IDENTIFICAÇÃO:

AUTORES: SIRLENE DAVINA DA CONCEIÇÃO FREITAS

LÈIA JOVIÔ DA SILVA

CO-AUTORES:

Dartiley Donato Campos da Fonseca

Suzete Gomes Pereira

Marlete Neves da Cruz

 RESUMO                   

Este presente artigo tem por finalidade apresentar a importância do estágio supervisionado realizado no ensino fundamental para obter experiência acadêmica e profissional das práticas pedagógicas realizadas em sala de aula. O Estágio Supervisionado III ocorreu durante o período de 28 de março a 01 de abril onde foi realizada a observação e do dia 02 ao dia 06 de maio a regência. A experiência ocorreu na Escola Estadual Dr.Leônidas Antero de Matos. A prática de estágio visa preparar o acadêmico para a realidade. Em momento que antecedeu à prática trabalhamos estudos teóricos com o intuito de melhor entendermos a realidade. Durante o estágio ocorreu a observação acompanhada de registro de dados, além do período de regência, onde foi necessário a organização prévia de elaboração de plano de aula. Todos esses procedimentos culminam neste artigo.

INTRODUÇÃO 

Neste artigo iremos abordar sobre a importância da realização do estágio supervisionado III, tanto no período de observação como na aplicação do plano de aula, direcionadas às Práticas Pedagógicas, voltadas às necessidades e a realidade do aprendizado em sala de aula.

“O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia” (PIMENTA E LIMA, 2004).

Através do estágio o acadêmico conhece a realidade do profissional da educação, voltada para aprendizagem do aluno, ampliando a formação do professor, enquanto estagiário.

O estágio é a realidade daquilo que aprendemos teoricamente enquanto alunos acadêmicos,quando passamos à prática conhecemos a realidade de uma sala de aula e percebemos como é importante estarmos preparados para o processo de transmissão de conhecimentos e adquirimos a certeza ou as dúvidas desta profissão que requer de cada docente a preparação,a formação e a certeza de ser um mediador da construção de conhecimentos, onde se aprende ao ensinar e ensina ao  aprender,formando cidadãos críticos e conscientes de si mesmo para a transformação da sociedade em que vive.

“Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração” (CURY 2003, p.55).

Ensinar é um dom que poucas pessoas possuem, com sabedoria dada por Deus, para transmitir conhecimentos a todos que necessitam, mesmo com dificuldades e barreiras que surgem na vida daquele que ensina, adquirir conhecimentos é uma riqueza que levamos para toda a vida.

O conhecimento do professor não é adquirido apenas pela prática, mas, com auxilio da teoria, quando se tem acesso a várias fundamentações teóricas, adquire-se importantes saberes e analisa-se vários tipos de opiniões, levando ao caminho da reflexão de sua prática pedagógica. Por esse motivo, prática e teoria devem ser trabalhadas juntas, proporcionando ao professor um constante caminho de pesquisa porque se lida com indivíduos em constante estado de mudanças.

A formação do professor ocorre durante toda sua vida profissional, sempre em processo de aprendizagem, estando atualizado com as práticas educacionais do momento. Outro ponto importante é inserir a realidade do cotidiano escolar com a prática pedagógica, voltando o olhar para as características emocionais, culturais e socioeconômicas, assim, o professor se torna um profissional de qualidade, promovendo transformações na vida de seus alunos, reconhecendo suas atitudes positivas e negativas enquanto profissional mediador da educação, valorizando o aluno como um todo.

CONTRERAS (2002) apresenta o professor ‘’[...] como professor pesquisador de sua própria prática, transforma-a em objeto de indagação dirigida à melhoria de qualidades educativas’’.

O professor que se preocupa com a aprendizagem dos seus alunos é um constante estudioso, visando atualizar seus conteúdos e suas práticas pedagógicas, influenciando seus alunos à pesquisa, experiências, reflexões, indagações, leitura, registros, troca de informações e formulações de seus próprios conceitos, formando cidadãos capazes de transformar a realidade em que vivemos.

Neste artigo constam informações e declarações sobre o estágio de observação, do espaço físico, do Plano Político Pedagógico, das observações em sala de aula e dos relatos das experiências da semana de regência realizados na instituição de ensino estadual “Dr. Leônidas Antero de Matos”.

  1. PERÍODO DE OBSERVAÇÃO

1.1. Espaço Físico

Observou-se durante o estágio que a escola possui estrutura necessária para atender os alunos que ali estudam, com salas amplas e arejadas, possuindo ar condicionado em cada sala, contendo uma quadra coberta com arquibancadas e uma segunda quadra de areia, onde se encontra um grande pé de árvore que forneceu um espaço grande com sombra.

Há portões seguros na frente e na lateral da escola, proporcionando segurança aos alunos do período matutino e vespertino. Há também um grande corredor de livre acesso para as salas de aula, para a sala de informática, sala dos professores, secretaria, banheiros, biblioteca, cantina e cozinha.

Notaram-se dois bebedouros com água gelada e duas pias situadas perto da cozinha para lavar as mãos.

