Anualmente, milhares de pessoas, de todas as idades, entram no mercado de trabalho, seja porque acabaram de se formar ou porque foram dispensados de seus trabalhos anteriores e voltaram à rotina de procurar por um novo emprego. Existem diversos tipos de empregos que exigem diversos níveis de formação, seja braçal, técnica ou de formação superior.

Um dos segmentos mais desejados e procurados pelas pessoas que estão na dependência de encontrar um emprego, é o setor público, principalmente devido à segurança que esse setor propicia aos seus funcionários e também, devido ao salário compensador que alguns cargos oferecem. Com várias instituições de renome, que, periodicamente, abrem vagas para preenchimento em suas filiais, a publicação do edital dessas instituições é aguardado com ansiedade e grande interesse pela maioria das pessoas que se encontram nessa situação de conseguir um emprego.

Devido aos fatos acima expostos, existe a necessidade de uma boa preparação para a realização das provas desses concursos, uma vez que uma vaga, nesses concursos, é concorrida por vários candidatos. Pode-se dizer, até mesmo, que equipara-se a um segundo vestibular na vida dos candidatos. Vários cursinhos especializaram-se em preparar os candidatos para esses concursos. Dependendo do concurso que o candidato almeja realizar e cursinho escolhido, o preço da mensalidade pode tornar a matrícula inviável.

Além dos cursinhos, existe toda uma indústria de impressão de apostilas voltadas para esse nicho de mercado. Essas apostilas compõe-se de inúmeras questões de concursos de matematica, questões de concursos de portugues, além de questões de todas as matérias exigidas nos editais dos concursos. As pessoas que têm a necessidade de optar por estudar através de apostilas, devem pesquisar junto a conhecidos ou através da internet sobre a idoneidade da empresa que as publica.

Outra opção é estudar através da internet. Vários cursos on line disponibilizam conteúdos das matérias e questões de provas anteriores, mediante o pagamento de mensalidade. Novamente, deve-se pesquisar sobre a idoneidade do site que oferece esse tipo de serviço. Empenho nos estudos de preparação para as provas é indispensável. Alguns concursos, como o da Polícia Rodoviária, exigem provas de atividades físicas, tais como corrida, flexões, barra e outros, e, também essa parte, deve ser levada a sério pelos candidatos, não se esquecendo de fazer uma preparação física adequada. Uma rotina de estudo para quem vai estudar em casa é primordial. Reservar horário exclusivo para os estudos é indispensável. Concentrar-se e evitar distrações com amigos também. No mais é procurar preparar-se em todas as matérias relacionadas no edital e manter a calma no dia da prova, procurando administrar o tempo da melhor maneira possível para fazer todas as questões e marcar o cartão.