Passado um ano, novamente estive participando de uma das ações para manter o Albergue Paulo e Estevão da cidade de Naviraí – MS, dirigido pela Comunidade Espírita. Para essa ação acontecer ocorreu o envolvimento desta entidade que arrecadou centenas de brinquedos em diversos pontos da cidade. Após serem feitos ajustes e melhorias em diversos brinquedos, até novos vestidos foram feitos nas bonecas, ocorreu a organizou do bazar para pais ou responsáveis poderem presentear as crianças adquirindo brinquedos com preços acessíveis e ajudar a manter o Albergue.  

Desde as primeiras horas da manhã havia fila para adentrar no bazar, pois a comunidade naviraiense sabe da qualidade das ações promovidas por este grupo espírita.  Neste sentido, levo o leitor amigo a pensar no valor da caridade, sempre irmanado aos ensinamentos do Mestre Jesus Nazareno: “o que fizerdes a um destes pequeninos foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40). Portanto, bazares com este e com outras ações desta entidade, leva-me a ter a certeza que preciso sair da individualidade e ajudar os irmãos que passam por dificuldades. E, sinto que a espiritualidade maior nos acompanha, pois há uma energização espiritual envolvente nestas atividades; aliás, tanto para iniciar como para encerrar os trabalhos há momentos de orações. 

            Acreditando nos ensinamentos de Jesus, sei que meu julgamento consistirá pela prática e intensidade do amor, demonstrado pela caridade, não apenas do ato do falar: minha passagem terrena será marcada pela intensidade da caridade efetivada!

            Quanta transformação o ser humano conseguiu, principalmente neste século XXI, mas, parece estar distante de sua essência que é a fraternidade, vendo no outro o seu irmão. Assim, retrocedemos, entretanto, continuamos recebendo os apelos da espiritualidade maior para evoluir, sendo a caridade um excelente caminho.

Vamos sair do comodismo. Como afirma Tiago em sua Carta “fé sem as obras é morta” (Tg 2,17); portanto, meus amigos, com este grupo, por meio deste bazar, tendo a participação da comunidade e ajuda dos benfeitores espirituais, arrecadamos acima de dez mil reais. Resultado que irá contribuir muito para manutenção do Albergue Paulo e Estevão.

            Muitos discutem a respeito da religião ou vivem trancafiados em seus templos, outros tantos, arregaçam as mangas e colocam em pratica a caridade, entendendo ser essa a essência da doutrina cristã e o cabedal de tantos seres iluminados que passaram por este mundo, como Jesus, Maria, Paulo e Estevão e Tereza de Calcutá, para citar alguns.

            Vivemos em plena campanha eleitoral do segundo turno, como seria maravilho se estes que discutem e estão se digladiando por mesquinhos interesses particulares, parassem de serem demagogos, mas, se voltassem para praticar a caridade.

            Estou muito feliz em estar ao lado de um grupo que não fala da caridade, mas, está oferecendo-me a oportunidade de colocá-la em pratica, a fim de evoluir ainda neste mundo.   

            Aproveite, pois ainda há tempo para praticar a caridade! Em sua cidade há muitos que esperam por você! Não perca tempo, evolua enquanto é possível!

Até o próximo!