O presente trabalho surgiu da necessidade de registros oficiais sobre a Procissão do Madeiro e das Beatas, tradição religiosa popular bicentenária, nascida e desenvolvida no seio popular.
O que se segue é fruto de um longo trabalho de pesquisa que contou apenas com fontes orais, visto que, conforme supracitado, inexistem doc umentos oficiais que contém a história com a riqueza de detalhes que aqui são expressados.
Ao pesquisar sobre o Madeiro, muitos momentos tornaram
se emocionantes, devido a simplicidade e fé demonstradas nas palavras das pessoas en trevistadas que por várias vezes deixaram se emocionar até mesmo em lágrimas, o que explicitou a marca forte da tradição de fé desse povo.
Outro objetivo desse trabalho, é divulgar um pouco da história do Povoado Gentil, que possui fatos inusitados na ex istência, fazendo jus ao seu nome escrito com final "l" , que vem expressar a gentileza de um povo amável e hospitaleiro e não de Gentio com "o" final, que vem expressar povo que professa religião pagã, idólatra, que não é civilizado, bárbaro. Sendo assim, o Povoado Gentil, é um povoado cujos moradores , conforme mostra a sua história, que professa sua fé em manifestações religiosas de forma emocionante, e se destaca pela sua hospitalidade e nob reza em seus sentimentos e atos...