Primeira Habilitação SC – Independência pessoal

Primeira Habilitação é o sonho de muitos e muitos jovens hoje em dia. Ganhar a sua independência, poder ir e vir para lugares a hora que desejar é uma satisfação, porém etapas precisam ser rigorosamente seguidas para alcançar estas metas.

A sua primeira habilitação pelo DETRAN SC deve ser feita da forma mais completa possível, ou seja, comparecer a todas as aulas, tirar boas notas nas provas, fazer boas aulas práticas e se dedicar muito.

Primeira Habilitação SC – Etapas a serem seguidas

- Matrícula do Aluno – Informações cadastrais e documentos obrigatórios.

- Exame Biométrico na delegacia Civil / órgão Civil – Foto 3x4, assinatura e biometria.

- Exame Médico – Exame físico e mental para todos os candidatos que recebem a primeira Habilitação. Verificação de lesões, problemas oculares, problemas crônicos etc...

- Exame Psicológico – Este exame, muito conhecido como Psicotécnico, possui o objetivo de testar os alunos em questões percepto-motoras, reflexos, raciocínio, nível mental entre outros detalhes que serão decisivos na obtenção da primeira habilitação.

- Aulas Teóricas – Aulas feitas na autoescola que você escolher (aulas pagas). Normalmente há uma carga de 45 horas teóricas ao todo, obrigatórias ou não para você retirar a sua primeira habilitação.

- Exame do Detran – É a prova final do Detran que define se você irá receber ou não a sua primeira habilitação. Possui o objetivo de conferir os conhecimentos ganhos nas aulas teóricas, estudos e treinos. Analisa principalmente questões de regras de trânsito, sinalização, meio ambiente, mecânica básica e primeiros socorros. Tudo isto deve ser apresentado pelo professor (instrutor do DETRAN SC) nas aulas teóricas (na autoescola).

- Aulas Práticas – Aulas de volante e/ou de guidão (carros e motos). São exigidas 20 horas de aulas ao todo.

- Exame de Direção Veicular – Este é p exame final das aulas teóricas. Nota se o candidato está apto ou não para retirar a sua primeira habilitação e possuir o direito de dirigir dentro de seu território nacional.

Estas etapas são cruciais para que você consiga a sua primeira habilitação SC.