POR QUE VOCÊ DEVE ESTUDAR?

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Esta pergunta norteia nossa vida faz um bom tempo! Como professor tenho conversado e instigado meus alunos a refletir acerca da importância do estudo em sua existência. Apesar de vivermos em um país que não leva com seriedade a integridade de seus cidadãos, estimulando ações de indecência, precisamos acreditar nos aspectos morais, nos bons costumes e no estudo que podem determinar a conduta e lado bom do viver.

            Primeiramente preciso afirmar que o estudo em sua integridade contribuiu para o crescimento intelectual do ser humano. A capacidade de discernimento frente aos problemas, bem como a flexibilidade para tomar as decisões corretas são desenvolvidas pelo estudo, uma vez que este tira a viseira que atrapalha o olhar futurístico de quem não consegue superar o senso comum.

            Tenho na mente os ex-alunos que me encontrarem, arrependem-se de não ter continuado seus estudos, pois ignoraram conselhos e hoje não vivem de forma confortável. Na caminhada existencial, posso afirmar que me tornei vencedor por meio dos estudos. Antes da formação acadêmica, não tinha qualidade de vida, após ter diploma em licenciatura de História, as possibilidades e caminhos foram abertos, possibilitando o ingresso em concursos públicos e o galgar outros rumos no fascinante mundo da educação. 

            Portanto, amigo leitor, não há tempo para buscar a realização focada nos estudos. Estive em Capinzal (SC) nesta semana e percebi que a UNOESC formou a quarta turma da Universidade da Terceira Idade (UNITI). Esta é uma prova que nesta vida, quando se tem desejo, existe a possibilidade da realização profissional na perspectiva dos estudos.

            Lamentavelmente, percebo que há inúmeros jovens que perdem o foco em seus estudos. Muitos desanimam ainda no Ensino Fundamental, outros nem o Ensino Médio concluem e uma parcela pequena segue para o Ensino Superior, sem deixar de mencionar que muitos ao concluir a faculdade, continuam na mesmice, ou seja, não souberam aproveitar a oportunidade que a vida lhes deu.

            Obviamente que a nação não se encontra em seus melhores dias, os políticos não tem interesse em criar estratégias para quem estuda; mas, o fundamental é acreditar em seus sonhos, ir para a luta, mesmo com desafios, sem perder a capacidade de sonhar com dias melhores, mas tendo o estudo como fonte de inspiração. Com base nos povos orientais, deveríamos fazer da crise e de cada problema, trampolins para alçar grandes voos. 

            E outra questão: se a vida é uma batalha onde precisamos demonstrar o nosso valor, saiba utilizar dos estudos (teoria) e com a dinâmica da vida (prática) fazendo deles os alicerces da existência focada no sucesso. Deixe de olhar para os outros; observe sua vida e dela tire as energias necessárias para tornar-se um campeão, não no aspecto financeiramente, mas como alguém realizado que sabe viver feliz e, nesta dimensão os estudos devem ser grande aliado!

            Boa sorte para você que se encontra neste estágio! Para quem ainda não descobriu a importância dos estudos, nunca é tarde para desfrutar deste grande aliado que ajuda a encarrar os desafios da existência!

            Deus abençoe todos! Até o próximo!