No momento do intervalo as crianças se dirigem a cozinha, se organizando em fila para o lanche oferecido gratuitamente por duas técnicas em nutrição escolar.

A limpeza fica sob-responsabilidade de duas auxiliares de serviços gerais.

No atendimento ao portão há uma profissional responsável para abrir e fechar quando houver necessidade.

Todos os alunos são cobrados a adentrarem a instituição uniformizada.

A instituição possui uma equipe gestora responsável pela administração escolar e os professores são qualificados para mediar o ensino educacional dos alunos ali matriculados.

Segundo o PPP da instituição há treze salas de aula, mas, observaram-se atualmente quinze salas de aula. 

1.2. Observação documental 

PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP – ESCOLA ESTADUAL DR. LEÔNIDAS ANTERO DE MATOS.           

PPP – ANO 2011.

A Escola Estadual Dr. Leônidas Antero de Matos, está instalada em um prédio relativamente novo (32 anos).

Conta com 13 salas de aula, sala de professores, sala de vídeo, biblioteca, laboratório de informática, secretaria, sala de direção, almoxarifado, 1 dispensa, 1 refeitório, 1 cantina, 7 sanitários para alunos, administração e professores, sendo dois adaptados para portadores de deficiência, 1 depósito, quadra poliesportiva descoberta, áreas livres.

A maioria das salas é ampla, assim como o corredor. A conservação em geral é boa, graças ao trabalho de conscientização dos alunos e comunidade visando a preservação do prédio escolar. Apesar de ser uma construção de médio porte, são muitas as despesas para limpeza, manutenção e conservação do imóvel, nem sempre havendo recursos financeiros para todas as intervenções necessárias. 

RECURSOS TÉCNICOS E PEDAGÓGICOS 

A escola se acha relativamente equipada para dar consecutivamente às suas atividades educacionais. Conta com 2 aparelhos de televisão e 3 de vídeo, 1 retroprojetor, 2 computadores, 1 aparelho Pentium 300 com impressora HP e 3180 Scanner- copiadora (usados somente pela administração), 1 aparelho de som com acessórios 2 caixas acústicas, 1 câmera fotográfica 1 filmadora, 1 máquina de xérox, 2 mimeógrafos Facit, 1 biblioteca com aproximadamente 300 volumes. Possui também material e equipamentos adequados ao seu uso.  Há ainda 10 microcomputadores Positivo Plus Pentium 4, com kits multimídia, instalados no laboratório de informática, assim. A cozinha conta com os equipamentos necessários para a consecução de suas atividades. Há ainda equipamentos manuais e ferramentas para limpeza e manutenção das instalações. A escola possui um levantamento de todos os seus equipamentos, fazendo parte de seu inventário.

RECURSOS HUMANOS

 Oferecendo ensino fundamental (Ciclo I, II e III), Classe de Superação e ensino Médio, a Escola conta com 33 professores em seu quadro, sendo 1 afastado por motivos particulares 92 deles atuando como professores-coordenadores na escola) e 3 desvios de função para tratamento de saúde. A administração TAE compõe-se de 1 secretário e 2 administradores, 4 serventes sendo 1 em desvio de função para tratamento de saúde, 2 inspetores de alunos, 3 vigias, 3 merendeiras.

CLIENTELA

Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Apesar de óbvia, nem sempre essa percepção é alcançada pelas unidades escolares, muitas vezes absorvidas na atividade educativa como expressão de um processo burocrático indefinido. Conhecer a comunidade em que estão inseridas (e, portanto, sua clientela), suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades – formar cidadãos. Conscientes e capazes, fornecendo ainda, as competências e habilidades necessárias à sua melhor inserção no ambiente social.

Esse tipo de conhecimento feito através de um questionário socioeconômico enviado a família para possíveis análises, chegando à conclusão de que: A clientela da Escola Estadual “Dr. Leônidas Antero de Matos” não difere de outras escolas públicas da periferia de Cuiabá de Cuiabá: carente de modo geral, muitas vezes desnutrida, proveniente de lares desfeitos ou desestruturados pela falta de emprego ou atividade econômica, alcoolismo e uso de drogas. A delinquência entre os jovens é comum e a convivência diária com o crime banaliza a violência e a marginalidade. Esse contexto transforma nossos alunos em verdadeiros sobreviventes, para os quais o dia a dia se transforma em batalha pela manutenção da vida e dos poucos bens materiais de que dispõem.

COMUNIDADE

A Escola Estadual Dr. Leônidas Antero de Matos está localizada no Bairro CPA III, especificamente região Norte, tendo como bairros vizinhos: Tancredo Neves, CPA II, Centro América, Novo Horizonte, Novo Mato Grosso e CPA IV. Habitando nesses existe uma população, carente e trabalhadora, geralmente migrada de outros Estados do Brasil. Residem em habitações com mínimo conforto, geralmente inacabadas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos Ciclos de Formação Humana é diagnóstica dentro do processo de ensino e aprendizagem, usando instrumentos que estabelecem a perspectiva de inclusão para registrar os avanços, a continuidade, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno.

[...]