Comprar um apartamento é, ainda hoje, a realização de um sonho. Muito embora estes compradores sejam uma parcela mais jovem da população, não necessariamente casados e sem filhos — bastante diferente de anos atrás —, ter um imóvel próprio, sem depender do aluguel, é um desejo muito comum entre todas as pessoas, independentemente da idade.

Quando falamos na compra da primeira casa, no entanto, é preciso ter em mente que se trata de um processo que exige tempo e dedicação, mas, ao mesmo tempo, pode tornar-se mais simples por causa de um planejamento detalhado.

Assim, por meio dele, é possível entender melhor quais os desafios a serem enfrentados e, por consequência, prever soluções eficientes para evitar quaisquer contratempos desde a negociação até a mudança.

No caso de imóveis em São Paulo, especificamente, existe um pouco mais de esforço, visto que as possibilidades são inúmeras e, por esse motivo, é preciso levar em consideração alguns fatores que podem trazer uma dose a mais de dificuldade na hora de escolher o apartamento ideal. Mas quais são os obstáculos na entrada para o mercado imobiliário? Confira a seguir os principais!

É preciso definir o orçamento disponível

Este é, quem sabe, o maior desafio de quem procura imóveis na capital. No entanto, conciliar qualidade de vida ao passo que se economiza para garantir um apartamento é algo bastante factível graças a um planejamento financeiro. Com ele, são definidos não apenas o orçamento disponível para a compra da primeira casa, mas, também, o destino do dinheiro restante.

Outro ponto importante é que, com a delimitação do orçamento, é possível negociar a compra da melhor forma. Assim, são encontrados os melhores financiamentos, com entrada acessível e parcelas justas. Se precisar de uma dica para começar o planejamento, lembre-se de não comprometer todo o seu salário em dívidas — separe cerca de 30% para pagamentos.

Quais são as necessidades e expectativas?

Assim que for decidido o orçamento, é hora de se pensar em quais são as expectativas para o apartamento novo. Nesse momento, as perguntas a se fazer são:

  • O que eu realmente preciso?

  • O que eu quero e se encaixa em meu orçamento?

  • Preciso abrir mão de alguma coisa?

Uma dica é pensar não apenas no presente, mas sim a longo prazo; afinal, apartamentos são investimentos que podem ser aproveitados durante toda a vida. O mais importante é que esses imóveis em São Paulo atendam a todas as suas necessidades, sem que seja preciso gastar além do orçamento. Por esse motivo, é imprescindível seguir o planejamento financeiro à risca e somente após esses detalhes partir para a negociação.

Imóveis usados x apartamentos novos

Fator essencial no momento de comprar imóveis em São Paulo, a escolha entre apartamentos novos, seminovos ou usados é o ponto-chave de todo o processo, pois impacta diretamente no orçamento, nas necessidades e na satisfação ou não de se ter um novo lugar para morar.

A capital é um lugar em que podem ser encontrados diversos tipos de empreendimentos, de todas as idades — desde prédios históricos até apartamentos recém-construídos — e para todos os estilos de vida. Normalmente, quanto mais novos, maior serão os valores a serem desembolsados para se adquirir uma nova casa; além disso, imóveis usados necessitam de uma vistoria completa.

Nesse ponto, tudo depende das suas prioridades! É preciso concentrar-se nas questões anteriores, pois nem sempre um imóvel mais antigo é sinônimo de dor de cabeça, ou seja, em certos momentos, um apartamento alugado é mais vantajoso do que um ainda na planta, por exemplo.

Localização é tudo!

Por fim, mas não menos importante, a localização é fundamental para garantir qualidade de vida. De novo, lugares mais tranquilos não necessariamente são adequados para todos os estilos de vida; é essencial, nesse sentido, procurar conversar com possíveis futuros vizinhos, analisar a movimentação em todos os horários do dia, traçar rotas para o trabalho ou para outros pontos mais comuns e, de maneira geral, pesquisar sobre o bairro.

Lembre-se de que procurar imóveis em São Paulo é uma tarefa um pouco complicada, visto que a cidade é diversa, mas, se for preciso, vale a pena pesquisar sobre as regiões, os bairros e até as ruas que mais combinam com o estilo de vida de cada um antes mesmo de procurar apartamentos; assim é possível eliminar localizações menos atraentes de acordo com suas necessidades.