Geralmente em eventos e festas como shows ou até mesmo em casa, é normal o som estar um pouco acima do normal. Mas o que realmente o ouvido humano é capaz de suportar?

Especialistas dizem que 50 decibéis é o nível ideal de som suportado pelo ouvido humano, acima deste número, já pode haver riscos a saúde.

Só pra você ter uma ideia do perigo, 70 decibéis é o volume de uma rua com um tráfego intenso e esse valor já pode considerar até riscos cardíacos! Imagine então que em festas ou até mesmo ouvindo seu simples ipod com o fone de ouvido já ultrapasse esse número quase pela metade, 120 decibéis!

É aí que entra o decibelímetro que é um aparelho que mede os decibéis dos locais de eventos, shows, festas e até igrejas. Outro aparelho usado em locais de eventos e festas é o dosímetro, um aparelho que observa as taxas de radiação que o corpo humano recebe diariamente, principalmente em pessoas expostas a produtos, máquinas entre outros objetos e acessórios que produzem radiação.

Se não houver um incentivo pelo cuidado com nossa audição, os médicos já afirmam que adolescentes de hoje já poderão aos 30 anos, ter que usar algum tipo de aparelho auditivo.

Decibelímetro

Se você não aguenta mais o som alto que vem da casa de shows que há perto de sua casa ou mesmo do estádio de futebol ali vizinho a você, pode ser que os fiscais precisem fazer uma vistoria no local e começar a controlar os níveis de decibéis do local, e o decibelímetro é o medidor desses níveis.

O decibelímetro mede os níveis do som emitido em um local e analisa se o som ali está suportável ou não. Como foi dito anteriormente, uma pessoa comum e saudável suporta confortavelmente até 50 decibéis de som, mais que isso já começa a provocar sensações e problemas auditivos e o decibelímetro consegue definir quais os níveis corretos e suportáveis.

Dosímetro

O dosímetro é um aparelho que assim como o decibelímetro tem uma grande importância, pois ele consegue medir o acúmulo de radioatividade que um organismo humano pode estar tendo ou teve ao longo de um período.

Com essa medição que se faz através de um aparelhinho colocado no tórax, em forma de anel no dedo ou pulseira no pulso, é possível um médico saber se uma pessoa está tendo níveis altos de radioatividade e fazer o tratamento adequado.