INTRODUÇÃO

Uma empresa no ramo da construção civil tem como mola propulsa de sucesso, os seus colaboradores. 

E pesando em seus colaboradores foi criado um programa de desenvolvimento tecnológico para mostrá-los o quanto o computador pode ser usado na facilitação de algumas tarefas.

Esse trabalho visa geral: mostrar como o comportamento organizacional pode influenciar na organização.

Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum, focando sempre no mesmo objetivo, o sucesso da organização. 

Muitas empresas tiveram que se reinventar por conta da pandemia,  muitas reformulações, e uma delas é a questão dos recursos tecnológicos para ajudar mais execução das tarefas. Resistências sempre haverá, mas o discernimento precisa prevalecer. 


2. DESENVOLVIMENTO 

ETAPA 1 –  TREINAMENTO 

Necessidade de treinamento identificada; Qualificação profissional com uso de recursos tecnológico.

Planejamento do Programa de Treinamento: 

- Os objetivos do programa de treinamento

Incentivar a qualificação profissional

Mostrar aos colaboradores que os recursos tecnológicos são excelentes para o desenvolvimento de muitas atividades;

Viabilizar computadores e tabletes para que os colaboradores possam desenvolver suas atividades;

-  O conteúdo 

Uso de tabletes para cálculos de materiais;

Uso de internet para interligar os membros de obras variadas;

Como perder o medo de usar computadores;

Qualificação profissional como exigência mercadológica;

Cálculos de prazos de entrega;

Redução de tempo, e correção de possíveis falhas;

Transparência na gestão;

Uso de maquinários modernos

tecnologia na construção civil pode beneficiar as empresas que desejam aumentar a produtividade e também a competitividade, afinal, mecanismos como: smartphones, internet, aplicativos, maquinários modernos, materiais inovadores e investimento em capacitação são aliados para obter uma equipe mais produtiva.

No setor da construção civil, prazos são decisivos para que a obra tenha um bom desempenho. Quando a empresa utiliza e investe em recursos tecnológicos, atrasos, baixa qualificação da mão de obra, falta de planejamento, entre outros, podem ser evitados, além de ser um diferencial na hora de conquistar a confiança de um novo cliente.

A empresa CCB se preocupa com a qualificação de seus colaboradores a fim de que eles possam estar aptos a trabalhar a tecnologia na construção civil.

- O público-alvo  são os colaboradores da empresa CCB que serão treinados pela equipe de consultores na área de recursos humanos que irão trabalhar além da questão emocional, assim como a praticidade que os recursos tecnológicos trazem para a construção civil.

Metodologia: palestras motivacionais; vídeos explicativos com abordagem de recursos tecnológicos na construção civil;

Oficinas de incentivo ao uso da informática;

Socialização com os resultados.

Agenda, local de treinamento e carga-horária

O treinamento será dado em duas etapas, sendo 40 horas na empresa através de oficinas práticas e 40 horas no auditório da empresa contratada.

- A avaliação dos resultados: após todo o trabalho de qualificação, alguns colaboradores serão convidados a visitar uma empresa que trabalhe com a tecnologia na construção civil, e esses funcionários serão os repassadores para os demais colaboradores. E no final será feito um questionário avaliativo para ver o quanto de alcance esse projeto terá, sendo que a meta é alcançar 60% dos colaboradores, em virtude não aceitação inicial.

ETAPA 2:

A qualidade de Vida no trabalho precisa ser sempre colocada em destaque dentro da organização, porque a empresa depende muito do trabalho do colaborar, e vice-versa. E com a implantação da tecnologia da empresa CCB houve de inicio uma grande rejeição dessa prática, onde muito colaboradores tiveram experiências negativas com relação a essas práticas, isso em cunho pessoal, e isso estava afetando a questão profissional.

A empresa contratada para fazer esse treinamento antes de mostrar os benefícios da tecnologia na construção civil, procurou motivar os colaboradores através de vídeos e oficinas de alto ajuda.

E depois desse processo de resgate da autoestima foi que o consultor passou a trabalhar com a tecnologia em si. O medo inicial era a substituição do homem pela máquina. Esse medo foi superado em alguns colaboradores em relação a qualificação profissional, pois um funcionário qualificado e responsável não faltará emprego. 

Muitos recursos foram mostrados e os que tinham o conhecimento em informática passaram a observar como os softwares funcionam, os demais precisam de uma qualificação mais demorada, pela resistência, ou mesmo, pela falta de conhecimento.

No geral a empresa CCB conseguiu atingir uma meta de 60% de adesão ao uso da tecnologia nas obras na empresa.