ALMEJA SER UM PASTOR ?             

As pessoas tem o pastor, o padre, o sacerdote como alguém exepcional, alguém que tenha um conceito, um exemplo além das pessoas comuns.

O pastor é tido como o "guru" das necessidades individuais, além de ser aquele que simplesmente dirige, administra, observa.

Quantas madrugadas o pastor é interpelado para dar um conselho, aquele que pode efetuar uma oração à busca da solução das enfermidades, da dôr e ansiedades.

O que difere o pastor de uma pessoa natural comum, além de saber que ele próprio ainda é um ser normal, tão natural e carente das mesmas necessidades que seus iguais?

O seu dever de ajudar, o seu desprendimento sacerdotal que o leva a ser alguém que se destaque como diferente. 

Sua principal característica está no seu chamado, sua vocação e seu próprio desejo de apassentar. É padecer junto, tomar para si próprio as dores do seu semelhante necessitado sem viver suas chagas.

Ser pastor não algo natural, precisa vir dos céus, Deus chamada e deseja que seus pastores se aparelhem, se capacitem cada dia mais, buscando estar à imagem d'Aquele que os chamou.

1ª Ts. 4.1 à 7 - Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais. Pois vocês conhecem os ensinamentos que demos pela autoridade do Senhor Jesus. O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus. Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas. Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.

- Ser pastor é muito mais que ser um pregador. Está além de ser um administrador de igreja.  Ser pastor é algo da alma, não apenas do intelecto, da POSIÇÃO ou da vontade. É pensar mais no semelhante do que em si mesmo, procurando suprir suas necessidades. 

-Muitos buscam do pastor, aquela pessoa que possa apaziguar seus anseios, acalentar suas emoções. Buscar ser ele o médico da alma, esquecendo-se que o pastor simplesmente aplica o receituário da palavra e faz menção pela sua experiência de algo que possa acalmar anseios.

- Ser pastor é sentir paixão pelas almas. É desejar a salvação de alguém de forma  intensa, que  leve à atitude solidária de repartir as boas-novas com ele. Ser pastor é tudo fazer para conseguir ganhar alguns para Cristo. È saber usar o cajado mais que o aguilhão na ponta da vara, que fere, que amedronta e que instiga. É chorar com os que choram, unindo-nos ao enlutado que perdeu um ente querido, é dar o ombro para o entristecido  é ser a companhia do solitário.

- Ser pastor é não ter outro interesse senão o pregar a Cristo. É não se envolver nos negócios deste mundo, buscando riquezas, fama e posição. É saber dizer não quando o coração disser sim. É não dar atenção demasiada para uns, esquecendo-se dos outros. Ser pastor é não envolver-se em demasia com as pessoas, ao ponto de se perder a linha do respeito, do carinho e da disciplina. Ser pastor é ser pai. É seguir a Deus, não ao coração. Ser pastor é ser justo. Ser pastor é estar pronto para a solidão. Ser pastor é ser profeta, como foram os que faziam de suas atribuições o  "assim diz o Senhor", uma tocha flamejante, um facho de luz, uma espada de dois gumes, afiada, proclamando aos quatro ventos a salvação e a santificação do povo de Deus. Ser pastor é ser marido e ser pai. É fazer de seu ministério motivo de louvor dentro e fora da sua casa. É não causar à esposa a sensação de que a igreja é uma amante, uma concorrente, que lhe tira todo o tempo da vida conjugal.

- Ser pastor é amar aos seus filhos da mesma forma que ensina aos pais cristãos amarem aos seus. Ser pastor é saber o momento de pedir perdão por uma palavra mal colocada em momento impróprio.. Se os pastores fossem super-homens, Deus daria a tarefa  aos anjos, mas preferiu fazer de pecadores, líderes de seu povo, pois, sendo humanos, podem mostrar aos demais que é possível ser bênção às pessoas, crentes ou não.

- Ser pastor é fazer o povo caminhar feliz, mais contente, é fazer a comunidade acreditar que o impossível é possível, é fazer o triste ser feliz, o cansado tornar-se revigorado, o desesperado ficar confiante e o perdido salvar-se. Ser pastor  é saber que guerras pastorais não são ganhas com armas, mas com palavras, e as do pastor são as palavras de Deus. 

- Ser pastor é saber envelhecer com dignidade, sem perder a jovialidade. É ser amigo dos jovens e companheiro dos adultos.. Ser pastor é fazer com que os filhos e os filhos dos filhos tenham um legado,  não de propriedades, dinheiro, poder político ou fama, mas o legado de  patriarca da família, daquele que viveu e ensinou o que é ser pai, ser um pastor, ser um companheiro dos companheiros,um cidadão de bem. Um verdadeiro exemplo a ser seguido pelas crianças que todo dia nascem e crescem e se tornam-SE pastores, como criança um dia foi cada pastor que vive, que viveu e viverá..

EIS QUE  A VIDA SEGUE...

1ª Tm.1.12 à 19 : Fé, Constância e Consciência. Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.  Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr 27.04.2016