OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA (Introdução da Pré-História)

Professor Me. Ciro Toaldo ( Os fundamentos deste estudos são do Professor Boulos Jr)

A ORIGEM DO SER HUMANO – Este é um tema curioso, há duas teorias que são mais conhecidas: criacionismo e o evolucionismo. 

            Criacionismo defende que a vida e toda matéria existente são resultados da ação direta de um criador. É uma teoria presente em várias religiões como o judaísmo o Islamismo e o cristianismo. A versão cristã do criacionismo está no primeiro livro da Bíblia: Gêneses.

Criacionistas bíblicos modernos que é grupo de estudiosos que tem se esforçado para demonstrar com base na ciência a existência de um criador do universo e da vida. Os princípios dos criacionistas bíblicos modernos:

1. Deus criou toda matéria existente no universo e os ancestrais dos seres vivos inclusive dos seres humanos.   2. Deus realizou sua obra criadora em 6 dias de 24 horas essa criação teria ocorrido entre seis e dez mil anos atrás.  

3. As formas de vida e se modificam por meio de mutações que contribuem para a adaptação. 

4. A superfície da terra foi drasticamente alterada por meio de uma catástrofe global conhecida como dilúvio. Umas espécies foram extintas e outras foram preservadas num grande navio chamado Arca de Noé. 

5. Após a grande catástrofe, os seres vivos se espalharam pela terra, gerando gerações que foram se adaptando às novas condições de vida.   

6. Enquanto alguns grupos humanos viviam de forma nômade, isto é, peregrinando outros foram se fixando construindo as 1ª civilizações registradas pelos arqueólogos.

Evolucionismo é a teoria mais aceita sobre a origem dos seres humanos. Charles Darwin afirmou no século 19 que todos os seres vivos são resultado de um longo processo de evolução e que eles se originaram da forma mais simples de vida e estão em permanente mudança.

Mudanças ao longo do tempo no ambiente faziam com que os indivíduos que apresentassem características mais favoráveis à sobrevivência se reproduzissem, transmitindo os seus genes aos seus descendentes. Já os que não possuíam adaptações que favorecessem a sobrevivência morriam antes da reprodução. Importante, antes da reprodução. Esse processo recebe o nome de seleção natural.

Porque alguns animais foram extintos? Por que não possuíam características para enfrentar as mudanças do meio ambiente, e morriam antes da fase de reprodução, desaparecendo.

Quais as principais fontes históricas utilizadas pelos evolucionistas no século XIX? Fonte histórica material, por exemplo, os fósseis, fontes visuais, por exemplo, a viagem que Darwin fez para visualizar várias partes do mundo onde várias espécies habitavam e suas diferenças, fontes escritas de outros cientistas como Lamarck e o Wallace.

O que são fósseis? São vestígios ou restos petrificados de seres vivos, tanto animais quanto vegetais, que viveram há muito tempo.

As teorias evolucionista e criacionista são complementares? Não, pois a teoria criacionista prega que a origem da vida surgiu a partir de um Deus, criador. Já a evolucionista acredita que a origem da vida surgiu a partir de matérias simples, ao longo de milhões de anos. Não esqueça que o pai do evolucionismo foi Charles Darwin.

OS PRIMEIROS HOMINÍDEOS – Segundo o evolucionismo, os seres humanos pertencem à origem dos primatas, isto é, mamíferos com capacidade de agarrar e de perceber visualmente a distância em que um objeto se encontra.

