Estudante: Claudio José Bezerra de Aguiar

Tarefa: Prédica

Texto: Mateus 4.18-22

Tema: Descansando aos cuidados do Mestre.

Propósito: Trazer consolo para os cristãos que seguem Jesus mediante as tribulações do tempo presente.

Preparação: Quando se fala em seguir Jesus podem ocorrer dois extremos. Primeiros as pessoas tendem a pensar que serão tudo as mil maravilhas, sem problemas, sem dificuldades, pois afinal eles estão servindo o Cristo glorificado, que foi morto, mas reviveu. Então não terá problemas em segui-lo. Por outro lado, há os que pesam que será só dificuldades, pois devem seguir o exemplo de Cristo. Sendo Ele Deus se humilhou e sofreu pelas pessoas. Se Cristo não se importou em sofrer, do mesmo modo as pessoas não devem se importar em sofrer.

  Se forem observar pelas Escrituras os dois pontos tem apoio. No entanto, servir a Jesus é saber que terá momentos de glória e momentos de dor. Com isso em mente o evangelista que possivelmente escreveu o evangelho de Mateus, queria ajudar os judeus que tinham se convertido ao cristianismo a estarem prontos para suportar cada situação. Desse modo ele realça alguns pontos que podem ser observado nessa passagem. Como o fato que Jesus selecionava seus discípulos. Esse é o primeiro ponto que deve ser tratado

I Como Jesus seleciona seus discípulos.

  1. 1.    Aqueles que chamam sua atenção.

Quando Jesus andava junto ao mar ou lago da Galiléia, ele não só viu os pescadores, mas os pescadores chamaram sua atenção. Porque a palavra que foi traduzida como ver, ele trás uma contação de “golpear com os olhos”, “o que é exposta a vista” nesse sentido aquilo que chama atenção. E o que aqueles quatros pecadores tinham que fez com que Jesus olhasse para eles.

  1. União. Nos dois casos se percebe que haviam dois irmãos trabalhando juntos. A união é uma das principais qualidades que os discípulos de Cristo devem ter para pode segui-lo. Aqueles pescadores mostraram que sabiam trabalhar em equipe. Deus precisa de pessoas que saibam trabalhar juntas. Hoje mesmo nas próprias famílias o que é mais comum de se ver é a desunião. Se os próprios irmãos de sangue não conseguem viver em harmonia. Como conseguirão viver em comunhão com os estranhos. Deus está em busca de pessoas que Ele possa atribuir funções, e por está razão devem saber trabalhar em grupo.

Outro ponto que fez com que aqueles pescadores chamassem a atenção de Jesus foi

  1. Esforço.  Fica claro nesta passagem que os quatros pescadores eram pessoas que se esforçavam. Eles não estavam sem fazer nada, apenas esperando que Deus realizasse seu projeto na vida deles. Eles estavam trabalhando, num serviço forçado que necessitava de vontade, perseverança, e muito esforço. Ficar apenas esperando que deus venha realizar sua vontade é uma maneira duvidosa de se interpretar a passagem que Jesus disse “Pai faça a tua vontade e não a minha”. A pessoa que deseja ser um discípulo deve trabalhar e bastante, para na hora que Jesus chamar, ela conseguirá discernir sua voz.

Ainda outro fator que chama a atenção nesses pescadores é a

  1. Disposição. Jesus chama os pecadores e logo recebe a confirmação que esses pescadores eram realmente verdadeiros discípulos. Pois os quatros respondem prontamente o chamado de Jesus. A passagem mostra que eles “deixaram as redes e o seguiram”. No entanto, a palavra deixar trás uma conotação de algo esquecido, e se foi esquecido pode ser vindo buscar depois. Porém quando eles deixaram, a palavra mais coerente com o original é abandonaram. Porque quando saíram não tinham nenhuma intenção de voltar. Eles saíram dispostos a seguir Jesus independente das circunstâncias. Esta disposição que Jesus esta procurando nos seus seguidores 

II O que Jesus ensina a seus seguidores.

  1. Que é ele quem os chamou. Jesus chegar perto dos discípulos e diz “vinde”. Primeira coisa que pode se aprender, é que ele chama quem ele tem certeza que vão querer segui-lo. Ele não convidou os pescadores para segui-lo. Ele os chamou certo de que o seguiriam. Se Deus chama uma pessoa para segui-lo, como pode ela pensar em desistir. Deus tem certeza das capacidades dessa pessoa, por esta razão ele a chamou.

Porque preocupação foi Jesus que chamou e ainda mostrou

  1. A posição os seus seguidores devem ficar. Jesus disse aos discípulos “vinde atrás de mim” na tradução mais literal. Jesus não chama ninguém para ir à frente dele, nem ao seu lado, mas chamou as pessoas que querem ser seus discípulos para deixarem ele ir na frente. Quando uma pessoa na obra de Deus tenta resolver as coisas da sua maneira, ela foge do pedido que Jesus lhe fez. Por esta causa a maioria das coisas que tentam fazer não dá certo. Se a pessoa vai à frente, Jesus a deixa ir sozinha, deste modo sempre fracassam. Por isso Jesus os chama e avisa que ele vai à frente. O que os discípulos de Jesus devem entender e que se Jesus o chamou ele deve ter consciência que Jesus esta na direção de tudo.

Conclusão

  Concluindo, pode-se perceber que Jesus esta na direção da vida das pessoas que Ele percebeu que tinham qualidades para serem seus discípulos. De modo que em todo sofrimento terreno, Jesus está no controle. Os momentos de glorias existirão e os momentos de aflição também. Logo o verdadeiro discípulo descansa naquele que o chamou para realizar essa grande obra.