Samuel Silvestre Zaqueu[1]

Carolina Armindo Massingue[2]

Resumo

O presente artigo intitulada: Pós-Humanidade como Consequência do Progresso da Biotecnologia em Dominique Lecourt. Tem como objecto do estudo a ideia da pós-humanidade e enquadra-se na linha de pesquisa da Bioética. Neste trabalho, pretendemos analisar a ideia de que a biotecnologia rementem-nos a pós-humanidade enquanto um conjunto de novas formas de vida adoptadas pelo Homem, mas o que levá-nos ao debate é a questão segundo a qual, será que a pós-humanidade é consequência dos aspectos negativos ou positivos das biotecnologias? No entanto, a resposta brota de três posições; dos biocatastrofistas que respondem negativamente o desenvolvimentos das biotecnologias, a segunda dos tecnoprofectas que respondem numa dimensão do optimismo exagerado, por fim a posição de Lecourt a qual tende a mediar o desenvolvimento da ciencia e a ética. Importa referir que a biotecnologia é uma técnica de manipulação genética das espécies, e com o progresso da técnica há novas formas de vida que os seres humanos adoptam, na medida em que através das biotecnologias um ser humano pode melhorar a sua saúde, tal é caso de um individuo com um pé amputado, elas dão a possibilidade desse ter um pé artificiais.

Palavras-chave: Pós-humanidadde, Progresso da biotecnologia, biocatastrofistas e Tecnoprofectas

Introdução

O presente artigo intitula-se, Pós-Humanidade como Consequência do Progresso da Biotecnologia em Dominique Lecourt. Esta enquadra-se na área da Bioética e tem como objecto do estudo a ideia da pós-humanidade.

Objectivo geral do presente trabalho é analisar a ideia de que a biotecnologia rementem-nos à pós-humanidade enquanto um conjunto de novas formas de vida adoptadas pelo homem. Mas essas biotecnologias são vistas em três prespectivas, a primeira dos pessimistas, aqueles que consideram, a manipulação genética, a clonagem, a inseminação artificial, etc, como processos diabólicos. A segunda dos optimistas exagerados, aqueles que prevêem um futuro próspero da humanidade, afirmando que homem será como uma máquina e não terá nenhum problema de saúde. Por fim, o ponto de vista de Lecourt, autor da nossa pesquisa, com a ideia de um optimismo moderado, onde para ele as biotecnologias constituem um perigo, na medida em que não há uma consciência ética na técnica, mas elas têm um benefício para humanidade. Significa que Lecourt pretende procurar um meio-termo entre os condenam radicalmente as biotecnologias e os consideram como meio para alcançar o paraíso.

Para a materialização do nosso objectivo geral, o trabalho procurar contextualizar o pensamento de Lecourt, desenvolver o pensamento sobre a biotecnologias e a pós-humanidade, por fim, explicar as criticas de Lecourt à biotecnologia.

Com o desenvolvimento das biotecnologias houve transformações, na medicina, na agricultura ate na própria existência humana, onde com as tecnologias já é evidente na medicina novas formas de procriação. O homem passa actualmente a confiar nas máquinas como meio para superar seus obstáculos, de maneira que o homem almeja de certa forma paulatinamente transformar em uma máquina, a partir do momento que há facilidade, por exemplo de viver com melhor dos corpos artificiais.

Os estudos pioneiros sobre a biotecnologia apresentam técnicas rudimentares como as de fermentação que isolavam e usavam os microorganismos, sem conhecimento de sua existência. Com as biotecnologias modernas inicia-se a possibilidade de manipulação dos seres vivos, dentro disso, a situação mais alarmante consiste no facto do homem que é usado como objecto de experimentação. Dentro disso, podemos afirmar que as biotecnologias apresentam dois lados opostos e irreconciliáveis. O primeiro lado é o melhoramento da vida do homem; e o segundo lado é a destruição do homem. Dai que, brota a seguinte questão: será que a pós-humanidade é consequência dos aspectos negativos ou positivos da biotecnologia?

A escolha do tema e do autor deve-se a dois motivos, o primeiro é facto de pretendermos trazer em debate a ideia do progresso da tecnologia, pois, no início da modernidade, a tecnologia terá deixado a humanidade optimista. Pensava-se que a tecnologia ia resolver todos os problemas do homem, como as doenças, a habitação, a alimentação, os meios de circulação, etc. Todos ficaram optimista quanto as tecnologias. Ninguém imaginava que as tecnologias tinham seu lado oculto, que é a destruição do homem. Segundo, é o facto de as pessoas condenarem e supervalorizarem as tecnologias sem entendê-las pormenorizadamente. Todos querem discutir sobre as tecnologias, mas poucos entendem o significado delas na vida do homem. Desta feita, consideramos pertinente buscar o pensamento de Lecourt de modo a percebermos como ele trata do assunto referente ao desenvolvimento das tecnologias. Podemos ainda salientar a ideia de que, o tema é pertinente isto porque convida a humanidade a tomar consciência desse progresso da tecnologia.

Para a efectivação deste trabalho, usámos a revisão bibliográfica e a hermenêutica textual como metodologia. [...]