O mais antigo fóssil de hominídeo o Australopithecus. Vivia na África há cerca de 5,5 milhões e andava ereto sobre os dois pés. A cerca de 2 milhões de anos atrás surgiu o gênero Homo, a este gênero pertence  a espécie humana.  As espécies de hominídeos do gênero Homo são:

  • Homo habilis: É considerado o primeiro representante do gênero Homo; sabia fazer utensílios de pedra, com os quais caçava animais, o que lhe permitiu incluir a carne em sua dieta. Daí o seu nome, que, em latim, significa “Homem hábil”, no sentido de habilidoso, engenhoso, viveu a cerca de 2,2 milhões de anos atrás.
  • Homo erectus: Descendente direto do Homo habilis.  Aperfeiçoou os instrumentos de pedra. Foi o primeiro que aprendeu a usar o fogo, conseguindo com  isso adaptar-se a regiões frias da Europa e da Ásia, viveu a cerca de 1,5 milhões de anos atrás.
  • Homo sapiens neanderthalensis: Muitos dos restos do homem Neanderthal foram encontrados em cavernas na região de Neander, na atual Alemanha. Daí a expressão “homem das cavernas”. Foi considerado nosso antepassado direto. Seu desaparecimento ainda é motivo para debates. Praticava a coleta e a caça - fazia sepulturas para seus mortos, cobertas com pedra e terra.  Por isso, acredita-se que tenha sido o primeiro a realizar cerimônias religiosas. Desaparecem por volta de 40 mil anos atrás.
  • Homo sapiens sapiens: É a espécie da qual fazemos parte. Teria se originado há mais ou menos 100 mil na África e depois se espalhado pelos demais continentes, adaptando-se a diferentes ambientes. Desde há muito tempo desenvolveu a fala, além de habilidades manuais e artísticas. Os cientistas acreditam que, por ter um cérebro maior que o das outras espécies de Homo, o Homo sapiens sapiens era também mais inteligente. 

Muitos livros apresentam esquemas que dão a impressão de que a evolução do homem ocorreu de forma linear (que se assemelha a uma linha). Não é isso que a teoria evolucionista diz. O homem de Neanderthal desapareceu há cerca de 40 mil anos, enquanto o Homo sapiens sapiens teria surgido há cerca de 100 mil anos. Por isso,  a maneira exata como teria ocorrido a evolução continua sendo assunto polêmico. Os cientistas ainda não conseguiram fazer a árvore genealógica completa da nossa espécie.

Com base nas técnicas e materiais utilizados pelos nossos ancestrais, os cientistas dividem a chamada Pré-História em dois períodos: o Paleolítico (pedra lascada), e o Neolítico (pedra polida).

Paleolítico – período muito longo da história da humanidade, os homens sobreviviam da caça e da coleta, por isto, neste período são conhecidos como caçadores e coletores. Faziam seus instrumentos e trabalho de pedra lascada (pontas das lanças e machados, por exemplo) para abater os animais, pescar e coletar frutas e raízes. Caçavam animais grandes e perigosos como o tigre-dente-de-sabre (figura ao lado).   Os homens do Paleolítico eram nômades, pois não tinham mora fixa; mudam sempre na procura de alimentos. Lembrando que o uso do arco e flecha foi uma conquista do Paleolítico. Algo que foi importante neste período, foi a descoberta produção do fogo, onde a vida do ser humano mudou: sobreviver em região gelada, ter luz, afugentar animais e cozinhar alimentos, onde a carne, cozida, tornou-se mais saborosa e de fácil digestão.

Os homens de Paleolítico foram ótimos artistas. Pintavam figuras de animais nas paredes das cavernas. Eles usavam tintas vegetais e também o carvão. Essas pinturas foram chamadas de rupestres. Alguns autores afirmam que, a arte rupestre era uma forma de magia: o homem pintava animais por acreditar que assim fazendo seria mais fácil de caça-los.

Neolítico – Neste período os humanos passaram a aperfeiçoar seus instrumentos, polindo a pedra. A grande conquista desse período foi a descoberta de novas formas de obter alimentos: a agricultura e o pastoreio que os tornou sedentários e passam a domesticar e criar animais como cabras, ovelhas e bois.

A melhoria na alimentação, propiciada pela agricultura e pelo pastoreio, favoreceu o aumento do número de crianças e um cuidado maior com os mais velhos, as maiores vítimas do abandono no tempo dos deslocamentos frequentes.

Acredita-se que a agricultura foi desenvolvida pelas mulheres, pois observavam que os pássaros, ao transportar as sementes, deixavam cair elas germinavam uma nova planta, assim, tiveram a ideia de elas próprias semear e regar a terra para colher os frutos.

