Uma dos nossos maiores aliados na vida é o tempo. E achamos que o temos como cúmplice para o nosso dia-a-dia. Diante mão sujeitamos de praxe e diversas vezes de perdê-la. Isso mesmo que você acabou de ler: Perdê-lo.

Ademais, para atrelar a essa ferramenta que chamamos de “Tempo”, precisamos usar outra que vem de forma contrária, na contramão, de maneira oposta, pois se não usarmos com prudência, de forma objetiva, ela vai embora e nunca mais conseguimos recuperá-lo. A perda de tempo.

Quem nunca ouviu falar que o tempo já se foi? Que ele passa rápido? Que não dá pra nada, pois o dia deveria ser mais longo?

Essas prerrogativas de função é o X da questão. Se planejarmos teremos como aliado, caso contrário será o nosso maior inimigo. E isso o torna desagradável quando não conseguimos o que estava por fazer, e algo que deveria almejar.

É nessa situação que nós, seres mortais convivemos diuturnamente com ele, muitas vezes o desprezamos, o jogamos fora e vira tempo perdido.

Aí, vem a máxima “Tempo é questão de Preferência”. De certo modo concordamos, pois se você tem um tempinho a mais faça valer o tempo que o têm.  Ele é um recurso muito precioso que devemos administrar. No entanto, se perdemos lamentamos, falamos mal, arrancamos os cabelos e até choramos.

Casos e mais casos são repassados em relação a esses argumentos. Assim vejamos:

- A entrevista de emprego que foi marcado no dia seguinte e não deu certo, houve um imprevisto; o filho estava doente e você não tinha como deixá-lo.

- A perda na parada de ônibus, ao retorno para casa que você foi e chegou atrasado.

- Uma consulta médica que estava marcada com mais de três meses e você esqueceu o dia, ou foi desmarcada pois o médico estava num Congresso.

- A Conclusão de Grau de um parente ou amigo... E outras tantas que aparece no cotidiano do ser humano.

Aparece então uma palavra chave que chamamos de preferência. Outro fator primordial em nossa vida. Quem anda muito ocupado com seus afazeres sabe bem o que estou falando. É fato, e bem que sabemos como funciona. Ou você vai para um evento, uma balada, ou sai para um encontro no final de semana com os familiares. Aparece aí a tal escolha. Dois casamentos em um só dia!  Um 15 anos de uma afilhada. O aniversário de minha avó, e a família está toda reunida. O que vou fazer agora? Tempo é questão de preferência.  

- Ah! E a vida é feita de escolhas. Você concorda?

 É um bicho de sete cabeças. Mas, temos que fazer uma opção de como ministrar a nós mesmos. As “obrigações” que tinha por fazer vão tudo por água abaixo, sai direto no ralo, sumiu, escafedeu, evaporou, se o indivíduo não cuidou de si mesmo com sua vontade. Esse tempo não volta mais. Você já perdeu!

O que precisamos é controlar nossas obrigações, deveres e trabalho. Disse Mário Quitana “O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente”. Parece-nos absurdo, mas se enquanto pensamos o tempo já passou e não volta atrás.

O tempo é um flash, um raio, uma luz e quando menos esperamos, já passou, foi embora. O tempo é outro tempo.

        J. Wilamy Carneiro Vasconcelos

                           15-09-2017