Neste artigo vamos refletir sobre um grande acontecimento, ele se consolidará nos próximos dias. Na verdade será um fato que irá atingir todos, independente de sua condição financeira, social, religiosa ou profissional.

Para escrever sobre este acontecimento, precisei pensar e inclusive fazer algumas reflexões. Trabalho em escola de educação básica, onde encontro diariamente alunos entre dez e dezessete anos, lamento dizer, mas estou assustado com a perda de entusiasmo e sentido da existência de nossos jovens. E a situação fica pior ainda, quando ocorrem as reuniões de pais, estes parecem estar mais perdidos ainda, pois sua concentração é o trabalho e a realização material, poucos estão focados na formação de seus filhos.

O que a escola, os pais e seus filhos têm com o título deste artigo? Será que você ainda não se deu conta: estamos terminando um ano! E como estamos nos preparando para encerrar este ciclo que passa e preparar-se para o próximo que chega?

Sei que precisamos passar pelo natal, pelo nascimento de Jesus Cristo, para os próximos artigos iremos abordar a dimensão desta importante temática religiosa, não tenho dúvida que contribuiu para nos preparar para o fim de um ciclo e início de outro.

Viver parece estar se tornando algo complicado: problemas, situações angustiantes e fica difícil descrever as inúmeras situações negativas, mas algo é certo, em pouco mais de trinta dias o ano encerra e vamos dar adeus aos 365 dias vividos. Contudo, teremos novas possibilidades, desafios e, principalmente a coragem de não cometer os erros do passado, mas para isto precisamos nos preparar de corpo e alma, por isto vamos passar pelo natal, antes deste encerramento.

Faça seu propósito: não termine este ano sem reflexão e prepare-se para este grande acontecimento. Talvez seja o momento de um encontro íntimo com você mesmo. Como disse anteriormente, vivemos num tempo de materialismo, de correria e de divagação dos valores da vida. Tire este tempo para preparação individual.

Alguma coisa precisa acontecer, tenho visitado pessoas em seus leitos de dor, elas desejam apenas ouvir a voz amiga de alguém; vejo jovens se definharem no mundo das drogas; pais que se perderam no mundo do alcoolismo, enfim, teríamos tantas cenas de descrição de negatividade. Contudo, somos guiados por um Deus rico em misericórdia, que sempre nos ajuda a traçar bons propósitos; deixemos o materialismo e foquemos no ser humano, nas suas boas ações e relações. O momento é de ressaltar as sinceras amizades, observar os anjos humanos que estão ao nosso lado e exaltar o que foi bom neste ciclo que se encerra.

Deixe a escravidão do passado que empurra para perca do sentido da vida! Não se deixe abater pelos seus oponentes, eles jamais desejaram seu sucesso. Nunca esqueça que a vida não é um mar de rosas, mas ela tem muita beleza para quem segue avante com Deus no coração.

Pense em todas estas questões e prepare-se, não apenas com festas, comidas, bebidas e presentes, para que este acontecimento tenha sentido e significado, caso contrário, será apenas mais uma passagem de ano.