Festa de fim de ano é aquele momento perfeito para fazer alguma simpatia daquilo que você queira muito conquistar no ano seguinte. Se na hora da virada você usa uma roupa amarela, por exemplo, é sinal que você deseja dinheiro. Bom, não existe nenhuma prova que essas simpatias funcionem de fato, mas existem algumas atitudes que você deve ter – durante o ano todo –  que podem justificar a escolha da roupa. A principal, claro é economizar. Mas e o dinheiro que você já tem, o que fazer com ele? Aí a palavra certa é investir!

Os fundos de investimento existem no mercado de diversas formas. Tudo vai depender do perfil do investidor e dos objetivos para esse dinheiro a médio e longo prazo. Alguns modelos são práticos e fáceis, outros requerem mais conhecimento do mercado financeiro e a ajuda de algum especialista. Por isso nós vamos dar dicas de 3 opções para que você possa chegar ao final de 2018 com mais dinheiro que tem agora.

Poupança

A queridinha dos brasileiros é a forma mais comum e fácil de investimento. Com apenas uma conta no banco você consegue fazer as suas economias renderem mês a mês. Mas é pouco. Atualmente os rendimentos da poupança estão em torno de 0,5% por mês ou 6% ao ano. Descontado o valor da inflação, sua poupança rende no fim das contas apenas 3,8%. Em compensação ele é um dos mais seguros e você pode sacar o dinheiro a qualquer momento sem pagamento de taxas.

Vantagens

-Basta ter uma conta no banco

-É possível investir qualquer valor e sacar a qualquer momento

-Isento de imposto de renda

Desvantagens

-Rende menos que outros fundos de investimento

-É preciso esperar 30 dias para o rendimento ser aplicado

-Perde para a inflação

Certificado de Depósito Bancário

Esse também é um modelo muito comum, apesar de ser menos conhecido que a poupança. Funciona como se fosse um empréstimo ao banco. Você escolhe o valor e o tempo que o dinheiro ficará “emprestado” e após esse tempo você pode sacar esse valor mais a taxa que foi combinada com a instituição. Quanto mais tempo você deixar o dinheiro investido, maior é a taxa de rendimento. Em compensação nesse caso, diferentemente da poupança, é preciso ter um valor mínimo antes de investir no CDB que muda de banco para banco e é cobrada uma taxa de impostos, que também varia.

Vantagens

-Rende mais que a poupança

-É possível negociar com o banco o tempo e as taxas de rendimento

-É possível retirar o valor investido a qualquer momento

Desvantagens

-É cobrado imposto de renda sobre o investimento

-É necessário um valor mínimo para a aplicação

-Dependendo do banco podem ser feitas cobranças de taxas extras que vão diminuir seus ganhos

Título do Tesouro Direto

Esse é o que possui a maior taxa de rendimento entre os três mas também pode ser o mais complicado. Também funciona como um empréstimo, só que nesse caso você vai investir o seu dinheiro em títulos da dívida pública do governo. Esses papéis variam bastante no valor e no prazo e você pode ficar sabendo da porcentagem de rendimento antes (pré-fixado) ou durante (pós-fixado) sendo que nesse último vai variar de acordo com a taxa Selic e a inflação. Também é cobrado o imposto de renda e você até pode retirar o dinheiro antes do prazo mas corre o risco de não conseguir qualquer rendimento em cima do valor aplicado.

Vantagens

-Maior taxa de rendimento entre os três

-Os títulos possuem valores e prazos de vencimento variados

-Possui a segurança de negociar diretamente com o Tesouro Nacional

Desvantagens

-Pode ser arriscado para quem não está habituado com o mercado financeiro

-É cobrado imposto de renda sobre o investimento

-Se o resgate for feito antes do prazo é possível que não haja rendimentos

Além dessas existem outras formas de fazer o seu dinheiro render. Seja qual for a sua escolha, é sempre indicado procurar a ajuda de um especialista financeiro para te ajudar a tomar a melhor decisão sem correr riscos.