Dunas de areia branquinha, barracas de praia com o melhor da culinária litorânea, forró para embalar a vida noturna e muitos passeios por lagoas e outros pontos turísticos. Tudo isso você terá para aproveitar em suas férias na Praia do Cumbuco.

Esse cantinho do litoral oeste do Ceará está a pouco mais de 30 minutos da capital, Fortaleza. Dá para ir e voltar no mesmo dia, sendo um passeio perfeito para aqueles turistas que estão em passagem rápida pela Terra do Sol.

Para mostrar como a Praia do Cumbuco é cheia de atrativos, preparamos um pequeno guia para você. Confira.

O que fazer na Praia do Cumbuco

Por aqui os esportes mais radicais e cheios de aventura recebem o maior destaque. O vento da região favorece a prática de Kitesurfe, sendo muito comum encontrar instrutores em todas as barracas oferecendo seus serviços. Se você ainda é inexperiente no esporte não precisa temer. Todo o equipamento é oferecido, assim como orientações para você surfar com segurança.

Os passeios de jangada, que é bastante comum em quase todas as praias do Ceará, também pode ser encontrado por aqui. Dependendo da época do ano, dá também para trocar a jangadinha de madeira por jet-ski, que podem ser alugados em diferentes pontos da Praia do Cumbuco.

Indicamos o passeio de jegue, muito tradicional pela região. Não deixe de tirar foto com o animal e mostrar para os amigos. Quem não quiser passear de jegue ou não encontrar um animal disponível, também há a opção de passeios em cavalos.

Aproveite a vinda até a Praia do Cumbuco para se aventurar na tirolesa e no skibunda. O primeiro é bem comum em regiões litorâneas, onde você desce de dunas ou morros segurando um tiro, um cabo bastante resistente e preso em um cabo de aço.

Já o segundo passeio é tradicional apenas no Nordeste. Mesmo já se espalhando um pouco, foi pelas regiões cearenses que o skibunda tornou-se popular. O nome é bem sugestivo, pois trata-se de descer uma duna de areia sentado sobre uma prancha de madeira. No final, aquele mergulho nas águas doces das lagoas da Praia do Cumbuco.

Lagoas da região

Por falar em lagoas, por aqui você também tem a opção de trocar a água salgada do mar por tranquilas lagoas de água doce. Dependendo da época da sua viagem é possível que não as encontre muito cheia, portanto, programar esse passeio é bem importante.

A Lagoa de Parnamirim, por exemplo, é uma das mais bonitas dessa região. A areia muito branquinha e as águas tranquilas ficam cercadas por dunas que se movem o ano inteiro, dependendo da direção do vento. Lembra do skibunda que falamos mais acima? Aqui é um ótimo lugar para praticá-lo.

A Lagoa Azul também tem se popularizado bastante nos últimos anos. Ela fica dentro de uma propriedade privada e você precisa pagar para entrar.

É, porém, a Lagoa do Banana a mais famosa da Praia do Cumbuco. Com seu passeio tradicional de Banana Boat, a criançada faz a festa por aqui.

 

Você já ouviu falar da Praia do Cumbuco? Há muitas outras lindas Praias de Fortaleza que você também precisa conhecer no litoral oeste cearense como a famosa e conhecida internacionalmente Praia de Jericoacoara