Primeira visita a Argel de um chefe da diplomacia marroquina desde 2003

O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e da cooperação, Saad Eddine Othmani, inicia nesta segunda-feira 23  de janeiro uma  visita de dois dias à Argélia. Esta é a primeira visita oficial a Argel de um chefe da diplomacia marroquina desde 2003. Ele deve encontrar o seu homólogo argelino, Mourad Medelci; e também será recebido pelo presidente da república, Abdelaziz Bouteflika. Uma visita vista como histórica pelo lado marroquino.

Primeira vez em nove anos, informa-se oficialmente a visita do novo Ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros . As interpretações são muitas, e não é por acaso. As relações entre Marrocos e Argélia ficaram tensas por muitos anos, principalmente por causa do litígio sobre o Saara Ocidental. Marrocos reivindica a soberania desta região. Argélia, ela defende um regulamento com respeito a autoderminção do povo sarauí.

Finalmente, a fronteira terrestre entre os dois países foi fechada por quase 18 anos, segundo os diplomatas, os chefes de estado de ambos os países são incapazes de se falar evitando qualquer contato direito em congresso, cimeira ou nas cúpulas.

Mas nos últimos meses, os sinais do aquecimento aumentaram. De delegações dos dois países já tinham trocados visitas várias vezes, e o Rei Mohammed VI reiterou, com as mãos estendidas para Argélia.

Em fim, as autoridades argelinas pela primeira vez concordaram para que o passeio ciclista marroquino atravesse a famosa fronteira.

Perguntando então se estes fatos e visitas significam que os países  enterraram  a machadinha de guerra?

 Isto é o que espera os marroquinos. Porque esta quasi guerra fria penalizou a economia do Reino e setores socioeocnômicos que dependem do petróleo argelino. As negociações e consultas continuam a avançar a espera de abrir as fronteiras e retomar as questões quentes como o dossiê do saara ocidental. Sem prejudicar ainda mais o processo da união do Magrebe e dos países formandos, UMA, a União do Magrebe Árabe.

Ainda questões pendentes

Oficialemente Alger  considera que esta visita de Saad Eddine Othmani deve ajudar a relançar a União do Magrebe Árabe, na esteira dos levantes que abalaram a região. E isso, inevitavelmente é possível através de um aquecimento de relações entre  Argélia e Marrocos.

Tanto Argel como Rabat haviam multiplicado os discursos acalmantes nos últimos meses.

O Presidente Bouteflika declarou, em novembro  passado sua vontade para um real reforço das relações com Marrocos. Mas a questão é de saber se os dois países são capazes de colocar de lado suas velhas disputas.

 Em Argel, recusa-se por exemplo  limitar as discussões sobre a reabertura das fronteiras entre os dois países, fechadas desde 1994. Uma vez que o Sara Ocidental constitui ainda uma causa

principal de tensão. Além dos problemas daqueles que foram despojados de seus bens durante a Marcha verde ou na "guerra das areias" (*) em 1963.

Por outro lado, Argélia não parece pronta para aceitar a fazer um lugar em Marrocos,  cooperando regionalmente contra o terrorismo.

 Ainda assim, esta visita do Ministro da diplomacia marroquina, Saad Eddine Othmani-, é o sinal é que ambos os países decidiram dar um passo em direção a outro.

(*) A guerra da areia: depois de numerosos incidentes de fronteira entre Marrocos e  Argélia, a disputa foi herdada do regime colonial francês, tal fato iniciou-se quando as tropas argelinas atacaram um batalhão de Forças Armadas reais em  08 de outubro 1963. Pois os soldados da Argélia independente, auxiliados pelos cubanos e  egípcios sofriram uma derrota esmagadora que  deixou  sua marca na sociedade.

 Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador  universitário