Pregação bíblica (ou Estudo Bíblico): José, Um Tipo de Jesus Cristo

 

            Antes de tudo, nós vamos entender: “O que é Tipo?”, segundo a Semântica Teológica; é um exemplo de Pessoa Humana, real e verdadeira, descrita na Bíblia, para facilitar a compreensão do Ser Humano de certa Questão Espiritual; porém, não é dispensável a intermediação do Espírito Santo no respectivo entendimento (2Pe 1.20; 1Co 2.13,14).

            Além de inúmeras questões espirituais que o leitor poderá identificar no texto inteiro; o seu principal objetivo é permitir, com a ajuda do Espírito Santo, a sua compreensão, real e verdadeira, da relação exata existente entre Deus, o Pai (Jeová) e Deus, o Filho (Jesus Cristo) no Projeto de Salvação para a Vida Eterna, no Céu, da Raça Humana (Gn 3.15; Jo 3.16).

             Os principais acontecimentos que ocorreram na vida de José, que são análogos aos que aconteceram na vida de Jesus Cristo, durante o seu Ministério Terreno, serão, agora, analisados para comprovar a Tipologia de José em relação a Jesus Cristo. Porém, em momento oportuno, será demonstrada a relação, real e verdadeira, que existe entre Deus, o Pai (Jeová) e Deus, o Filho (Jesus Cristo) nas mesmas condições citadas anteriormente, que é a finalidade (primeira e última) deste trabalho redacional.                  

 

GÊNESIS 37

 

28 Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito.

 

       Este versículo bíblico, logo acima, demonstra que José foi vendido (trocado por dinheiro) pelos seus irmãos biológicos; configurando uma espécie de TRAIÇÃO.  Enquanto que, os versículos bíblicos, logo abaixo, demonstram que Jesus Cristo foi TRAÍDO, envolvendo dinheiro, por pessoa, que seria seu irmão, no sentido espiritual.  

 

·MATEUS (cap. 26)·

15 e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.

 

·MATEUS (cap. 27)·

7 E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros.

 

·MATEUS (cap. 27)·

10 e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor.

 

         O texto bíblico citado, logo acima, prova o cumprimento da PROFECIA MESSIÂNICA descrita na passagem bíblica (do Antigo Testamento) transcrita, logo abaixo.

 

 ·ZACARIAS (cap. 11)·

12 E eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário, trinta moedas de prata.

 

·ZACARIAS (cap. 11)·

13 Ora o Senhor disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.

 

 

GÊNESIS 39

 

12 Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora.

 

       O texto bíblico mencionado, logo acima, descreve que José sendo TENTADO, não cedeu à tentação da MULHER de Potifar. Algo semelhante aconteceu com Jesus Cristo, quando TENTADO por Satanás, no deserto; tal como verificado nos versículos bíblicos que estão logo abaixo.  

 

·MARCOS (cap. 1)·

13 E esteve no deserto quarenta dias tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.

 

·LUCAS (cap. 4)·

2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome.

 

·HEBREUS (cap. 4)·

15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

 

 

GÊNESIS 41

 

12 Estava ali conosco um moço hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os sonhos, e ele interpretou os nossos sonhos, a cada um interpretou conforme o seu sonho.

 

       A passagem bíblica demonstrada, logo acima, relata, clara e textualmente, que José era HEBREU; então, NÃO era de origem EGÍPCIA (estrangeiro). Assim como, os versículos bíblicos, logo abaixo, dizem, da mesma forma, que Jesus Cristo era (e sempre foi) do CÉU; NÃO era de origem TERRENA; portanto, em relação à TERRA, ELE era ESTRANGEIRO.

 

·JOÃO  (cap. 1)·

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

 

·JOÃO  (cap. 1)·

2 Ele estava no princípio com Deus.

 

·JOÃO (cap. 1)·

14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 

 

 ·JOÃO (cap. 4)·

24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

 

 

 

GÊNESIS 41

 

40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu.

 

       Agora, sim, nós chegamos ao principal objetivo desta atividade escrita que é contribuir, com a ajuda do Espírito Santo, ao seu discernimento, real e verdadeiro, sobre a relação exata existente entre Deus, o Pai (Jeová) e Deus, o Filho (Jesus Cristo) no Projeto de Salvação para a Vida Eterna, no Céu, da Raça Humana (Gn 3.15; Jo 3.16).

         No versículo bíblico relatado acima (Gn 41.40) está expresso que FARAÓ, A AUTORIDADE ÚNICA E SUPREMA DO (E NO) EGITO, estabeleceu José com todo o PODER de resolver (ou de decidir sobre) todas as questões relacionadas a todos os fatos e a todos os atos do povo do Egito; exclusiva e somente o FARAÓ estava acima de José. Nas passagens bíblicas que estão logo abaixo se percebe que Deus, o Pai (Jeová) que é TUDO ISTO NO (E DO) CÉU fez isto, de forma mais real e mais verdadeira, para Deus, o Filho (Jesus Cristo).