Com a prática da agricultura, os grupos  humanos passaram a necessitar de recipientes em que pudessem armazenar as sobras e cozinhar cereais, como o trigo e a cevada. A invenção da cerâmica veio atender a esta necessidade. Assim, o barro modelado e cozido foi usado para fazer vasos, potes, jarros e panelas. As antigas cabanas, feitas com ossos, pele de animais e folhas foram substituídas por moradias de barro e madeira ou pedra.

A prática da agricultura revolucionou a vida humana favorecendo uma série de mudanças, como:

a) a sedentarização do ser humano;

b) descoberta de novos instrumentos como o machado, enxada e foice;

c) difusão da cerâmica (veja acima);

d) crescimento da população.

DA ALDEIA À CIDADE – Nas aldeias neolíticas o trabalho era dividido conforme o sexo e a idade. As mulheres se dedicavam a agricultura, preparo do alimento e criação dos filhos; os homens caçavam, pescavam e cuidavam dos rebanhos. Como passou a existir o excedente da produção, ou seja, se produz mais alimento do que comiam, seus membros passaram a se dedicar a outras atividades como carpintaria e tecelagem. Ocorreu a crescente divisão do trabalho (uns fazem casa, outros fazem tecidos, outros armas, outros a cerâmica e havia os que plantavam, caçavam e pescavam). Começam as trocas e nasceu o comércio e com o tempo surgiu o comerciante.

Com o crescimento da população e diversificação do comercio e profissões, passou a ter o chefe da aldeia que vencia a disputa para ter mais terra e pessoas sob seu controle e este passa a receber impostos (nesta época a contribuição era paga em produtos) e assume o papel de liderança e defesa da população e de seus bens. Este chefe passa a ser rei, governa em seu palácio, aplica a justiça e defende seu reino. Este processo é chamado de centralização do poder ou formação do Estado.

Assim, aos poucos, as aldeias neolíticas se transformaram em cidades que passam a ter maior divisão de trabalho, comércio e centralização do poder. As primeiras cidades surgem às margens de grandes rios, dada a importância da água para as pessoas e agricultura. Estes grandes rios eram o Tigre e Eufrates na Mesopotâmia; rio Nilo, no Egito e rio Jordão, Hebreu. A História registra estes locais como o crescente fértil.

 IDADE DOS METAIS – Por volta do ano 5000 a.C., os seres humanos desenvolveram a metalurgia, isto é o trabalho com metais. O primeiro metal trabalhado foi o cobre, usado para fazer utensílios e enfeites. Era um metal mole e pouco usado nas armas e feitos para a agricultura. Por volta de 3000 a.C. desenvolveram a técnica de fabricação do bronze, mas duro que o cobre e resultou da mistura do cobre com o estanho. Por volta de 1300 a.C., os seres humanos aprenderam a fundir o ferro, mais resistente que o bronze, era usado para fazer espada, escudos, enxadas e arados, estes últimos, ajudaram a aumentar a produção de alimentos. 

ATIVIDADES –        1. No caderno de o significado de:     a) criacionismo        b) evolucionismo  c) elabore uma frase aplicando cada um desses conceitos.

2. No seu caderno copia esta ficha e a complete:

 

               PALEOLÍTICO

            NEOLÍTICO

a)Quais as ferramentas confeccionadas?

 

 

b)Quais materiais usados p/ a confecção dessas ferramentas?

 

 

c) Que alimentos eram consumidos?

 

 

d)Como era o estilo de vida dos seres humanos?

 

 

3)  Coloque as palavras abaixo em ordem (são fenômenos que se referem às mudanças do ser humano)

 CIDADES - COMÉRCIO - AGRICULTURA - ESTADO - ESPECIALIZAÇÃO  DO TRABALHO – EXCEDENTES AGRICOLAS  

4) Definir Crescente Fértil?      5) Nomeie os rios às margens dos quais surgiram as 1ª civilizações.