A estatística continua a ser cada vez mais uma ciência muito indispensável na actualidade, sobretudo no que diz respeito em fornecer informações previamente tratadas e analisadas para servir nas tomadas de decisões, isto em qualquer organização ou instituição, além disso, na elaboração de pesquisas sociais, demográficas, económicas, estudo de mercados, pesquisas em ciências da saúde e em outras áreas, é imprescindível o uso da estatística.

Portanto, fruto da experiência docente e em função dos cinco anos de trabalho como analista de dados no INE, pensei em elaborar este manual com vista a servir a todo leitor que tenha interesse pelos métodos estatísticos para condução de uma pesquisa científica, com ênfase nas áreas de ciências sociais e da saúde. Encorajo em particular, aqueles que têm ou tiveram dificuldades no aprendizado da estatística e na sua aplicabilidade desde os aspectos preliminares e básicos.

Recomenda-se ao leitor que quiser aprender e compreender esta fascinante disciplina, a leitura deste manual que foi escrito para auxiliar e ajudar nos mais diversos acervos de estatística básica que existem, no intuito de facilitar o aprendizado da mesma e tirar o maior proveito em como se proceder para a realização de uma pesquisa de carácter prático e científico.

Estudar os métodos estatísticos hoje, é também conhecer a própria natureza das ferramentas matemáticas disponíveis, para que o leitor possa ter uma visão ampla de suas aplicações, e de como o conhecimento da Matemática nos auxilia a entender melhor o nosso mundo, bem como a compreender o desenvolvimento de avanços tecnológicos, cujas ramificações vão desde o seu empregue na engenharia civil até na medicina. Por fim, espero que este manual atenda os seus objectivos e o conduza de forma agradável pelos fascinantes caminhos da aplicação dos métodos estatísticos.

2. OBJECTIVOS DO GUIA PRÁTICO

O presente manual ou guia prático tem como objetivos os seguintes:  Descrever de forma básica, resumida e objectiva o processo de realização de uma pesquisa científica, bem como as ferramentas a serem utilizadas;  Levar ao aprendizado dos pressupostos necessários para principiar uma pesquisa, bem como os métodos utilizados que permitirão obter noções para análise estatística;  Desenhar planos de tabulação, questionários para recolha de dados, pequenas bases de dados, noções em tratamento de Big Data, tabelas e gráficos estatísticos;  Discutir e criticar dados recolhidos do campo para posteriormente servir de análise e objecto de estudo que se transforme em informação estatística;  Estabelecer as balizas sobre como redigir um relatório analítico que servirá como um “out put” da pesquisa realizada onde os resultados são vistos de forma qualitativa e quantitativa. 6 3. CONCESSÃO E DEFINIÇÃO DA PESQUISA 3.1. Definições e conceitos fundamentais  Etimologia da palavra: do latim status => estado.  Origem: recolha e apresentação de dados de interesse do Estado, no caso, Informações sobre populações e riquezas, fins militares e tributários. Basicamente, a estatística é o conjunto de métodos especialmente apropriado ao tratamento de dados numéricos, afectados por uma multiplicidade de causas. Estes métodos fazem uso da Matemática, e especialmente do cálculo de probabilidades. Censo: É uma operação estatística exaustiva que visa estudar toda população ou universo da pesquisa. Inquérito por amostragem: É uma operação estatística que é feita apenas em uma parte representativa da população, denominada amostra. Sondagem: É uma operação que se refere geralmente ao acompanhamento e pesquisa feita a partir de amostras para determinar a tendência da maioria das pessoas sobre determinado assunto ou fenómeno. [...]