O termômetro é um instrumento medidor de temperatura e por isso é indispensável. Muito utilizado na área de medicina, o termômetro responsável por nos informar a real temperatura corporal pode ajudar muito nos diagnósticos de algumas enfermidades.

Existem vários tipos de termômetro, o mais conhecido, porém é o de mercúrio, aquele mesmo que todos têm em casa para diagnósticos de febre. Sua forma consiste em um tudo de vidro fino fechado a vácuo e uma pequena parte em formato de gota em uma de suas extremidades onde se encontra instalado o mercúrio, esta substância é extremamente sensível ao calor alastrando-se rapidamente pelo corpo do termômetro quando este estiver exposto a alguma variação de temperatura, variações estas que podem ser bem pequenas, mas ele nos mostra esse resultado.

O processo de calibração deste pequeno instrumento de precisão visa sempre a busca pela exatidão com uma mínima margem de erro durante o processo.

A calibração nada mais é do que a verificação se o resultado obtido está de acordo com os padrões pré-estabelecidos. O que garante a eficácia para um diagnóstico mais preciso, sem erros.

Algumas medidas de temperatura são indispensáveis em estudos ou pesquisas, é importante sempre enfatizar a importância da qualidade apresentada no resultado destes aparelhos.

Outra função importante deste instrumento e que é muitas vezes utilizados pelas pessoas em casa, é a medição de temperatura da água de banho de uma criança, por exemplo, dependendo somente da pele para obter essa sensação não é recomendada, então mais do que nunca precisaríamos de um termômetro de boa qualidade afim de evitar possíveis acidentes.

O mesmo raciocínio vale para o controle de viveiros de alguns animais, como os aquários de peixes, por exemplo, a temperatura da água deve ser controlada de acordo com a temperatura ambiente externa, um erro provocaria a morte dos animais.

É de extrema importância que os fabricantes destes equipamentos façam o uso de calibração rbc, ou seja, uma calibração autorizada pela Rede Brasileira de Calibração, rede que realiza este procedimento de acordo com os padrões estabelecidos pelo órgão fiscalizador, o Inmetro. Um equipamento que possui este certificado lhe dá a segurança de garantia e confiabilidade nos resultados obtidos pelo instrumento.

Muito além da importância de se ter um instrumento como o termômetro, é ter a garantia de sua eficiência, por isso procure sempre se informar sobre esta questão na hora de escolher o seu.