O pré-tribulacionismo é o sitema de interpretação escatológico das Escrituras que acredita que a Igreja será arrebatada antes da Tribulação, que é o período de sete anos profetizado por Daniel.

Conhecida como septuagésima semana de Daniel. Esse período será de grande sofrimento tal como nunca houve na história humana até hoje.

Os pré-tribulacionistas não creem que a Igreja de Cristo passa por esse período turbulento e de Grande alflição. 

Essa visão escatológica entende que a Igreja de Cristo é o Corpo de Cristo, que já sofreu intensamente no momento da crucificação, e, portanto, não sofrerá novamente, pois seria atribuir um novo sofrimento ao Corpo de Cristo Jesus.

Para essa forma de interpretação é necessário que se faça uma leitura literal das profecias bíblicas. Pois, toda leitura assim deve ser feita, somente quando não houver como interpretar literalmente é que se deve fazer uma leitura simbólica, metafórica.

A maioria dos defensores desse ponto interpretativo se enquadram no entendimento Bíblico de que a forma como Deus tratou a humanidade em sua história está dividido por períodos de tempos determinados, chamados Dispensações e a história humana se divide em sete partes ou dispensações. Cada uma destas dispensações, são tempos em que Deus trata com o ser humano estabelecendo obrigações e obediência, mas que o homem nunca conseguiu cumprir. Esse modo interpretativo é denominado por Dispensacionalismo.

Resumidamente é esse o pensamento dos pré-tribulacionistas.