Pragmatismo.

A Teoria do Mundo Prático.

Uma teoria essencialmente filosófica de aplicação prática ao mundo natural com seus efeitos, da política a amoral e as Ciências em geral, tendo como fundamento as concepções filosóficas.

  Ela é mantida em diferentes visões a partir exatamente dos seus principais formuladores: Charles Sanders Peirce, William James e John Dewey.

É uma epistemologia do conhecimento defende como princípio o fundamento empírico como mecanismo do conhecimento.

 Exatamente contrário a metafísica e a especulação filosófica. Funciona essencialmente no campo prático ao mundo da moral e da política no campo institucional.

Na verdade de certo modo o pragmatismo valoriza mais a prática que a teoria a tal ponto que o critério para uma coisa ser verdadeiro ou falso depende naturalmente da sua utilidade.

 Se algo é útil a sociedade passa ser necessariamente verdadeiro ao campo científico, com efeito, a verdade depende da funcionalidade de um determinado objeto, ou de um conjunto de leis, do mesmo modo a Filosofia como defesa do fundamento da lógica formal funcional. Edjar.

Sendo desse modo o pragmatismo valoriza mais a prática que a teoria, devemos obviamente dar mais importância as consequências e efeitos das ações que seus pressupostos da ordem de concepção epistemológica.

O que significa do ponto de vista do seu fundamento, que a teoria pragmática da verdade objetiva tem como defesa a sua natureza essencial a obviedade, que deve ser encontrada nos efeitos e consequências de uma ideia e sua eficácia.

Se algo não é eficaz não tem sentido para o entendimento dos fatos, não passa de algo abstrato e irracional do ponto vista lógico funcional.

 Uma teoria só é cientifica na medida em que ajuda a sociedade de alguma maneira no mundo essencialmente praxiológico.

Saber é dar utilidade uma coisa ou as coisas em geral, as Ciências tem essa finalidade, resolver as coisas da ordem das necessidades do mundo.

 Quando  uma determinada Ciência não atende essa expectativa descrita não tem motivo de ser. Logicamente deixa de ser Ciência e passa essencialmente para os campos das ideologias. Edjar.

A eficácia do conhecimento está na sua utilidade, motivo para efetivação do seu sucesso, isso significa que a validade de uma teoria seja qual for sua natureza.

  Está essencialmente na concretização dos resultados que se propõe obter com a finalidade de atender determinadas necessidades.

A linguagem cumpre a função de expor o que é tido como resultado necessário do mundo prático, do ponto de vista filosófico, o que é entendido pela sintaxe ou pela semântica usadas na expressão dos objetos entendidos.

O pragmatismo considera, com efeito, os signos fundamentais nos contextos determinados da produção teórica ligada as necessidades fundamentais do mundo social.

A linguagem como uso indispensável à expressão do pensamente corrente a defesa do ponto de vista concreto a realidade indispensável ao entendimento empírico.

 Ao que se refere a um determinado objeto, ou realidades recorrentes aos fundamentos para o próprio entendimento das coisas empíricas como fenomenalidades.

 Dentro das necessidades da comunicação dos fatos elaborados nos atendimentos ao cotidiano das necessidades.

 Ao que se remontam necessariamente as soluções do cotidiano.  Verdade como critério das resoluções apontadas no dia a dia de uma sociedade.

Edjar Dias de Vasconcelos.