A biodiversidade de insetos é boa para a economia; por exemplo, em um estudo recente de Peter Reich, cientistas analisaram milhares de florestas ao redor do mundo (dados de 777.126 lotes florestais) e descobriram que terrenos com maior número de espécies de insetos crescem maior e mais rápido do que aqueles com pouca variedade de espécies.

O que faz sentido, insetos da mesma espécie absorvem água, luz e nutrientes da mesma maneira, acabam competindo entre si enquanto insetos de diferentes espécies trabalham de maneira diferente e são menos competitivos, juntos eles acabam utilizando recursos disponíveis de maneira mais eficiente. Essa melhor produtividade acaba refletindo em seu potencial produtivo que interessa às empresas.

Economistas estão encontrando maneiras de economizar com a biodiversidade de insetos em outros lugares também; em fazendas, diferentes polinizadores trabalham em diferentes horários, então, manter um diverso grupo de insetos ajuda a garantir que a colheita dará frutos e dinheiro o ano inteiro.

Em lagos e rios, quanto maior o número de insetos comedores de toxinas, maior o número de poluentes que eles conseguem limpar, ajudando a reduzir o gasto multibilionário de manter limpas as vias navegáveis. Ajudam a enriquecer a biodiversidade dos ecossistemas.Importâncias: Polinização-abelhas, pragas agrícolas-lagartas, controle biológico-parasitóides, alimentação-mel, Entomologia Forense-Perícia Criminal.

Filo Arthropoda, Subfilo Hexapoda (Classe Insecta), representados pelos insetos.

Filo Arthropoda, Subfilo Hexapoda (Classe Insecta), representados pelos insetos. Qual o principal fato relacionado como sucesso dos insetos como animais terrestres? A locomoção e mais precisamente o vôo, apresentam asas. Podem estar presentes em outros ambientes e se deslocarem a longas distâncias.

Corpo dividido em três segmentos: cabeça, tórax e abdome. há uma par de pernas em cada segmento torácico; um exoesqueleto rígido composto por escleroproteínas, além da quitina que confere maior rigidez neste animal. No tórax há todos os apêndices locomotores. Na morfologia da cabeça: um par de olhos compostos formados por omatídeos, 2/3 ocelos ou ausentes (percepção da variação da intensidade luminosa: antenas, apêndices sensoriais e peças bucais; suturas-sulcos marcados na superfície externa do tegumento.

Peças bucais bem variáveis entre os grupos de insetos. Tipos de aparelho bucal relacionado com os hábitos alimentares do inseto: mastigador, perfurador-mosquito, sugador/espirotromba-borboletas, ou mosca-domética. Tórax: Protórax, mesotórax e Metatórax, segunda região do corpo dos insetos com apêndices locomotores: 3 pares pernas(coxa, trocânter, fêmur, tíbia e tarso) e par de asas.

Não possui apêndices locomotores, outros apêndices: cercos, filamentos, estilos. Máximo de 12 segmentos abdominais-urômeros. 3 tipos: séssil-baratas/besouros, livre-mosca/abelha/borboleta, penduculado-vespa/formiga. Funções do tegumento: Proteção mecânica, química e biológica.

Entre os Hexápodas, os Entognatha, entre os monofiléticos mais primitivos, em taxa basal da árvore onde começou a família de Artrópodes, e subfilo Hexápoda, que compreende um único grupo monofilético. Com um antepassado comum, e os demais hexápodas ramificaram daí, com um número de traços diferentes, que são conservado dentro de todos hexápodes, sinapomorfias, ou traços mórficos que unem todos hexápodas: presença de três tagmas marcados, cabeça, tórax e abdome.

Três pares de pernas ligadas ao exotórax, ou seis patas,criaturas de seis pernas. Essa percepção que os hexápodas são monofiléticos nos permite construir outra árvore, ou subárvore, em uma árvore genealógica hexápoda, a raiz desta árvore: primeiro conjunto do táxon-Protura, Collêmbola,

Diplura-Entognatha (polifilético). Classicamente agrupado, recentemente houve monofilia neste tipo de questão, neste trabalho genético deste grupo Entognatha, não é de fato monofilético, uma única entidade natural verdadeira, mas estes grupo meio que evoluíram em trajetórias separadas do hexápoda basal, uma questão a discutirmos. Seu nome nos sugere o posicionamento das partes da boca.

