O pós-tribulacionismo é o sistema de interpretaçao das profecias escatlógicas da Bíblia que entende que a Igreja Cristã passará pelo período todo (Sete anos) da Tribulação, e somente depois desse período ela será arrebatada ao Céu no encontro com Jesus nos áres. O retorno da Igreja à Terra se dará imediatamente após o arrebatamento.
Fica evidente que os defensores desta posição acreditam em uma única etapa da volta de Cristo,e essa volta se dá após a Tribulação.
Crêem os pós-tribulacionistas que a Igreja passará por esse tempo de grande sofrimento, pois entende que a Igreja sempre sofreu e não será poupada nos últimos dias da era da Igreja. Mt.24.29-31
Apoiam-se em va´rias passagens bíblicas, mas algumas se destacam, como Ap.13.7,8 - Pois creem que "foi-lhe dado que pelejasse contra os santos e os vencesse", se trata da Igreja e não de Israel.
Exsite um conflito enorme nessa visão, pois se Jesus Cristo já sofreu na Cruz por sua Igreja, sendo até morto com sofrimento dos mais cruéis, e sendo sua Igreja extensão do seu corpo, ou melhor, o próprio corpo de Cristo. segue-se, então, que Jesus sofrerá novamente! Isso é uma incoerência teológica.
Das três teorias, ao meu ver, esta é a mais fraca delas, pois é incoerente em muitos pontos, se estudados com afinco e sem parcialidade.