Processo de awareness e ajustamento criativo: uma perspectiva da Psicologia Humanista

Samuel Rocha Carneiro

Francisco Michel de Oliveira Sousa

Elis Sales Muniz Lima 


Introdução

O presente estudo é baseado na epistemologia Clínica Humanista, dentre as quais descamos a Gestalt-terapia como a Ênfase que norteará este trabalho. A abordagem conta com alguns termos e conceitos que auxiliam na compreensão do sujeito, desse modo, traremos esse aprofundamento.

Um dos principais conceitos da Gestalt Terapia é o awareness, caracterizado pela consciência de si e a consciência perceptiva; é a tomada de consciência global no momento presente, a atenção ao conjunto da percepção pessoal, corporal e emocional, interior e ambiental (GINGER, 1995, p.254). 

awareness sempre se dá no presente, mesmo quando todos os nossos sentidos foquem no passado, o que foi pensado continua estando no presente. Trazendo para questões do uso prático, esse conceito que apriore pode causar estranheza, trata-se de um estado de concentração e conexão com o self, nossa essência. (LATNER, 1973).

Quando estamos em awreness, ou consciente de algo, ficamos mais próximos de entender o que a princípio está tirando nossa qualidade de vida. Esse processo está ligado ao se perceber no local, ao ter uma consciência plena dos fenômenos e suas próprias experiências. 

O objetivo específico dessa pesquisa é de compreender como funciona a dinâmica de tomada de consciência (awarness) e como o processo criativo pode trazer sentido para o indivíduo. 

Possibilidades de condução do cliente num processo psicoterapêutico e a ampliação do conhecimento sobre alguns mecanismos neuróticos que podem ser utilizados na clínica fazem parte dos objetivos gerais deste trabalho.


Metodologia

Os trabalhos acadêmicos pressupõem a utilização da metodologia de pesquisa 

que delimita e dá sentido à forma como o pesquisador lança mão para investigar, conhecer, buscar os caminhos que o levarão a responder os seus objetivos.

A forma de abordagem adotada nesta pesquisa será a pesquisa bibliográfica, ou seja, não houve preocupação em registrar números, o estudo foi dirigido em busca da compreensão de como se dá o papel do psicólogo Gestalt-terapeuta e suas bases epistemológicas.

A pesquisa bibliográfica constitui-se em fonte secundária. É aquela que busca o levantamento de livros e revistas de relevante interesse para a pesquisa que será realizada. Seu objetivo é colocar o autor da nova pesquisa diante de informações sobre o assunto de seu interesse. É um passo decisivo em qualquer pesquisa científica, uma vez que elimina a possibilidade de se trabalhar em vão, de se despender tempo com o que já foi solucionado (MEDEIROS, 2000).

Entende-se por pesquisa bibliográfica a revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico. Essa revisão é o que chamamos de levantamento bibliográfico ou revisão bibliográfica, a qual pode ser realizada em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da Internet entre outras fontes.

Como base nas pesquisas, foi utilizado a plataforma Portal BVS, a base de dados da Scielo e algumas revistas da Psicologia. Os Critérios de inclusão desses artigos foram artigos e publicações na integra no idioma português inglêsos critérios de exclusão foram publicações repetidas e que não seguiam a temática. As palavras utilizadas como descritores na pesquisa foram: psicologia, awarness, ajustamento criativo. Foram utilizados 10 artigos que, após os filtros utilizados, restaram apenas 4, que foram analisados e descritos nos resultados e discussões a seguir.


Resultado e Discussão

A postura do psicoterapeuta na clínica é conduzir o cliente para uma tomada de consciência, por isso, muitas vezes, os questionamos do tipo: O que você está sentido? O que você se dá conta nesse momento?

A grande proposta da compreensão da awareness é que o cliente experiencie o aqui-agora. Como diria Fritz Perls, sem consciência não temos nada. Quando falamos disso, é importante salientar que essa teoria é importante até mesmo para o cliente se dar conta 

das suas próprias evitações de contato, que é fundamental em um processo terapêutico.

Ainda dentre os objetivos do processo de awareness, há uma condição que se mostra favorável aos clientes das mais diversas idades e queixas, trata-se do ajustamento criativo.    

O ajustamento criativo é uma condição na qual o indivíduo busca uma auto-regulação (natural ou induzida por técnicas de intervenções psicológicas) afim de ter uma melhor qualidade de vida, ajustando-se as questões cotidianas que podem estar sendo um agravante para o indivíduo.

Este conceito está empregada no uso de atividades práticas com base na questão trazida pelo indivíduo, ou seja, algum ajuste nos comportamentos do cliente poderá, muitas vezes, ser o suficiente para o autoconhecimento e possibilitar que ocorra o ajustamento criativo.

Enquanto o ajustamento possibilita a dimensão da realidade, a criação vai se da dimensão da fantasia, do imaginário, e amplia as possibilidades. (ROBINE, 2006). O ajustamento sem criatividade é pode ser um dos causadores da não evolução dos clientes frente a uma situação adversa, ocorre uma cristalização, já a criatividade sem o ajustamento se revela sem funcionalidade e estéril (CARDELLA, 2014).

