PPP: PARTE DA CLASSIFICAÇÃO, RECLASSIFICAÇÃO, RECUPERAÇÃO, CAPACITAÇÃO CONTINUADA E CRONOGRAMA E DOCUMENTOS OFICIAIS.
Por Ciro Toaldo | 04/06/2018 | EducaçãoPROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PARTE DA CLASSIFICAÇÃO, RECLASSIFICAÇÃO, RECUPERAÇÃO, CAPACITAÇÃO CONTINUADA, CRONOGRAMA DE CAPACITAÇÃO E DOCUMENTOS OFICIAIS.
EMEIEF VEREADOR ODÉRCIO NUNES DE MATOS
PROFESSOR CIRO TOALDO
CLASSIFICAÇÃO
Classificar é o procedimento que a unidade escolar adota para posicionar o aluno em uma das séries do Ensino Fundamental, com base nas experiências e desempenhos adquiridos por ele.
A classificação exceto na primeira série , poderá ser feita através de promoção para os alunos que cursaram a série anterior na própria escola; por transferência , para alunos procedentes de outras escolas, efetuando - se a avaliação a avaliação diagnóstica , quando necessária ,por avaliação independente de comprovação de escolaridade anterior, que define o grau de conhecimento do aluno e permita a sua matrícula na série adequada.
A classificação dependerá de aprovação nas avaliações realizadas tendo caráter pedagógico centrado na aprendizagem.
Caberá à Unidade Escolar legitimar a classificação e os resultados contidos nos atos legais, deverão ser registrados em todos os documentos da vida escolar do aluno.
O processo de classificação é enviado ao órgão central para expedição da Portaria.
RECLASSIFICAÇÃO
Entende - se por reclassificação o procedimento pelo qual a unidade escolar avalia o grau de desenvolvimento e experiência do aluno matriculado, visando o reposicionamento do aluno em série diferente daquele em curso , tendo como referência a avaliação nas áreas de conhecimentos da base nacional comum do currículo.
A reclassificação poderá ser solicitada pelo professor, com base nos resultados de avaliação diagnóstica, e também pelo próprio aluno , quando maior ou seu responsável , quando menor , através de requerimento dirigido ao diretor da escola.
O direito de reclassificação é usufruído pelo aluno aprovado ou retido e matriculado na própria unidade escolar ou para o aluno matriculado através de transferência, estando sujeito à avaliação em todas as àreas de conhecimento.
O aluno poderá requerer a reclassificação no caso de ter ficado retido por não atingir a frequência mínima exigida, desde que seu desempenho em todas as àreas de conhecimento tenha sido satisfatório e após efetuar a sua matrícula na série a qual foi retido.
A reclassificação poderá ocorrer somente após o aluno ter iniciado os estudos do ano em que efetivou a matrícula , considerando os seguintes prazos:
- Até o final do primeiro bimestre do período letivo, para os alunos que iniciaram o ano letivo na unidade escolar;
- Em qualquer época do ano letivo, para os alunos matriculados através de transferência.
Para que ocorra a reclassificação na unidade escolar em quaisquer dos casos tornam - se necessários os seguintes procedimentos: avaliação diagnóstica realizada pelo (s) professores da série, após a apreciação do diagnóstico, serão realizadas avaliações , tendo um cuidado específico na sua elaboração quanto aos conteúdos mínimos e metodologia adequada, condizente com a realidade do aluno e da unidade escolar.
Após a coleta dos resultados avaliativos a unidade escolar providenciará Ata de Resultados Finais , quando a reclassificação for motivada por aproveitamento insuficiente ou para fins da série subsequente , e Portaria que legitimará o ato de reclassificação providenciando nova matrícula e o registro de resultados em todos os documentos da vida escolar do aluno.
Devemos salientar que toda documentação, inclusive avaliações serão encaminhados à Gerência Municipal de Educação para devida apreciação e expedição da Portaria.
RECUPERAÇÃO
A recuperação tem como objetivo estabelecer meios que visem superar a deficiência da construção de conhecimento apresentada pelo aluno no decorrer do ano letivo.
Existe a necessidade de possibilitar meios para que o aluno, alcance os níveis de aprendizagens indispensáveis para cada etapa de sua vida , sendo assim , a recuperação deve ser verificada ao decorrer de todas as fases do ensino não limitando - se apenas ao processo final.
Assegurar a recuperação contínua do educando de maneira que avance na construção do conhecimento e assim sejam incentivados a buscarem novas alternativas para melhorar o seu próprio rendimento, levando em consideração que a recuperação será realizada em cada aula , em cada atividade a cada conteúdo , analisando as dificuldades apresentadas propondo a participação e a integração do aluno com baixo rendimento.
Os problemas apresentados serão desenvolvidos através de trabalhos coletivos e individuais , pesquisas , atividades extra - classe contribuindo assim para que dúvidas e eventuais dificuldades sejam sanadas assegurando que todos estejam envolvidos no processo educacional no qual estamos inseridos, através da reflexão crítica sobre ajustes e reajustes na aplicação de metodologias e técnicas adequadas de forma a garantir um ensino de qualidade e com maior eficácia, proporcionando a promoção do indivíduo.
