Games não se tratam mais apenas de entretenimento. Muitas empresas e instituições já utilizam a ferramenta para engajar, educar e até criar novos laços com consumidores. Saiba mais

Lembra aquela época em que seus pais falavam para você para de jogar videogame, pois já estava há muito tempo na frente da televisão? Se fosse hoje, seria possível argumentar que não era apenas diversão, e sim um estudo para utilizar essa atividade em sua carreira profissional. Atualmente, games não ficam apenas restritos ao segmento de lazer, mas também de negócios e até educação.

Primeiramente, é necessário entender o conceito de Gamification. Este conceito trata sobre a técnica de tornar sistemas operacionais, plataformas e jogos como fatores de divertimento e motivação. Para empresas, é um caminho para obter o engajamento de seu cliente. Por meio do entretenimento, o jogador permanece conectado interagindo com o produto da empresa.

A Nissan, por exemplo, possui um aplicativo no exterior que permite aos donos do modelo Nissan Leaf compararem suas performances com outros motoristas locais, recebendo medalhas de bronze, prata e ouro conforme cuidado com o veículo.

Além disso, o próprio exército dos EUA utiliza o conceito de Gamification para atrair novos recrutas. No site deles, é possível ter uma experiência virtual de estar no exército.

Por fim, o Gamification também é muito usado na educação, e talvez seja nesse segmento sua maior importância. Em escolas, ele é muito útil para ensinar matemática, história e outras disciplinas.

O mercado de games está em crescimento no mundo. No Brasil, mesmo com a crise, a indústria de jogos consegue expansão. Notícias sobre games também são bastante acessadas, pois a procura por parte do consumidor é constante.

Sua empresa já usa o conceito de Gamification? Estude seu público-alvo e pense em ideias de como aproveitar essa modalidade a seu favor.