INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi feito por um grupo, dentro deste, abordam-se aspectos relacionados ao tema PRÉ-TESTE DA METODOLOGIA.

Ao longo do desenvolvimento deste, podemos encontrar desenvolvidos assuntos como: pré-teste, que é um ensaio em pequena escala de uma componente particular para investigar. Por exemplo, para um estudo sobre a baixa utilização das consultas da criança em atenção especial, pode-se elaborar um questionário para os acompanhantes das crianças.

De salientar que existem aspectos que devemos avaliar numa metodologia de investigação, também os procedimentos de amostragem.

Antes de partir para o campo, deve-se fazer um teste dos instrumentos a serem usados durante acolecta de dados, o pessoal e as actividades da equipa de pesquisa podem ser verificados enquanto participantes do pré-teste. Para a aplicação do pré-teste é necessária uma pequena amostra de indivíduos do público alvo do universo a ser pesquisado.

Outra possibilidade é o pré-teste cognitivo. Nele o entrevistador pergunta para o entrevistado qual foi a sua compreensão de cada questão apresentada, dependendo da semelhança existente entre o local do pré-teste e onde vai decorrer o trabalho de campo.

OBJECTIVOS

Geral:

  • Conhecer o pré-teste da metodologia.

Específicos:

  • Definir o Pré-teste ou estudo piloto da metodologia;
  • Descrever os aspectos a serem avaliados numa metodologia de investigação;
  • Identificar os componentes de um pré-teste ou estudo piloto.

METODOLOGIA

Para a concretização do presente trabalho, recorremos à pesquisa bibliográfica por via de consulta em manuais, que deixamos a sua referencia na bibliografia.

PRÉ-TESTE DA METODOLOGIA

Pré-teste ou estudo piloto da metodologia.

PRÉ-TESTE é um ensaio em pequena escala de uma componente particular para investigar. Por exemplo, para um estudo sobre a baixa utilização das consultas da criança em atenção especial, pode-se elaborar um questionário para os acompanhantes das crianças. Para se testar o aferido questionário, realizasse um pré-teste numa unidade sanitária que não seria incluída nesse estudo.

Um estudo piloto é o processo através do qual se leva a cabo um estudo preliminar em pequena escala, utilizando-se todos os procedimentos da pesquisa.

Um pré-teste ou um estudo piloto, é um ensaio que permite identificar os potenciais problemas no estudo proposto. Mesmo que signifique um esforço extra no começo de uma investigação, o pré-teste ou o estudo piloto, permite se necessário, rever os métodos e logísticas de colheita de dados antes de iniciar o trabalho de campo, o que permitira poupar o longo prazo, o tempo, o esforço e dinheiro. [...]