 

·JOÃO (cap. 3)·

35 O Pai ama ao Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.

 

·I CORÍNTIOS (cap. 15)·

27 Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

 

·I CORÍNTIOS (cap. 15)·

28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

 

 

GÊNESIS 41

 

43 Ademais, fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim Faraó o constituiu sobre toda a terra do Egito.

 

-       Através deste versículo bíblico, logo acima, observa-se que continua os atos de FARAÓ em relação a José, conforme explicado, anteriormente; com ênfase ao fato de todos se ajoelharem perante José; exceto, somente, o FARAÓ. Enquanto que, o trecho bíblico referenciado, logo abaixo, expressa a ideia que, no final dos tempos, determinado por Deus, o Pai (Jeová) todas as pessoas, salvas ou não, sem exceção, se AJOELHARÃO perante Deus, o Filho (Jesus Cristo).

 

·FILIPENSES (cap. 2)·

10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

 

 

GÊNESIS 41

 

 

44 Ainda disse Faraó a José: Eu sou Faraó; sem ti, pois, ninguém

levantará a mão ou o pé em toda a terra do Egito.

 

       O versículo da bíblia transcrito, logo acima, expressa bem a continuação do estabelecimento de José, com AUTORIDADE, em todo o Egito, pelo FARAÓ. Todavia, observa-se a utilização do TERMO LINGUÍSTICO: “Eu sou” (pelo Faraó) que é usado nas Escrituras Sagradas para determinar a AUTORIDADE ÚNICA e SOBERANA, tanto de Deus, o Pai (Jeová) quanto de Deus, o Filho (Jesus Cristo) sobre todas as coisas; conforme é percebido nos textos bíblicos que se encontram logo abaixo. A menção do relacionamento objetivo construído entre ambas as Pessoas Divinas (o Pai e o Filho) continua se manifestando no trecho da Bíblia, ora comentado (o objetivo principal deste trabalho).

 

.ÊXODO (cap. 3). 

14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

 

.ÊXODO (cap. 3).

15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.

 

·JOÃO (cap. 4)·

25 Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas.

 

·JOÃO (cap. 4)·

26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

 

 

GÊNESIS 41

 

46 Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.

 

       Nós voltamos, novamente, a analisar os fatos ocorridos na vida de José que são semelhantes aos acontecimentos percebidos durante a presença físico-biológica de Jesus Cristo na Terra para provar a Tipologia de José em relação a Jesus Cristo. Os versículos bíblicos citados, logo acima e logo abaixo, expressam a mesma idade, que os dois tinham, quando eles iniciaram as atividades mais importantes das suas vidas (trinta anos).  

 

·LUCAS (cap. 3)·

23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli;

 

 

GÊNESIS 41

 

49 Assim José ajuntou muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porque não se podia mais contá-lo.

 

57 Também de todas as terras vinham ao Egito, para comprarem de José; porquanto a fome prevaleceu em todas as terras.

 

       Conforme foi afirmado anteriormente, o Tipo Bíblico Humano é real e verdadeiro. Os versículos bíblicos, logo acima, expressam, claramente, que José, sob sua AUTORIDADE que lhe foi outorgada por FARAÓ, acumulou grandes quantidades incontáveis de TRIGO, na acepção humana e material; podendo, depois, alimentar todos os povos, através da compra e venda do TRIGO (dinheiro).

       Porém, na Bíblia, a palavra: “TRIGO”, muitas vezes, tem uso verdadeiro em ACEPÇÃO ESPIRITUAL, significando, de acordo com a Semântica da Religião, todas as pessoas salvas, que são compradas, SEM DINHEIRO, pelo SANGUE de Jesus Cristo, derramado quando da sua CRUCIFICAÇÃO (1Pe 1.18, 19). A Tipologia de José (Tipo Humano) é esta, no caso do “TRIGO”, em relação a Jesus Cristo (Realidade Espiritual).

       O resgate, agora, sem dinheiro, feito pelo SANGUE de Jesus Cristo, ora mencionado, é realizado sob a AUTORIDADE REAL EXCLUSIVA de Jesus Cristo, esta, outorgada por Deus, o Pai (Jeová). No mesmo sentido espiritual, agora comentado, Jesus Cristo atrai, para si, grande multidão incontável de pessoas de todos os povos, alimentadas, espiritualmente, por ELE. Percebe-se isto nos trechos bíblicos, logo abaixo.

 

·MATEUS (cap. 13)·

29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo.

 

·MATEUS (cap. 13)·

30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.

 

·LUCAS (cap. 3)·

17 A sua pá ele tem na mão para limpar bem a sua eira, e recolher o trigo ao seu celeiro; mas queimará a palha em fogo inextinguível.

 

·HEBREUS (cap. 11)·

12 Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

 

·APOCALIPSE (cap. 7)·

9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;

 

 

GÊNESIS 41

 

51 E chamou José ao primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.

 

       O versículo bíblico, logo acima, demonstra, claramente, que José, quando no Egito, não se comportou nem viveu como se fosse hebreu (da terra de Canaã). Porquanto, também, as passagens bíblicas, logo abaixo, expressam, nitidamente, que Jesus Cristo, quando na Terra, comportou-se e viveu como Ser Humano e como Servo de Deus, o Pai, Jeová; e, não, como Deus; mesmo sabendo que sempre foi do CÉU.

