Claramente existem muitas tarefas para um lider. Mas sempre encontramos os mesmos processos enquanto lideramos. Planejar, decidir, realizar e controlar. Eu chamo elas “as quatro operações principais da liderança”. É um circulo que sempre se repite quando o assunto é desenvolver uma decisão e  aplicar ela depois. A seguir vou explicar todas as operações.

Planejar significa definir objetivos e preparar as decisões. Portanto criamos o fundameto para as operações seguintes. Objetivos são estados quais queremos atingir futuramente. Para definir objetivos se aplicam regras (SMART), é muito importante que todo mundo no processo conheça os objetivos e os entenda. Se teremos objetivos extensos, pode ser necessário defini-los por etapas. Mas para chegar ao objetivo também temos que conhecer o ponto inicial. Eu gosto do exemplo de planejar uma viajem, porque planejar uma viajem funciona da mesma maneira. De onde saíremos e para onde iremos? Como viajaremos? Quais problemas talvez encontraremos no caminho? Claro que o processo do planejamento no negócio é mais complexo, mas gosto desse exemplo para me lembrar dos passos.

No processo de decisão, escolhemos das possíveis ações aquelas que aparentam fornecer o melhor resultado. Tomar uma decisão eficiente significa: Escolher a melhor decisão para todos, assumir a responsibilidade por essa decisão e manter a sua decisão mesmo se esta for difícil. Para tomar uma boa decisão, usamos os fatos que preperamos no processo de planejamento. A quem essa decisão diz respeita? O que já sabemos? Como podemos convencer os envolvidos dessa decisão? As vezes verificamos no processo de decisão que faltam fatos para decidir e temos que voltar ao processo de planejamento. Mas não se preocupe, tomar decisões é um processo que pode ser aprendido, assim vocêv vai tomar decisões cada vez melhor.

Realizar as decisões é o próximo passo. Isso também temos que preparar com atenção. Quais são as condições gerais e devemos ajustá-las? Será crucial a maneira de comunicar as tarefas da realização e apoiarmos os funcionários com motivação. Enquanto distribuimos as tarefas, repeitamos as regras abaixo. Devemos ser claros e exhaustivos, as tarefas precisam ser adequadas para cada funcionário e temos que jusitificar a seleção. Para delegar uma tarefa claramente é bom se fazer as sete perguntas dos Qs:

  1. O que o funcionário deve fazer?
  2. Quem dever executar a tarefa?
  3. Porque essa tarefa deve ser executada?
  4. Até quando a tarefa deve ser executada?
  5. Em qual lugar a tarefa deve ser executada?
  6. Quais diretrizes o funcionário deve seguir?
  7. Quais ferramentas o funcionário deve usar?

As respostas dessas perguntas tornam a tarefa clara e o funcionário vai entender o que esperamos do trabalho dele. Mas dentro da tarefa é necessário que haja espaço livre para ele decidir e ter responsibilidade. Isso é muito imortante para motivar seus funcionários.

No final do processo devemos controlar o resultado. Analisamos o resultado do nosso trabalho e comparamos ele com o objetivo que tínhamos. Caso encontrarmos desvios, precisamos pesquisar as origens destes. Com essa informação poderemos corrigir, ou melhorar o resultado ou ajustar o objetivo. O importante no processo de controle é, que cuidamos apenas de fatores relevantes. Podemos controlar apenas coisas as quais são claramente mensuráveis. Devemos controlar apenas funcionários que são subordinados diretos. Controlamos se o funcionário alcançou o objetivo, sem controlar como ele o fez.

Esse artigo é apenas uma pequena introdução. Na vida real você verá que cada situação será diferente e requererá um comportamento diferente. Em geral esses processos devem ser adaptado para a cada situação. Mas dentro dos processos temos que ser flexíveis para fazer jus da situação individual.