Thiago Barbosa Soares

            Atualmente a ação em sala de aula vem passando por um crivo que visa eliminar o inútil e inalienável da realidade vivida pelos educandos, de forma a voltar dinamicamente à educação para um plano prático vinculado com as habilidades e competências do indivíduo em formação. Nada mais com sentido do que uma busca pelo aprimoramento das ações evidentemente em declínio processual, contribuindo tão pouco para o acompanhamento do desdobramento das tecnologias que pode-se dizer que tais práticas de ensino se situam  à parte das inovações, nem se encontrando com essas. É o distanciamento da realidade atual que educadores e educandos por tanto tempo participaram, dando cada vez mais amostras da necessidade de uma verdadeira revolução.

            Por outro lado, não há como transformar a educação sem que suas diretrizes legais não estejam em consonância com a ação, dessa forma, só pode haver um sistema educacional conflituoso, cujo resultado é a prática em desnível com sua política administrativa, por conseguinte, um processo de ensino aprendizagem extremamente fraco. Assim, devem caminhar em linhas paralelamente retas as práticas, não obstante suas constantes atualizações decorrentes da demanda científica tecnológica, sobretudo, aproximando os agentes no ato educacional para o contexto e experiências já adquiridas tanto por professores quanto por alunos. Ora, todos antes da "padronização" do conhecimento escolar trazem suas próprias vivências, sendo essas bases para a produção de um arcabouço empírico do saber individual, que por sua vez passará na escola ao teste do saber a posteriori, isto é, dedutivo-análitico.

            Dessa forma, a prática de ensino precisa ter por escopo auxiliar na concretização de um efetivo ensino-aprendizagem, na qual os conteúdos além de teóricos sejam práticos, expostos como amplificadores das capacidades cognitivas e habilidades investigativas já desenvolvidas ou ainda por desenvolver, formando dessa forma uma ferremante factualmente útil para educação e seus desdobramentos nas atividades realizadas pelo ser em sua vida.