CAPACITAÇÃO CONTINUADA
É de suma importância para a prática pedagógica a formação continuada, pois possibilita o crescimento individual e coletivo de todos os envolvidos no processo educacional, garantindo a melhoria na qualidade de ensino voltado ao desenvolvimento integral do ser humano.
O aperfeiçoamento constante dos docentes e a garantia de sua autonomia ao conceber e transformar as propostas pedagógicas de cada escola, é que permitirão a melhoria na qualidade do processo... ( Diretrizes Curriculares, MEC, 1998).
A atualização de conhecimentos e valores, dentro de uma perspectiva crítica responsável e contextualizada de modo a atender, as diferentes faces do desenvolvimento das características do aluno, diminuindo a distância em relação à vida e aos processos sociais transformadores.
Nesta escola será oferecida a transformação continuada através de participação em grupos de estudos, oficinas práticas e teóricas, congressos, cursos, seminários, palestras, bem como encontros periódicos com a direção e coordenação pedagógica e o Apoio Técnico e Pedagógico da Gerência Municipal de Educação, Cultura e Esportes, para troca de experiências entre todos de acordo com o cronograma anual.
Além de recursos tecnológicos como, televisão, vídeo, computador que também são meios disponíveis para capacitação em serviço.
CRONOGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA PARA 2001 DE 1ª A 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL.
FEVEREIRO
Atividade Pedagógica - Avaliação do Projeto Político Pedagógico
Estudos nas horas atividades – Sugestões para leitura
Reuniões por disciplina – 5ª a 8ª séries – Referente a Projetos, Avaliação, Disciplina etc
Estudos Projeto Carnaval e Folia.
MARÇO
Atividades Pedagógicas – Referente ao Planejamento.
Reuniões de estudos – Referente Disciplina.
Estudos nas horas atividades – Referente a Textos Coletivos.
Estudos –Referente a Eleição de Líder de Sala.
ABRIL
Reuniões – Reflexão sobre a Páscoa
Estudos - Referente ao Lançamento do Projeto Cooperjovem
Conselho de Classe Participativo
Estudos na hora atividade – Referente a Reestruturação de Texto.
MAIO
Estudos – Referente a datas comemorativas e eventos alusivos ao Dia das Mães.
Estudos referente a execução de trabalhos a serem realizados com alunos sobre Tabagismo.
Estudos na hora atividade – Material Dourado e Tabuada – (dedo no gatilho)
JUNHO
Atividade Pedagógica – referente preparação do Projeto Festa Junina
Estudo na hora atividade – Referente a Estratégica Lingüistica autor Cagliari.
Estudo Referente a execução de Projetos de Leitura e Amostra Cultural.
JULHO
Conselho de Classe Participativo e Estudos na hora atividade para mudanças metodológicas do Conselho de Classe.
Estudos referente a Recuperação.
AGOSTO
Atividade Pedagógica – Estudo do Projeto Político Pedagógico e Regulamentações.
Repasse – Assunto Folclore
Estudos nas horas atividades – Referente a Ditado – autor – Cagliari
Estudos referente ao Tema do Desfile Escolar.
SETEMBRO
Estudos na Hora atividades – Referente a auto- estima
Conselho de Classe Participativo
Discussão e Avaliação do Conselho de Classe – Discussão Ensino de Qualidade.
OUTUBRO
Estudos e Execução do Projeto Brincando se Aprende
Preparação para reuniões de pais
Estudo na hora atividade – Referente a Reestruturação de textos.
NOVEMBRO
Estudos referente ao Projeto Nossa Cidade – Naviraí.
Estudo hora atividade .
DOCUMENTOS OFICIAIS
A escola possui vários instrumentos para registro das avaliações e resultados que são : ficha individual do aluno , diário de classe , pasta canhoto , pasta com ficha do aluno , relatório e ata de resultados finais.
A ficha individual é um documento que fica na secretaria , que serve de subsídio para quando o aluno ou responsável solicita a transferência.
O diário de classe é de uso exclusivo do professor , onde faz os registros de conteúdos , avaliações e resultados de avaliação.
O canhoto é uma parte do diário de classe que é destacada e arquivada em pasta na secretaria.
Ficha individual do aluno e relatório é uma prática que a escola faz visando a comunicação aos pais , tendo em vista a necessidade de apresentar um testemunho oficial e social do aproveitamento dos alunos , nesta ficha constam nome , endereço , filiação , notas e faltas por bimestre , espaço para assinatura dos pais e anotações sobre disciplina e desempenho do aluno. Esta pasta é apresentada aos pais em reuniões pedagógicas ou quando solicitada. O modelo desta ficha estará em anexo.
A ata de resultado final é o registro de todo o processo do aluno no decorrer do ano , os aprovados , reprovados , transferidos e remanejados.
Este documento é enviado para Secretaria Municipal de Educação ficando uma via na escola.
Na transferência ou certificado de conclusão é onde conta toda vida escolar do aluno , escolas em que estudou , notas , faltas , aprovações , reprovações e conclusões.
Sendo assim é de suma importância a representação social do aproveitamento escolar do aluno.