INTRODUÇÃO

Os processos de pensamentos é uma interação entre pessoa e o mundo ou vice-versa. Quais as relações entre sujeito e o mundo científico dentro dos processos de pensamentos? As relações entre sujeito e o mundo cientifico dentro dos processos de pensamentos é a interação ciência e o que existe no mundo, as transformações de uma sociedade moderna. Cada pessoa tem sua peculiaridade de conferir sentido a sua realidade, o qual supõe uma valorização das partes mais complexas, e hoje a ciência sofre mudanças na vida dos seres humanos positivas e negativas, que o crescimento da evolução da ciência faz a pessoa modifica-se dentro dos aspectos de vida. Por tanto, o vinculo da sociedade exige de o sujeito reconhecer os seus valores e limites dentro da limitação e da possibilidade do desejo. Todavia esses acontecimentos lideram ao outro, por uma força do reconhecimento, levando a perda nos processos de adaptações e mudanças do outro ser narcisista, deixando de atingir o objetivo navegando na ilusão narcisista, ou retornar a si mesmo, impedindo a comunicação com o outro. O narcisismo de Freud (1921) se dá em relação o social, o indivíduo representando o coletivo. O foco do grupo está no ideal distanciando o indivíduo do mundo, levando a viver em uma corrente que ultrapassa o seu ideal e a si mesmo. Os seres humanos se afastam daqueles que são diferentes, e navegam no espaço da indiferença de si mesmo e suas ditas verdades. A estranha diferença dos outros fortalece o narcisismo permitindo o elo entre objeto e individuo narcisista, atingindo o seu ideal. Freud (1921) esclarece que quando o conflito é muito grande e o ego não suporta a consciência do desejo, este é rejeitado, o que determina o processo designado como repressão. No entanto, o que foi reprimido não permanece no inconsciente, pois, sendo energia, precisa ser expandido. Reaparece, então, na forma de sintomas, que podem ser decifrados na sua linguagem simbólica. Caso os sintomas permaneçam obscurecidos pelo desconhecimento das causas, as consequências são as neuroses ou até desordens mais graves. E os laços do entendimento sobre a intersubjetividade é entendida como um processo psíquico que combina duas perspectivas, um referente às pulsões e seus destinos (defesas) e aquela referente à efetividade dos pais ou seus equivalentes e a subjetividade é interferida, pelo menos parcialmente, e em seu lugar, aparecem aparentemente alterações somáticas. Este foi uma breve introdução do ser humano de acordo com seu desenvolvimento, limitação, desejo e estrutura, para melhor compreensão dos processos intersubjetividade e intrasubjetividade. No livro de teoria das representações de Maldavsky (1976) relata sobre o conceito de grupo como um conjunto de individuo, porém, a pessoa e o mundo em sua relação remetem a representação de seus valores e culturas dos seus aspectos sociais.