 

·FILIPENSES (cap. 2)·

6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,

 

·FILIPENSES (cap. 2)·

7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;

 

·FILIPENSES (cap. 2)·

8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 

 

GÊNESIS 41

 

52 Ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.

 

       O texto bíblico, logo acima, confirma, vivamente, que José, depois, do seu sofrimento, inclusive na qualidade de ESCRAVO e de PRISIONEIRO, foi exaltado, por FARAÓ, como a segunda AUTORIDADE SOBERANA direta do povo e da nação egípcios. Assim como, os trechos da Bíblia, logo abaixo, falam, expressamente, que Jesus Cristo, depois, de concluir a sua missão divina, com sofrimento e morte de cruz, para resgatar, pela Graça e pela Fé, o pecador, foi exaltado por Deus, o Pai (Jeová) sendo recebido, no CÉU, com grande glória de REI e convidado para sentar no TRONO CELESTIAL à direita de Deus, o Pai (Jeová).

 

·FILIPENSES (cap. 2)·

9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;

 

·ATOS (cap. 1)·

9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

 

 

·ATOS (cap. 1)·

10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco,

 

·ATOS (cap. 1)·

11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

 

·SALMOS (cap. 24)·

7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

 

·SALMOS (cap. 24)·

8 Quem é o Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha.

 

·SALMOS (cap. 24)·

9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

 

·SALMOS (cap. 24)·

10 Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos exércitos; ele é o Rei da Glória.

 

·SALMOS (cap. 110)·

1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

 

         Logo abaixo, nós temos mais outras citações bíblicas, para o leitor, que retratam a EXALTAÇÃO e a GLÓRIA de Jesus Cristo, conforme relatado acima.

 

(MATEUS 22: 41 a 46, MARCOS 12: 35 a 37, LUCAS 20: 41 a 44, ATOS 2: 34 a 36, I CORÍNTIOS 15: 25, HEBREUS 1: 13 e HEBREUS 10: 12 e 13). 

 

 

GÊNESIS 41

 

55 Depois toda a terra do Egito teve fome, e o povo clamou a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei.

 

       O versículo bíblico, logo acima, expressa, firmemente, que o FARAÓ quando foi procurado pelo seu povo para ele resolver os seus problemas; Faraó determinou ao seu povo que se procurasse José e que se procedesse conforme a orientação de José. Algo semelhante é notado, nas passagens bíblicas, logo abaixo, foi enviado um mensageiro do CÉU para informar que a pessoa citada deveria, mesmo que as suas orações estivessem chegado ao CÉU, chamar o apóstolo Pedro; o qual lhe apresentou Jesus Cristo como Deus e Senhor de todos para a salvação de suas almas.   

 

·ATOS (cap. 10)·

30 Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandecentes,

 

·ATOS (cap. 10)·

31 e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.

 

·ATOS (cap. 10)·

32 Envia, pois, a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; ele está hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar.

 

·ATOS (cap. 10)·

36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos),

 

·ATOS (cap. 11)·

17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?

 

 

GÊNESIS 42

 

8 José, pois, reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram.

 

 

GÊNESIS 43

 

30 E José apressou-se, porque se lhe comoveram as entranhas por causa de seu irmão, e procurou onde chorar; e, entrando na sua câmara, chorou ali.

 

         Os trechos da Bíblia, logo acima, dizem, de forma bem explicada, que José não foi reconhecido pelos seus irmãos; e, a presença do seu irmão, biologicamente mais legítimo, provocou choro em José. Porquanto, também, os versículos bíblicos, logo abaixo, afirmam, categoricamente, que o povo judeu (de Deus) não reconheceu Jesus Cristo, como a Semente da Mulher prometida (o Messias) e a presença deste povo provocou choro em Jesus Cristo, por causa da sua não aceitação pelas pessoas judias, como um todo, seus irmãos, espiritualmente mais legítimos, naquele momento.

 

·LUCAS (cap. 19)·

41 E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela,

 

·LUCAS (cap. 19)·

42 dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos.

 

         Deduz-se por todos os comentários feitos, neste texto, sobre as passagens bíblicas relacionadas a José e a Jesus Cristo; que a Tipologia daquele é real e verdadeira em relação a este. Com certeza, não foram esgotados os fatos e os atos da vida de José que são semelhantes aos encontrados na vida de Jesus Cristo durante o seu Ministério Terreno; pois, somente podemos avançar na Palavra de Deus até a medida permitida pelo Espírito Santo. A própria Palavra de Deus determina para ensinarmos uns aos outros (Cl 3.16). Que com a Permissão do Espírito Santo, nós tenhamos conseguido alcançar o objetivo primeiro e último, desta atividade textual, descrito no seu início.