Possibilidades...

Possibilidade significa "Eu posso". Em um sistema lógico é suficiente dizer que a possibilidade torna-se realidade. Mas isto não é fácil, um determinante intermediário é necessário. Este determinante intermediário é a "ansiedade".

Uma vez que eu vejo determinadas direções possíveis, concomitantemente, tenho a vivência do "Eu Posso".

Posso escolher entre elas e ir adiante e tentar conquistá-las ou posso simplesmente renunciar a qualquer avanço e permanecer onde estou, recusando as oportunidades...

É a possibilidade que faz com que o indivíduo se coloca frente a si mesmo. Um dar-se conta da própria contingência, da própria limitação, é dar-se conta também das suas possibilidades, pois é o conhecimento da limitação que enseja a consciência da possibilidade.

Há ansiedade em qualquer atualização de possibilidades...

Quanto mais possibilidade maior será o potencial de ansiedade.

Não há experiência mais dolorosa do que a ansiedade. Mas, ao fugir da ansiedade o indivíduo perde sua mais preciosa oportunidade de desenvolvimento como ser humano.

A ansiedade é melhor professor do que a realidade, pois, qualquer um pode, temporariamente, fugir à realidade evitando situações desagradáveis; mas a ansiedade é uma fonte de educação sempre presente, porque o indivíduo a carrega consigo mesmo.

A realidade é o fato externo pressionando o sujeito a ser objetivo, a manter com ela um relacionamento objetivo. A ansiedade é o fato interno impelindo-o a este relacionamento da realidade externa com a realidade internalizada, porém,impregnada de subjetividades...

Reinaldo Müller > "Reizinho"