A gestalt-terapia compreende o processo de cristalização numa aliança terapêutica como uma forma de evitação do contato. Principalmente no campo da Psiquiatria, essa forma de evitação do contato pode se configurar psicopatologia, acarretando sofrimento e possíveis transtornos aos clientes.

Um dos mecanismos mais retratados na literatura quando estudamos a Gestalt-Terapia é a Confluência, de Perls, que se trata de um estado de não-contato, por fusão ou ausência de fronteira de contato. O self fica oculto para o indivíduo, provocando assim a ausência de awareness que tem como consequência a falta do ajustamento criativo para lhe dar com situações adversas nos mais diversos campos da vida. 

Segundo Perls, “não há nada em nossas mentes que não venha do meio, e não há nada do meio para o qual não haja uma necessidade orgânica, física ou psicológica. Estas devem ser digeridas e dominadas se quiserem se tornar nossas de verdade, realmente uma parte da nossa personalidade. Mas se simplesmente as aceitamos completamente e sem crítica, baseados na palavra de 

outra pessoa, ou porque estão na moda, ou são de confiança, ou tradicionais, ou antiquadas ou revolucionárias – tornam-se um peso para nós. São realmente indigeríveis. Ainda são corpos estranhos, embora tenham se instalado em nossas mentes. ” (Fritz Perls em “A abordagem gestáltica”, p. 46 e 47)

Um outro mecanismo de defesa bastante mencionado na Gestalt-Terapia é a introjeção. Indivíduos que são introjetores tende a fazer tudo eticamente correto, seguem as regras ‘’à risca’’ (em especial os dogmas ou regras religiosas), mas nem sempre reverbera sensações de felicidade e contentamento. 

No processo psicoterapêutico, o psicólogo poderá usar de algumas técnicas para restaurar essa condição do cliente de algumas formas: fazer com que o introjetor tome consciência de que é necessário pensar antes de aceitar ou seguir alguns normas e regras. Bem como convidar o cliente a experienciar ter autonomia em alguns pontos, mostrar o quão importante e benéfico é ter domínio do que lhe serve ou não em determinados momentos e condições de sua existência.



Considerações Finais

A Psicologia, dentre às suas abordagens, traz a Gestalt Terapia como uma 3º força psicológica, importantíssima para buscar modos de compreensão do comportamento humano levando em consideração a totalidade do indivíduo.

O uso das técnicas apresentadas neste trabalho faz alusão ao modo operante de conduta que o psicólogo pode assumir caso julgue necessário a depender da situação trazida pelo cliente. Uma das potencialidades do estudo do processo de awarness é o entendimento mais aprofundado de consciência plena, perceber-se no ambiente enquanto indivíduo que possui totalidade (ROGERS, 1965).

Como dificuldade, há bastante limitação nas principais bases de dados no que diz respeito a temática na língua portuguesa.

Dessa forma, entende-se que esse estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre as vivências diante da saúde mental que, por vezes, possui ainda um certo preconceito com esse tipo de saber psicológico, principalmente partindo da área clínica.



Referências

______. Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues LTDA; Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues, Pedagocia. - LICENCIATURA PEDAGOGIA – LICENCIATURA. Normas de elaboração de trabalho, Rio Verde., Goiânia. 


ALMEIDA, Josiane Maria Tiago de. Rev. abordagem gestalt.,  Goiânia ,  v. 13, n. 2, p. 271-272, dez.  2007 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672007000200013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  04 Abr.  2022.


BERRI, Bruna. A esperança como ajustamento criativo: reflexões dos processos de saúde, doença e morte em gestalt terapia. Rev. abordagem gestalt.,  Goiânia ,  v. 26, n. 3, p. 351-360, dez.  2020 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672020000300011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  04  abr.  2022

FRAZAO, Lilian Meyer. Psicol. USP,  São Paulo ,  v. 6, n. 2, p. 144-149,   1995 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771995000200011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  04  abr.  2022.

SANTOS, Manuel Antônio dos. Psicoterapia de abordagem gestáltica: um olhar reflexivo para o modelo terapêutico disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pc/v32n2/09.pdf>. Acesso em 04 abr. 2022

TELLES, Thabata Castelo Branco; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc; MOREIRA, Virginia. O conceito de tendência atualizante na prática clínica contemporânea de psicoterapeutas humanistas. Rev. abordagem gestalt.,  Goiânia ,  v. 20, n. 1, p. 13-20, jun.  2014 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672014000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em  11  maio  2022.

http://dx.doi.org/10.18065/2020v26n3.10. acesso em 04 abr. 2022

https://desconstruindotati.com/tag/mecanismos-de-defesa-de-evitacao-de-contato/ acesso em 04 abr. 2022

https://psycnet.apa.org/record/1973-23515-001. acesso em 04 abr. 2022