PRIMEIRO DOMINGO DE AGOSTO: DIA DO PADRE!

 

Celebra-se o 1º Domingo de Agosto – como dia do Padre, em homenagem a São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses do interior da França. Quando entrou no seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade, tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia, mas mesmo assim São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal e se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos.

O Padre, o homem da Palavra de Deus, o homem da Eucaristia, do perdão e da bênção, o animador da caridade cristã, o profeta da justiça, o educador da fé, o despertador e formador dos cristãos conscientes da sua militância.

O Padre aqueles que  todos esperam uma palavra consolo, de  fé, de amor e  humilde e esperança em meio aos acontecimentos da vida humana do dia a dia. Assim, como Cristo  afirmou de si mesmo que era Caminho, Verdade e Vida e o padre encarna isto a si mesmo no seu sacerdócio.

É por isso que podemos dizer que os padres são para sua comunidade, como que um pai, um "irmão" com quem podemos confiar e a quem podemos recorrer sempre que necessário, para contar um segredo, pedir ajuda ou simplesmente conversar.

O Padre que não nos deixa esquecer os valores morais; que constante enfoca o lado humano das pessoas, que ajudam os outros a ter perspectivas na vida e a dar valor àquilo que realmente tem valor.

O padre é o anunciante da mensagem de Cristo.

 O padre é um ser humano, de carne e osso, com sentimentos, emoções, com vida que como qualquer ser humano, também se empenha em buscar a FELICIDADE e EQUILIBRIO. Como seres humanos não precisam ter obrigação de ser MODELO, mas podem sim ser PROFESSORES que nos mostram a mensagem de amor entre os seres humanos.

O Padre: Um homem de oração; quem tem confiança em Deus, que possuiu espírito de comunhão com a Igreja Universal e local; que se desprende de si e dos bens materiais; que é aberto aos sinais dos tempos para melhor servir os irmãos.

E mesmo sendo humano aspira à santidade, tendo a coragem de viver tanto amor a Deus que possa dizer: "Não é sou que vivo, mas é Cristo que vive nele"

O Padre que Deus quer é aquele que sempre esta ao lado do povo – sobretudo com o coração; conhece e faz suas as dores e lutas dos irmãos; trabalha e se sacrifica sem esperar recompensas humanas; não foge das dificuldades. O padre dá o que tem de mais caro e importante: A VIDA.