PREVALÊNCIA DA HANSENÍASE NA CIDADE DE ITAPORÃ – MS

INTRODUÇÃO

A hanseníase é uma das doenças mais antigas que acometem o homem. É uma doença causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo álcool-ácido resistente, parasita intracelular que infecta os nervos periféricos, especificamente as células de Schwann. Também chamado por bacilo de Hansen, apresenta afinidade pela pele e nervos periféricos, resultando em deformidades incapacitantes (ROBBINS; COTRAN, 2005).

            A transmissão da doença se dá entre pessoas através das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros). O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas adoecem, devido à vacina BCG. Condições de vida precárias podem favorecer o desenvolvimento e a propagação da hanseníase.

Os sinais e sintomas mais freqüentes são manchas e áreas da pele com diminuição de sensibilidade térmica, tátil e à dor, que podem estar em qualquer parte do corpo, principalmente nas extremidades das mãos e pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas. O diagnóstico é feito através de exame clinico médico baseado nos sinais e sintomas detectados na observação (BRASIL, 2002).

            O tratamento específico é encontrado nos serviços públicos de saúde. É chamado de poliquimioterapia (PQT), que é padronizado pelo ministério da saúde com o objetivo de matar o bacilo evitando a evolução da doença (BRASIL, 2002).

METODOLOGIA

A empenho da disciplina de Imunologia, ministrada na faculdade UNIGRAN – Centro Universítário da Grande Dourados no 4º semestre do curso de Biomedicina, foi realizado um estudo na cidade de Itaporã com 18.605 habitantes a fim levantar dados sobre a doença no município, fazer triagem da quantidade de pessoas acometidas pela doença e verificar quais medidas são adotadas para informação e educação da comunidade frente a esse problema de saúde pública. A pesquisa foi realizada no mês de outubro de 2011, em duas etapas.

Etapa 1: Ir aos ESF conversar com a enfermeira chefe e saber se poderão fornecer para nos os dados necessários.

Etapa 2: Obter os dados através da enfermeira chefe do ESF.

RESULTADOS

            Por informação junto a chefe do ESF do posto de saúde central do município constatou-se 7 casos da doença, sendo 5 pacientes do sexo masculino e 2 do sexo feminino. E o grupo mais acometido é o multibacilar. É feito controle com visitas semanais aos pacientes a fim de controlar a administração correta do medicamento. O ESF tem como meio de divulgação a orientação através dos agentes de saúde em suas visitas domiciliares além de afixação de faixas informativas no posto e em várias localidades da cidade no período de campanha.

CONCLUSÃO

A oportunidade de utilizar e examinar as informações sobre os casos de hanseníase favoreceu novas possibilidades na identificação das causas e fatores da doença.

Em relação à prevalência dos casos de hanseníase no Município de Itaporã-MS o número de casos de hanseníase é considerado alto com 3,76 casos para cada 10.000 habitantes.