Um velho professor, Carlos Osmar Bertero, gostava de dizer que o ser humano tem prazo de validade que vence depois dos quarenta e que a natureza nos projetou para essa faixa etária.  Ele tinha razão, pois a partir daí começam os problemas degenerativos para ambos os sexos. Um dos que afligem os homens é o aumento da próstata por displasia benigna que atinge a maioria, quando não, é a displasia maligna. Progressivamente, o aumento da próstata vai bloqueando a passagem da urina, fazendo muitos homens levantarem, às vezes mais de uma vez, para aliviar a bexiga durante a noite, impedindo um sono reparador.

Aliviar a bexiga passa a ser um processo lento, sobrando tempo para meditação, pensar nos problemas, recordar dos bons tempos de juventude, rever o saldo da conta corrente, cantar uma velha canção, pois tempo há de sobra. Um amigo poeta afirma que já compôs um poema enquanto esperava o esvaziamento da bexiga.  Não adianta ter pressa ou como dizem os índios: “não apresse o rio”.

A ciência evoluiu muito e hoje é possível detectar um câncer com antecedência e evitar uma metástase. Aquilo que no passado as pessoas se referiam como “doença ruim” ou incurável, hoje deixou de ser um problema incontornável. Quanto à displasia benigna, uma técnica de raspagem permite a restauração do fluxo urinário por meio de um procedimento rápido através do canal urinário.

Como muita gente, já passei por isso e durante alguns anos tomei medicamento para mitigar o problema. Raramente levantava a noite, mas fui alertado de que o aumento do volume de urina na bexiga poderia desencadear infecções urinárias graves. O meu médico me explicou que o procedimento para resolver o problema é relativamente simples, sem riscos para as terminações nervosas do órgão, descartando qualquer possibilidade de ocorrer a impotência.

De fato, após a realização do procedimento, voltei a ter o esgotamento da bexiga, com um fluxo forte e contínuo. A recuperação foi rápida e voltei a ter vida normal dois dias depois.

Sabendo que um amigo, o Luiz Carlos Erasmo Silva há tempos vinha sofrendo com o problema lhe escrevi avisando que tudo havia ocorrido de forma tranquila e sem intercorrências negativas, inclusive sobre a grande preocupação que apavora a maioria dos homens. Ele ficou feliz com a notícia e até me pediu o endereço do médico e os custos do procedimento. Passado algum tempo, voltei a tocar no assunto lhe escrevendo, mas ele respondeu que havia descoberto um tratamento espiritual e que iria fazer uma tentativa antes de procurar o médico. De acordo com a visão dele, há mais mistérios entre o céu e a terra do que pensa nossa ciência. Infelizmente, algum tempo depois de uma viagem, ele sofreu uma grave infecção que se generalizou. Assim meu amigo partiu antes de realizar todos os seus projetos de vida e um deles era passar o resto dos seus dias em um sitio de um amigo em Piedade.

Muitos problemas de saúde poderiam ser resolvidos se tratados a tempo, mas na maioria das vezes, por falta de recursos ou postergação ou por medos infundados, as pessoas acabam sendo vitimadas por doenças corriqueiras e de fácil tratamento. O grande trauma para os homens é o procedimento que examina clinicamente a próstata. Um conhecido contou-me que quando vai ao urologista examina cuidadosamente o tamanho dos dedos do médico antes de decidir fazer o exame. Outro, um gozador incorrigível, manda flores para o seu médico e amigo depois do exame. Por várias razões a cultura popular trata o problema com inúmeras anedotas e quase todas que eu conheço coloca os gaúchos de Pelotas ou os campineiros como protagonistas.

Assim, mesmo com o prazo de validade vencido, muita gente está vivendo mais e com qualidade de vida satisfatória em razão dos progressos da ciência. Oxalá se materializem as previsões de que as pessoas que nascerem hoje terão a probabilidade de viverem pelo menos cento e cinquenta anos e em boas condições físicas.  Por outro lado, espero que o mundo sobreviva para que o ser humano possa desfrutar da natureza por mais tempo do que hoje.

Viver muito e com saúde tem o seu lado bom, mas vem se tornando um sério problema para a maioria dos países por causa do sistema previdenciário. Como no sistema atual os mais jovens trabalham para manter os mais velhos de pijama e a taxa de fecundidade das mulheres está diminuindo ano a ano, teremos lá na frente sérios problemas.  Com poucos jovens trabalhando e cada vez mais velhos de chinelos e pijama a conta não vai fechar nunca. Mas esse problema é para tirar o sossego dos economistas, futuros governantes e dos nossos descendentes.