Ento: dentro; Ecto: fora; Gnatha: mandíbula. Partes da boca são realmente retiradas da cápsula da cabeça, este não estão fora e sobre, enquanto dentro do HexápodaEntognatha. Já entre os insetos as partes da boca são realmente fora da cápsula da boca, ou da cabeça.

Entre os Hexápodas como eram tradicionalmente definidos como Colêmbola, e Dipura como hexápodasEctognathas; contidos apenas em insetos, assim, portanto, insecta seria sinônimo e o primeiro desses grupos. Já a classe Protura, em 3 ordens; cabeça-cone, ametábulos, pernas frontais, pigmentação.

Proturas são referidas como mãos-de-cone, estas são bem pequenas( 1-5mm), moradores do solo, faltam olhos, há pigmentação, na verdadeira formiga, suas pernas são modificadas em tipo antena-tátil, órgãos sensoriais. Há tipos de desenvolvimentos diferentes entre os Ametábolos (ovo/jovem/adulto-tesourinha), hemimetábolos(ovo, ninfa, adulto-barbeiro) e holometábolos (ovo, larva, pupa, adulto-borboleta); Diferente dos paleoptera e neopetera. Passam por metamorfoses, desenvolvimento desde o início onde começa com o ovo.

Características diagnósticas: Têm patas articuladas, crescimento corporal em função do tempo (exoesqueleto/quitina), muda ou ecdise. Podemos citar: piolho, pulga, barbeiro (percevejo), Aedes aegipti, mosca Drosófilamelanogaster, formiga (dividida em cabeça, tórax e abdômen; 3 pares de patas/6 patas; um par de antenas).

Nos insetos há aberturas laterais para respiração, os espiráculos, entradas de um sistema de canais que se ramificam para o interior do corpo do animal, estrutura parecida com nossa traquéia, conectados a sacos-de-ar, através do movimento de contração e expansão, entrada e saída de ar dessas traquéias. O sangue-Hemolinfa, sem pigmento respiratório-como nossa hemoglobina, dos insetos não transporta O nem CO2, uma vez que ar entra diretamente em suas células (respiração traqueal).

Excreção é associada ao sistema digestório, um sistema de túbulos, estrutura chamada de Túbulos de Malpighi, filtram a hemolinfa e lançam os excretas diretamente nos intestinos, possuído ácido úrico que economiza água na eliminação-adaptação ao ambiente terrestre. Reprodução, desenvolvimento direto-animal nasce em forma do adulto, e indireto-nasce com forma diferente da do adulto, onde ocorre a metamorfose. Ametábolos, sem metamorfose: ovo, jovem, Imago-desenvolve aparelho reprodutor (traça-do-livro).

Hemimetábolos, 'meia metamorfose'-ou incompleta: do ovo, uma forma sem asas, aparelho reprodutor não desenvolvido, alimenta-se a ninfa, desenvolve asas e aparelho reprodutor e torna-se adulto: grilo, gafanhoto, cigarra, libélula, louva-a-deus, percevejo, barata. Maioria dos Insecta são Holometábolos, metamorfose total. O Hemiptera percevejo ao se alimentar de sua presa Diptera e duas formigas do gênero Crematogaster (Hymenoptera) tentando se aproveitar da situação.

O gênero Crematogaster é um dos mais bem sucedidos grupos de formigas, com mais de 400 espécies (quarto maior gênero de formicídeos), com distribuição mundial. Possuem um mecanismo biológico de defesa através de uma substância química que é liberada pela abertura que possuem na ponta do abdômen. O percevejo para se alimentar da sua presa libera uma substância química através do seu sistema bucal, espécie de canudo. Essa substância dissolve a presa por dentro e assim, o percevejo suga o líquido para se alimentar.

