Os cereais integrais são alimentos extremamente ricos em fibras e necessários para o bom funcionamento do organismo.

As fibras são responsáveis ainda pela sensação de saciedade, controle da glicemia e até mesmo redução da absorção de gorduras dos alimentos. No entanto, os benefícios desse grupo alimentar são ainda maiores.

Os cereais são ricos também em carboidratos, proteínas e gorduras boas, os famosos ômegas 3 e 6, além de minerais antioxidantes e vitaminas que participam da maioria das atividades do organismo, como a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Assim, as fibras podem ser consideradas ótimas fonte de energia e nutrientes.

É importante saber que para que um grão seja considerado integral, é preciso que este esteja completo e possua três camadas: o farelo, denominado comumente de casca, o endosperma, porção intermediária e o gérmen, que é a semente. Então, procure sempre por alimentos integrais ou que preservam as substâncias naturais dos cereais.

Por exemplo, o farelo que compõem a parte externa é muito rico em vitamina B, proteína e minerais; já o endosperma constitui uma excelente fonte de energia para o corpo, já que possui carboidratos complexos; e o gérmen, que por sua vez, possui alta quantidade de minerais, vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes, esse é o que mais encontramos para consumo.

As fibras quando consumidas em excesso podem desregular o organismo, então o ideal é até seis porções diárias de alimentos com alto teor. Para quem não consegue, tente pelo menos no café da manhã comer um pão com alguma fibra como aveia e centeio ou um mingau de aveia, no lanche uma semente de linhaça ou algum biscoito com quinóa, por exemplo. O milho e o trigo podem ser consumidos com mais facilidade, então insira na dieta e tenha uma vida mais saudável.