Terminei o meu bacharelado em Teologia pela Universidade de Teologia da Arquidiocese de São Paulo, prestei o exame univera, com avaliação máxima, univera, significa em latim conhecimento universal, total, tem equivalência ao doutorado,  poucos no mundo têm esse título como padre, bispo ou cardeal,  até mesmo os papas.

Posteriormente fui fazer um mestrado em política pela universidade do Mackenzie  em São Paulo,  tendo como diretor do curso o General Meira Matos, achei o curso extremamente de direita abandonei, mas mesmo assim tirei alguns dez entre eles um trabalho desenvolvido a respeito de Karl Popper.

Na ocasião, Fernando Henrique Cardoso chegou a ser meu professor, entre outras personalidades famosas, por não achar o curso interessante abandonei.

Tenho como costume abandonar cursos quando não achava interessantes, isso aconteceu não apenas em referência ao segundo grau como também em nível universitário e  de mestrado.

Sempre estudei muito e estudo, uma média mais de dez horas dia, tenho como habito de escrever e publicar milhares de artigos de diversas tendências, todo esse material encontra se em disposição em pesquisa pela internet, procurar pelo Google.

Às vezes faço algumas conferências todas por intermédio da internet, com objetivo de ajudar alunos que vão fazer entrevistas para o mestrado até mesmo doutorado. Gosto desse trabalho e faço  aos finais de semana ou a noite em minha casa por meio do canal já referido.

Tenho uma biblioteca de 6.500 livros de diversos assuntos, mais de trinta anos para construí-la e são os melhores autores de todos os tempos, quando ganho um livro não qualificado costumo jogar no lixo e já tive que ter esse procedimento com centenas deles.

Nesses anos todos li mais de quatro mil livros,  não sei se conseguirei ler todos os livros que tenho, pois compro em media dois livros por semana.

Abandonei a Igreja exatamente por ter a certeza que nao caminharia mais na perspectiva da transformação política em benefício dos pobres.

O tempo está passando rapidamente, mas tudo que sinto é saudade  da Fazenda Serra da Moeda e do Convento do Caraça.

Quem precisar do Edjar para entender a respeito dos temas que escrevo ou outros temas,  estou a disposição, sei segredos interessantes aos quais só posso revelar  particularmente.

Ainda tenho como projeto escrever centenas de  outros artigos interessantes e nas horas vagas escrevo e publico também meus poemas, alguns são interessantes, outros bobinhos.

Edjar Dias de Vasconcelos