PRODUÇÃO DE LEITE DE CABRA

GOAT MILK PRODUCTION

Vinicius Brack Gestaro[1], Tatiana Hatsck de Sousa1, Amanda Dias de Oliveira[2], Adriano Bruzza2, Verônica Schmidt[3]

Resumo

A cadeia produtiva de leite caprino no Estado do Rio Grande do Sul ainda é pouco desenvolvida, principalmente devido a hábitos culturais e preconceito com os produtos lácteos caprinos. Além disso, os caprinos ainda são vistos como animais debaixa exigência nutricional e sanitária, sendo criados, muitas vezes, em áreas inadequadas. O presente estudo apresenta uma revisão sobre a cadeia produtiva de caprinos no Brasil e sobre a produção de leite caprino, bem como a fisiologia do úbere e síntese do leite.

Palavras chave: Leite de cabra, caprinocultura, cadeia produtiva

 

1. Introdução

Um dos primeiros animais a serem domesticados pelo homem, há cerca de 10 mil anos, foi o caprino o qual é capaze de proporcionar dois tipos de alimento com alta qualidade para os seres humanos, a carne e o leite, além do couro e do pelo. Este animal possui características que contribuem para sua permanência e distribuição em diversas regiões do mundo. Entre estas características, rusticidade, prolificidade e adaptabilidade, se destacam tornando esta espécie capaz de habitar regiões áridas ou úmidas, frias ou quentes, planas ou montanhosas. A cabra é a terceira espécie produtora de leite em volume de produção mundial. Estima-se que, em 2005, foram produzidos 12,4 bilhões de litros de leite de cabra no mundo, o que compreende 2% da produção mundial (CNPGL, 2006). A espécie caprina é responsável por aproximadamente 1,14% do suprimento anual de leite do mundo. Entretanto, sua contribuição econômica é notória, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. O maior contingente de caprinos se encontra nas regiões tropicais e áridas (74% da população mundial) (FAO, 2000) No Rio Grande do Sul, a cadeia produtiva de leite de cabra ainda é pouco desenvolvida devido, principalmente, a hábitos culturais, em especial, o preconceito quanto aos produtos elaborados com leite de cabra. Além disso, os caprinos ainda são vistos como animais de baixa exigência nutricional e sanitárias sendo criados, muitas vezes, em áreas inadequadas. Contudo, os caprinos têm alta capacidade produtiva necessitando de condições produtivas mínimas para expressar seu potencial, tais como sanidade e alimento. A capacidade do caprino de adaptação e seleção dos alimentos, deve ser melhor explorada para a produção de leite em escala. Isto por que, as características deste produto (alta digestibilidade, flavor, entre outras) propiciam um grande nicho de mercado que necessita investimento para fortalecimento da produção de leite caprino. Para tanto, conhecer as peculiaridades da produção de leite nas fêmeas caprinas é um fator importante para o fortalecimento desta cadeia produtiva. Neste sentido, no presente estudo realizou-se uma revisão de literatura sobre a produção de leite caprino no Brasil e no Rio Grande do Sul, bem como aspectos fisiológicos relacionados à produção leiteira nesta espécie. 2. Material e Métodos Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, no qual foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2010), realizada em base de dados on line, como Web of Science, Scielo, Scopus, Lume UFRGS, entre outros, utilizando caprinocultura (goat breeding) e leite caprino (goat milk), como termos de busca. Discutem-se, também, resultados de estudos realizados pelos autores.

2. Material e Métodos

Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, no qual foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2010), realizada em base de dados on line, como Web of Science, Scielo, Scopus, Lume UFRGS, entre outros, utilizando caprinocultura (goat breeding) e leite caprino (goat milk), como termos de busca. Discutem-se, também, resultados de estudos realizados pelos autores. 3 3. Revisão de literatura Na revisão são abordados os temas produção de caprinos no Brasil e no Rio Grande do Sul, os sistemas de produção e o leite caprino, abordando a estrutura do úbere, síntese e composição do leite desta espécie. 3.1 Produção de caprinos De acordo com a FAO (2010), a cabra doméstica (Capra aegagrus hircus) é uma espécie de pequenos ruminantes com capacidade para produção de carne, leite, couro e pêlo. Estes animais têm uma dieta vegetal extremamente variada que lhes permitiu adaptar-se a muitos ambientes diversos e, por isso, são criados em todo o mundo (Figura 1). [...]