“PROCURAM-SE TALENTOS”

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

            O destino de uma empresa geralmente está na mão de poucos administradores, porém, o destino de sua vida está em suas mãos!

            Abalar pressupostos da realidade são os desafios da área de recursos humanos. As ondas do conhecimento não andam de mãos dadas com o talento, portanto, identificar o potencial criativo, as competências profissionais de cada um passam a ser tarefa do cotidiano.

            A nossa sociedade é outra, exige qualidade nos produtos e serviços, está mais consciente ecologicamente e sente necessidade de conforto, neste horizonte, em que novos desafios surgem todos os dias, potenciais criativos de desenvolvimento de novas idéias podem transformar o mundo em nossa volta. A luta da sustentabilidade.

            A leitura das cidades está sob novos olhares, em que a prosperidade pode fazer parte da vida de todos. Incentivar a busca de novas alternativas para realizar o que é feito, de forma mais simples e prática, sob o óbvio é um Talento.

           Quem procura ou quer ser Talento, precisa acima de tudo, gerenciar os seus pensamentos, potencializando-os, acredite, você pode, faz e consegue com disciplina.

           Cada dia é uma nova vida e esta só pode progredir quando não prendemos ao passado. O sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã.

           Investir nas pessoas é o caminho para o sucesso. De que forma? Potencializando, criando canais de comunicação eficiente, incentivando idéias e retirando as barreiras do diálogo, sempre presentes no ambiente empresarial.

           Quantos profissionais talentosos no mercado que não foram retidos pelas empresas. Eles tinham algo em comum, eram pessoas que acreditavam em seu potencial, no seu trabalho e colocavam amor na atividade que executavam, portanto eram profissionais de sucesso, sob olhares críticos de cada atividade, além de observadores, tinham o dom de perceber o resultado de seu esforço.

           O século XXI, conhecido pela Era do Conhecimento, pode ser substituído por outros nomes, como: a Era do Talento, a Era da Criatividade, a Era da Intenção, etc.

            A mobilização de toda empresa é importante, o conjunto todo deve caminhar no destino da vitória. O trabalho em equipe uma diretriz essencial.

            O patrimônio mais importante de qualquer empresa é o seu capital humano, potencializado, significa proporcionar especial atenção aos sentimentos, aos resultados, ao comprometimento e aos valores reais éticos e morais.

            Em tempos de crise existe um ajuste natural das empresas em razão do mercado global, como: repensar nas políticas estratégicas de distribuição de produtos e serviços; diminuição de custos; adequação de produção; ajuste cambial; dentre outros fatores conjunturais. Quando organizações precisam pensar em pontos tão delicados da gestão é justamente nesta hora que percebemos que a competência dos colaboradores é de suma importância, às vezes, um profissional com grau de estudo inferior, mas que têm garra, mestre nos detalhes da atividade são ferramentas cruciais para a manutenção do negócio. Não subestime os colaboradores e não supervalorizar a capacidade individual e coletiva. O respeito às pessoas está intrínseco a cada atividade pessoal e profissional, para a busca da alegria, do sucesso, dos sonhos e realizações.

             Inovação, inspiração e motivação, são lemas nesta conjuntura em que o Homem é o agente de mudança. A contribuição deve ser recíproca, não busquem culpados, mas soluções; retire mágoas e substitua por harmonização, troque ordens por realizações, nesta valorização a reação de resistência será substituída por ações de inteligência.

             A coisa mais importante para o Homem é conhecer a si próprio, portanto plante sementes de treinamento para a evolução permanente, afinal na vida quando uma pessoa executa uma atividade com tanto amor todos percebem a sua volta.

             Repita: “O sucesso e a vitória estão em minha vida todos os dias”, afinal procuram-se Talentos! Seja você e sua equipe o TALENTO de sua empresa.