O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, reuniu-se com vereadores para discutir o projeto que pretende modificar o sistema de cobrança do IPTU, apesar de divulgar em sua campanha para reeleição que não iria aumentar o tributo. A proposta que vai ser votada pela Câmera em 2013, inclui 57% das residências da cidade que hoje estão isentas do pagamento do imposto e a atualização na tabela de preços de imóveis utilizada no cálculo da tarifa.

Nova proposta do IPTU vai impactar todas as classes sociais

De acordo com a proposta o aumento chegaria a 30% a partir de 2014 nos bairros de Ipanema e Copacabana. Os proprietários de imóveis com vista para Lagoa Rodrigo de Freitas, que hoje pagam tarifas de até R$ 25 mil, estão apreensivos com o aumento estimado para o próximo ano. Já os imóveis próximos a áreas pacificadas não serão mais isentos do pagamento do IPTU, privilégio que foi determinado no ano de 2000 para regiões violentas da cidade.

População reconhece impacto dos impostos no orçamento

Dados da pesquisa "Impacto de Tarifas e Tributos no Brasil", feita pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) mostra que os cidadãos reconhecem o peso dos impostos e tributos em seus orçamentos. Esse número que era de 62% em 2011 atingiu 74% este ano.

Segundo a Fecomércio-RJ esse reconhecimento sobre a incidência de impostos nos produtos se deve a geração de empregos formais e o avanço do poder aquisitivo da população propiciando financiamentos de bens como automóveis e imóveis e o acesso a contas bancárias.