O QUE NOS LEVA A RECEBER O QUE PEDIMOS?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastor Evânio das G. Donato

 

 

 

 

 

 

PRINCÍPIO DA FÉ

 

 

           

            Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor,  se quiseres, podes tornar-me limpo.  Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua  lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.  Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele  um centurião que lhe rogava, dizendo:  Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado.   Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei. O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno  de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize  uma palavra, e o meu criado há de sarar.  Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e  tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto,  e ele o faz.Texto   Mat  8: 1-9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meditação

 

            Bom é meditar nas palavras do Senhor, e é o que estamos fazendo agora. Estamos diante de uma história que ocorreu durante o ministério de Jesus, nesta fato vamos destacar a demonstração de fé deste homem.

            As vezes queremos receber alguma coisa do Senhor e nao conseguimos, bom, isto é até relatado nas escrituras, veja bem, Tiago 4:2, cobiçais e nada tendes, sois invejosos e cobiçosos e nada podeis alcançar, combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.

            Bom parece que o fato de não receber,  esta ligado ao fato de não pedir, porem, muitas pessoas tem pedido, todavia, não receberam, então queridos leia o verso 3, que disse assim: ...Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites....então temos aqui uma questão preocupante, precisamos encontrar uma formula para pedir e receber. É bom lembrarmos que o Centurião recebeu o que pediu, neste caso a cura do seu criado.

 

 

Fé é Praticar os Ensinamentos de Jesus

 

            Então, vamos ler agora em Prov 1: 28, Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ao, porem não me hão de achar... parece que realmente existe alguma coisa que impede as pessoas de receberem de Deus aquilo que estão pedindo.

            Esta agora é a nossa busca, descobrir o que impede uma pessoa de receber o que pede ao Senhor.

            Temos uma resposta bem aqui no v 33 de Prov 1.  Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal. Será que descobrimos o segredo para pedir e receber?

            Bom, queridos, temos uma questão, sabe qual é? Ouvir, não apenas ouvir no sentido de escutar, mas ouvir no sentido de praticar, ou seja, se praticar o que Jesus disse, meu pedido será atendido.

            Ah, tem uma coisa, o centurião praticava o que Jesus dizia? Bom, apesar de ser uma autoridade, um capitão de aproximadamente cem soldados romanos, pela sua atitude, podemos deduzir que sim, veja bem, ele vem até Jesus, uma das coisas que Jesus disse foi esta, ...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora... Jo 6:37b. O centurião estava praticando esta parte, indo até Jesus, mas, podemos entender isto melhor ainda em Mat 11: 28. Vinde amim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

            Queridos, era esta a situação do centurião, cansado de procurar ou esperar a melhora do seu criado, e agora, faz o que Jesus ensinou, ir até Ele.

Qual é a sua situação diante o que você busca de Jesus, ou porque você está buscando ajuda em Jesus? Bom se é porque você já esta cansado de correr por tudos os lados ou quem sabe procurar várias pessoas para ver se resolve para você e ainda não conseguiu uma solução agradável, então está na hora realmente de vir até Jesus.

            Esta deve ser a atitude de quem quer ter seus pedidos atendidos pelo Senhor, a primeira condição é esta, praticar o que Jesus ensinou. 

            Será que você tem praticado os ensinamentos de Jesus? De uma olhada para você, e descubra se tem praticado ou não.

 

 

Fé é demonstrar dependência de Jesus

 

            Tem outra coisa aqui muito interessante, é a maneira como o centurião se aproximou de Jesus, disse o texto que ele ...implorando... demonstrar dependência. Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.  V 6.

            O fato de estarmos cientes que dependemos do Senhor, faz com que nossos pedidos sejam atendidos, ao passo que, muitas pessoas aproxima-se de Jesus, faz seu pedido, mas fica tentando justificar, ou seja fica na defensiva, querendo justificar o porque o Senhor deve responder, e o pior é que geralmente suas justificativas não são as corretas, são justificativas que partem do ego humano, parte das questões humanas.

            Queridos o porque ou a justificativa deve ser sempre esta, porque dependemos dele. Jamais porque somos dizimistas, ou porque somos fieis, ou crentes, ou ainda porque não pecamos, pois, a bíblia disse que ... depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer. Luc 17: 10. Então nada disso nos da direito de exigir algo do Senhor, agora, se reconhecermos que dependemos dele, ah, isto faz muita diferença. Veja Ped 5:5b ...porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça...

            Preste muita atenção, aos humildes concede sua graça, é isto que faz a diferença no pedido do centurião, a humildade, o Senhor lhe concedeu sua graça, em outras palavras, respondeu seu pedido na íntegra.

           

Fé também é Humildade

 

            Queridos, a humildade é o contrário do orgulho, é estarmos conscientes das nossas fraquezas, foi assim que o centurião respondeu a Jesus,... Senhor, não sou digno de que entres em minha casa;... Mat 8:8b, parece que este moço era discípulo de Jesus há tempos, pois sabia tudo de Jesus, neste tempo, os escravos cingiam um pano a sua roupa para serem identificados como escravos, Jesus cingiu seu lombo com uma toalha e foi  lavar os pés dos discípulos, o centurião vem e demonstra a Jesus esta mesma humildade. Que coisa maravilhosa.

            Precisamos sempre reconhecer o nosso estado, se alcançamos algo do Senhor, ou se temos uma vida financeira privilegiada, não é para nos orgulhar, ou pensarmos que somos melhores, ou mais inteligentes, no sentido de esperteza, porem devemos procurar agradar ao Senhor em tudo o que temos. E o que agrada ao Senhor, é uma vida de piedade, humildade.

            O centurião praticava isto, era uma autoridade respeitada na sua sociedade, entre os romanos, mas, quando aproximou de Jesus, sua fala foi esta,... apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado... Mat 8:8. Ele acreditava que Jesus poderia resolver tudo o sofrimento do seu rapaz sem ao menos tocá-lo.

           

 

Conclusão

 

            Aprendemos com esta história do centurião, que podemos sim ter nossos pedidos atendidos pelo Senhor, porem precisamos colocar em prática os princípios corretos para vivermos uma vida feliz, e para recebermos do Senhor o que pedimos o princípio é este a Fé, e Fé é praticar o que Ele ensinou, Fé é demonstrar dependência de Jesus, Fé também é Humildade.

            Quando o centurião demonstrou para Jesus que vivia os ensinamentos de Jesus, ou seja, que tinha como prática de vida seu princípio que é o princípio da Fé. Jesus ficou maravilhado Mat 8.10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé. E imediatamente atendeu com elogios ao centurião. Mat 8:13 Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou. È assim que Jesus também quer fazer por você, comece agora mesmo a viver este princípio e quando você precisar de Jesus, ai ver que Ele te atenderá imediatamente com elogios.

            Este material tem como objetivo levar você a entender que podemos viver dias melhores aqui neste mundo, mesmo em meio as crises que nos afligem deixando suas marcas que tentam nos acompanhar por anos a fio, podemos sim viver uma vida saudável, encontrando uma solução para cada questão do nosso dia a dia. E aqui partimos do princípio da Fé.

 

 

 

 

 

Contatos

Rua VC2,    450.   Nova Contagem.   Contagem. MG

Tel 31-3911 1074 ou 31-91997469 

 

            Pastor Evânio das Graças Donato, é casado com Ildilene Ferreira dos Santos Donato, pai do Filipe Ferreira Donato, Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte, graduado em teologia pelo UNICESUMAR, pastor da III Igreja Presbiteriana Renovada de Contagem. MG.