SANTA MARIA DO URUARÁ – PRAINHA PARÁ

2012

    

 

PROJETO DE AÇÃO SÓCIO – DEMOCRÁTICO - INFRAESTRUTURAL

 

                                                  Projeto de Intervenção Social

TÍTULO: Praça de Santa Maria do Uruará: PropondoLazer com Segurança

                                                              Tipo de Projeto

Projeto Social – de caráter democrático - infraestrutural – comunitário

 

APRESENTAÇÃO

O convívio social é uma das prioridades de uma sociedade organizada e que visa o progresso, porém, para que isso ocorra os agentes participantes, das diferentes representações e entidades, devem estar envolvidos e unidos em torno de um ideal único, no sentido de buscar as resoluções ou soluções cabíveis para a melhoria dos espaços que são divididos cotidianamente pelas pessoas, como indivíduos sujeitos, integrantes dos grupos sociais e divisores de necessidades básicas pela quais clamam grupalmente estes agentes.

Assim, nós como comunidade, não poderíamos pensar e agir diferentemente de outros núcleos urbanos organizados, buscando melhorias através das mudanças sociais e culturais que perfazem as características de um povo, com todos os seus aspectos, fatores, anseios, desejos, desafios, perspectivas e possibilidades futuras; desta forma seria necessário a implantação de Políticas Públicas Sociais que demonstrassem as melhorias na qualidade de vida da população local, embasadas no lazer e entretenimento.

Estrutura:

Justificativa

Pela falta de um espaço de recreação, encontros sociais e entretenimento na Vila de Santa Maria do Uruará, e fortalecendo uma maior interação e inter-relação dos comunitários da comunidade acima citada, o acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física – UFPA/PARFOR, do Município de Prainha, em especial dos da Vila de Santa Maria do Uruará, acreditou-se na apresentação deste projeto de intervenção social, o qual justifica a criação de uma praça pública na vila de Santa Maria do Ururuará, Município de Prainha, Estado do Pará, sito à Avenida Santa Maria com a Trav. 22 de dezembro, Rio Pará do Uruará.

 

Objetivo Geral: Construir um espaço de interação e entretenimento para os comunitários de vila de Santa Maria do Uruará, Região do Uruará.

Objetivos específicos:

  • Propor a integração entre os comunitários no aspecto social;
  • Favorecer o desenvolvimento sócio - cultural na comunidade;
  • Desenvolver a participação dos comunitários nos movimentos de interação pessoal e grupal;
  • Movimentar os aspectos sócios – culturais na comunidade, implementando uma maior integração entre as pessoas nos finais de semana e período de descanso;
  • Despertar o interesse da população pelos aspectos de integração social;
  • Propiciar a melhoria dos aspectos físicos e geográficos na comunidade;
  • Caracterizar o espaço da Vila de Santa Maria do Uruará.
 

Proponentes: Acadêmicos do Curso de Educação Física de Santa Maria do Uruará/ PARFOR – UFPA, Núcleo Almeirim – Pará.

 

Solicitante:Associação de Moradores de Santa Maria do Uruará - AMOSAMUR

 

Local: Vila de Santa Maria do Uruará – Região do Uruará

Público Alvo: Todos os moradores da Vila de Santa Maria do Uruará.

Período de desenvolvimento:a partir do início do ano de 2012 em diante.

Estratégias:

Será apresentado o projeto aos comunitários da Vila de Santa Maria do Uruará, seguindo posteriormente para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo do Município, seguindo para aprovação na Câmara Municipal de Prainha - Pará, observando-se a Lei de Nº 10.257 de 10 de julho de 2001, em seu art. 43, Inc. IV, da Gestão Democrática da Cidade.

Recursos Humanos: Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física, associados, comunitários, professores, profissionais da educação, entre outros

Recursos Materiais:mapas ilustrativos e croquis, plantas baixas, materiais de expediente, equipamentos de informática, entre outros.

Cronograma:

                   Data

Atividade

1º Bimestre de 2012

2º Bimestre de 2012

3º Bimestre de 2012

4º Bimestre de 2012

Elaboração e apresentação do projeto aos comunitários nas escolas

 

X

     

Discussão das possibilidades negativas e positivas do projeto

 

X

   

Apresentação do projeto às Secretarias de meio Ambiente e Infraestrutura do Município.

 

 

X

 

Apresentação do Projeto na Câmara Municipal

     

X

         

Resultados Esperados

Espera-se, com a apresentação deste projeto, desperte na população local o interesse pela estruturação do seu local de vivência e morada, assim como possibilite o interesse dos representantes legislativos do município num olhar mais responsável pelo desenvolvimento da comunidade nos seus aspectos geográficos e urbanos, assim possibilitando uma preocupação maior entre a população local, no sentido mais amplo, de que todos possam olhar com responsabilidade para as questões sociais da comunidade. Assim na busca por seus direitos e necessidades básicas

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal Brasileira. Art. 217. Brasília, 1988.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais: Cidadania. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO/ Lei 10.406: Lei Complementar de Nº 10.257 de 2001.

Lei Federal de 6.667 de dezembro de 1979. “Que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências”. Brasilía, 1979.

Lei Federal de Nº 4.132 de 10 de setembro de 1962. “Que Dispõe os casos de desapropriação por interesse social e dispõe sobre sua aplicação”. Brasília, 1962.

Observações Gerais

Os trabalhos de preparação e elaboração do Projeto da Construção da Praça na Vila de Santa Maria do Uruará teve início no dia 03 de janeiro de 2012, Município de Prainha, Estado do Pará, depois de uma análise das necessidades básicas dos moradores da comunidade em questão, especialmente nos aspectos sociais, com início e término no período da tarde, precisamente às 16:30 minutos.

Data: 04/ 01  / 2012.

Ass.: Proponentes: ___________________________________________

Solicitante: AMOSAMUR – Associação de Moradores de Santa Maria do Uruará – C.N.P.J./M.F. de Nº C.N.P.J./M.F. Nº 23.042.104.0001/64.

                                   __________________________________________

SYDNEY PINTO DOS SANTOS 1

PRESIDENTE DA AMOSAMUR

 

1 Professor da Rede Pública de Ensino do Município de Prainha – Pará; Graduado em Pedagogia; Graduando em Educação Física – UFPA; Pós Graduando em Gestão Educacional UFOPA.