Na embriogenia dos insetos o tipo de clivagem é espiral.O Sistema Circulatório dos insetos é do tipo fechado, envolvendo a atividade de estruturas como a Aorta Dorsal, a Hemocele, o Seio Pericárdico e Órgãos Pulsáteis Acessórios.Os principais hormônios envolvidos na ecdise são a ecdisona, o hormônio juvenil, o hormônio protoracicotrópico e a enzima luciferase.Na maioria dos insetos, o protórax e o mesotórax apresentam um par de asas cada.

O sistema digestivo dos insetos consiste em um estomodeu, um mesênteron e um proctodeu.A membrana peritrófica, presente no sistema digestório dos hexápodes, tem a função de secretar enzimas que ajudarão na digestão dos alimentos.A maioria dos insetos realiza as trocas gasosas através dos túbulos de Malpighi.

Os principais órgãos endócrinos envolvidos na regulação dos processos de ecdise e de metamorfose dos insetos são: o cérebro, as glândulas protorácicas, os corpora cardiaca e os corpora allata.As pernas de um inseto são compostas basicamente por seis artículos: coxa, trocanter, fêmur, tíbia, tarso (frequentemente dividido) e pré-tarso (tipicamente com garras).Os insetos podem possuir aparelho bucal mandibulado (mastigador) ou hausteladas (estilete, espirotromba, embebedoras).

 

Referências:

Fontes (emInglês) Bartomeus, I., Park, M.G., Gibbs, J., Danforth, B.N., Lakso, A.N. and Winfree, R., 2013.

Biodiversity ensures plant–pollinator phenological synchrony against climate change. Ecology Letters, 16(11), pp.1331-1338.

Dee LE, Miller SJ, Peavey LE, Bradley D, Gentry RR, Startz R, Gaines SD, Lester SE. 2016

Functional diversity of catch mitigates negative effects of temperature variability on fisheries yields. Proc. R. Soc. B 83: 20161435. http://dx.doi.org/10.1098/rspb.2016.143

Delgado-Baquerizo, M., L. Giaramida, P. B. Reich, A. N. Khachane, K. Hamonts, C. Edwards, L. Lawton, B. K. Singh. 2016.

Lack of functional redundancy in the relationship between microbial diversity and ecosystem functioning. Journal of Ecology doi: 10.1111/1365-2745.12585

FAO, “Global Forest Resources Assessment 2015 - How are the world’s forests changing? ” (Food and Agriculture Organization of the United Nations, Rome, Italy, 2015) FAO, “Contribution of the forestry sector to national economies, 1990-2011” (Food and Agriculture Organization of the United Nations Rome, 2014) Garibaldi, Lucas A., et al. ""Mutually beneficial pollinator diversity and crop yield outcomes in small and large farms."" Science 351.6271 (2016): 388-391.

Isbell, Forest, et al. ""Biodiversity increases the resistance of ecosystem productivity to climate extremes."" Nature 526.7574 (2015): 574-577.

Isbell, F., Tilman, D., Polasky, S., &Loreau, M. (2015).The biodiversity‐dependent ecosystem service debt. Ecology letters, 18(2), 119-134.

Liang J, T Crowther, GFBI, and PB Reich. 2016. Positive biodiversity–productivity relationship predominant in global forests. Science 14 Oct 2016: Vol. 354, Issue 6309, DOI: 10.1126/science.aaf8957. http://science.sciencemag.org/content

Liang, J, M Zhou, PC Tobin, AD McGuire, PB Reich. 2015. Biodiversity influences plant productivity through niche–efficiency. Proceedings of the National Academy of Sciences 112:5738–5743.

McCarthy, Donal P., et al. "Financial costs of meeting global biodiversity conservation targets: current spending and unmet needs." Science 338.6109 (2012): 946-949.

 Reich PB, D Tilman, F Isbell, K Mueller, S Hobbie, D Flynn, N Eisenhauer. 2012. Impacts of biodiversity loss escalate as redundancy fades. Science 336:589-592.

Tilman, D, PB Reich, J Knops, D Wedin, T Mielke, C Lehman. 2001. Diversity and productivity in a long-term grassland experiment. Science 294: 843-845.