A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA  

Professor Me. Ciro Toaldo (fundamentos deste estudo são do professor Boulos Jr)           

Estudar a Pré-História é algo fascinante, apesar de que este termo não condiz com o estudo comprometido com a essência da História, pois, desde que existiu o homem, a História existiu e, está questão pré-história, evidencia-se a escrita. Mas, essa é outra questão que abordaremos em outra aula.

O ser humano tem sua origem na África. Em 1974, na Etiópia foi encontrado um esqueleto, um fóssil, do sexo feminino que tinha cerca de 3,2 milhões de anos, os cientistas batizaram o esqueleto de Lucy (música dos Beatles). Da África os seres humanos se espalharam pela Europa e Ásia e chegaram à América. Há 2 hipóteses p/ explicar o caminho percorrido pelos povoadores da América: Hipótese 1 – Chegaram por terras após atravessar o Estreito de Bering; Hipótese 2 – Chegaram por mar, vindos da Oceania, atravessam o Oceano Pacífico navegando de ilha em ilha, chegam  continente americano.

Descoberta sobre a presença humana na América – Em 1999, o antropólogo brasileiro Walter Neves revelou ao mundo o fóssil mais antigo da América: o crânio de uma mulher que viveu há cerca de 11.500 anos, batizou de Luzia, em homenagem da Lucy, que foi encontrada em Lagoa Santa (MG)  Estudos mais detalhados revelaram que Luzia tinha feições semelhantes às dos nativos da África, com olhos arredondados, nariz largo e lábios volumosos. Para Neves, o povo de Luzia entrou na América antes dos grupos com feição asiática que deram origem aos indígenas atuais.

Estudos de Niéde Guidon – Para Niéde Guidon, há provas que a presença humana em São Raimundo Nonato (PI) é muito antiga. Ele descobriu no sítio arqueológico de Pedra Furada pedaços de carvão e de pedra lascada com 50 mil anos, que prova a presença humana na América desde aquela época. Outros cientistas não aceitam os argumentos de Guidon, afirmando que os materiais seriam resultados de fenômenos naturais, e não da ação humana.

Mas em 2006, o cientista francês Eric Boeda comprovou a teoria de Guidon e, parte da comunidade cientifica aceitou a tese; outra parte, no entanto, continua se opondo a ela. Observe no blog do Professor Ciro Toaldo, um texto sobre a arqueóloga Niéde Guidon.  

Os habitantes das terras americanas – Os primeiros humanos que viveram no Brasil conviviam com mamíferos enormes como: preguiça-gigante, o mastodonte, a macrauquênia e Tigre-dentes-de-sabre. Por volta de 9500 a.C., alguns desses grandes mamíferos, como o mastodonte macrauquênia, desapareceram sem deixar parentes. Já a preguiça-gigante tem parentesco com os bichos-preguiça da nossa fauna atual. No blog do professor Ciro Toaldo você encontrará imagens destes bichos.

Caçadores e coletores – Os 1º habitantes do Brasil viviam da caça e da coleta, entre eles estava o povo de Lagoa Santa (MG), povo de Umbu (povo da flecha) e os povos dos sambaquis. /// O povo de Lagoa Santa, foi estudado por Peter Lund (1843) que encontrou ossada humana e animais extintos nesta região. Nos anos de 1970, outros cientistas encontraram uma vasta coleção de esqueletos, incluindo o de Luzia. Viveram entre 8 e 4 mil anos a.C., eram baixos, magros, poucos adultos atingiram 30 anos de idade, e comiam pequenos animais, frutos, peixes e caramujos grandes que viviam nos rios. /// O povo de Umbu – estava nas florestas do Sul e Sudeste do Brasil, usavam o arco e flecha e a boleadeira (arma de três bolas e pedra ligadas entre si por cordas de couro), com ela caçavam animais velozes, veados e emas e pássaros em voo.

Os povos de sambaquis – Viveram a cerca de seis mil anos, entre o ES e RS que viviam dos recursos que o mar oferecia como peixes e moluscos, por isto são chamados de povos dos sambaquis. Se fixar a beira-mar que com o passar do tempo formaram verdadeiras montanhas de conchas e dentro das quais enterravam seus mortos e chamavam essas montanhas de sambaquis. E havia centenas destes sambaquis no litoral sul do Brasil, mas muitos foram destruídos pelas indústrias do cimento e do cal.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO:

1. Analise as frases abaixo e coloque F nas falsas e V nas verdadeiras e faça a correção das falsas:

a.(   ) Walter Neves fez estudos no sítio arqueológico de  São Raimundo Nonato ________________________________

b.(   ) A boleadeira foi um instrumento utilizado pelos povos de sambaquis ____________________________________

c.(   ) No Brasil Pré-Histórico existiu a preguiça-gigante e o tigre-dente-de-sabre ________________________

d.(   ) No Brasil atual a população preserva os sítios arqueológicos __________________________________________

e.(   ) Para Niéde Guidon, há provas que a presença humana em São Raimundo Nonato (PI) é muito antiga __________

 

2. Quais são os dois principais locais onde estão sendo estudados a respeito da Pré-História brasileira? Cite o nome de um arqueólogo que estuda cada um destes locais.

 

3. O que está errado nestas frases

Os povos de Sambaquis viviam nas florestas do Sul e Sudeste do Brasil. _____________________________________

Em São Raimundo Nonato as pinturas rupestres estão sendo todas preservadas e conservadas  _____________________

 

4. Faça a relação às colunas abaixo e assinale a sequencia correta: (1.0)

1. Niéde Guidon                     (   ) O primeiro a fazer estudos arqueológicos em Lagoa Santa;

2.  Peter Lund                         (   ) Fez estudos com o crânio de Luzia;                     

3. Walter Neves                     (   ) Faz estudos arqueológicos em são Raimundo Nonato;