PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 

 

     A cada dia podemos sentir na pele o que o ser humano está fazendo consigo mesmo, no que diz respeito de cuidados com o meio ambiente e  na destruição que ele mesmo está causando, sem passar pela sua consciência a imensidão do problema que isso está acarretando para si próprio e causará para suas gerações futuras.

     Na verdade, acho que as pessoas ainda não tiveram tempo para parar para pensar num futuro, já que a vida da maioria se prende apenas no presente, achando que o futuro está muito distante.

     Será que elas não enxergam o que o planeta está querendo nos mostrar? Por exemplo, estamos no final do inverno, mas cadê o frio? Onde estão as 4 estações do ano?

     No bairro onde moro, por exemplo, um lugar bem arborizado, onde os moradores tinham todos os motivos para dizer “moro num belo lugar”, falta a consciência da maioria das pessoas que jogam lixo onde não deveriam, como em praças e alguns terrenos ainda vazios.  Colocam tudo o que não querem mais, além do lixo, objetos sem utilização como móveis quando os trocam.

     Outro dia, andando pela rua onde moro, fiquei indignada quando ao meu lado passou um carro com alguns ocupantes dentro, e um deles teve a infeliz atitude de jogar pela janela do veículo uma garrafa plástica. Será que não passa pela cabeça dessa pessoa que, se ela jogar algo no chão alguém terá que pegar? Ou senão que a rua ficará suja, e que também poderá provocar outros problemas como enchentes se esta garrafa for parar num bueiro e este entupir?

     Gostaria de saber até onde vai esse tipo de comportamento de certas pessoas.

     Felizmente existe por parte dos governantes preocupações com o desenvolvimento sustentável e há também a preocupação com o futuro do planeta. Este tema está em ênfase, e está gerando discussões, debates e até mesmo conferências mundiais com o intuito de encontrar o equilíbrio entre o meio ambiente. Tivemos em junho deste ano o Rio+20, onde os governos de alguns países discutiram a renovação do compromisso que eles como responsáveis pela política têm com o desenvolvimento sustentável.

     É necessário que todos façam sua parte e algumas ações já estão sendo adotadas por alguns. Atualmente as empresas estão adotando a gestão ambiental como uma ferramenta para ser usada para que a sustentabilidade seja alcançada e ela está se tornando comum no mundo empresarial.

     Afinal, como João Bosco da Silva ressalta que, a responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. Em minha opinião a Gestão Ambiental deveria também ser obrigatóriamente introduzida nas escolas, na formação dos alunos logo nos primeiros anos de sua educação, para que as crianças tenham orientação da importância em respeitar o meio ambiente e assim adotarem atitudes que visam melhorar sua conduta para com o ambiente.