Por que Provas escritas não funcionam?

            O sistema atual que se utiliza para avaliar um aluno é por meio de escrever, seja por lição de casa, seja por trabalho, seja por prova, seja por atividade.

            Mas como inovação, as escolas começaram a usar trabalhos alternativos, e provas orais, apesar de não ser uniforme e formal entre as escolas. O que estou propondo é justamente essa inovação, mas detalhada e formalizada.

Escrita

            O sistema que usamos atualmente para avaliar um aluno é a: Escrita. Ou seja, o aluno expressa o que aprendeu através da Escrita, esse é um ótimo sistema de avaliação por sinal, mas sozinha, avalia de forma distorcida o aluno, já que é a única forma. Se houver outras, juntas, elas indicaram com mais realidade o aluno.

            Essa avaliação sozinha é apenas: Decore isso! Decore Aquilo! Decore esse trecho! Grife e decore! Portanto, na sua forma pura, não deve ser levada a sério. (Apesar de que estão reformando, preferindo questões mais racionais, que ‘‘Decorebas’’).

Para demonstrar o que eu estou dizendo, citarei um amigo de minha antiga escola, vamos chama-lo de Vermelho. Ele tirava notas muito boas!

            Apesar de Vermelho tirar notas boas, ele quase sempre me pedia ajuda nas atividades, eu ajudava. E eu ainda tentava o fazer descobrir por conta própria, dando indiretas e dicas, mas ele não parecia querer isso. Ele me pedia ajuda para coisas saturadas, que ele já deveria ter descoberto após algumas ajudas minhas. Isso é uma prova, que ele usava o sistema ‘‘Mecânico’’ [i]de aprendizagem, decora tudo, põem isso na prova. Logo esquece, ou seja, para o professor, ele respondeu tudo certo, mas para ele mesmo, ele está perdido na própria consciência. E tem muitas pessoas assim, que apenas tiram proveito do sistema ‘‘Mecânico’’, para se der bem na prova, sendo que na realidade, não se aprendeu nada.  

Portanto, acredito que o Sistema Escrito deve ser reformado, optando por questões que façam o aluno pensar. Ou também famoso: ‘‘Justifique sua Resposta’’, apesar dos professores estarem aceitando qualquer justificativa como resposta.

Prática

            Na história supracitada, creio que seja necessário criar o sistema prático, que seria o principal fator da nota, já que ela seria a Prova Confirmada, que o estudante soube interpretar a aula.

            Por prática, eu indico trabalhos. Não qualquer tipo de trabalho, em que é passado o Tema, e o aluno apenas reproduz, se baseando em pesquisas. Mas em trabalhos que é passado, e o aluno cria. Exemplificando: ‘‘Ei Alunos, vocês terão que fazer um teatro, mostrando como é XXXXX’’ Dando preferência a trabalhos em grupos, assim somos acostumados a trabalhar em equipe.

            Esse tipo de trabalho pode ser feito em qualquer matéria e tema. Geografia: - Ei Alunos, criem um novo país, informando sua geopolítica. Matemática: - Criem uma empresa, e calculem sua logística! História: - Façam um teatro mostrando como era a vida dos habitantes da União Soviética. Ciência: - Moldem um boneco com Anatomia humana.             Português: - Criem um poema.

            Esse tipo de prova serve, para realmente ver se o aluno aprendeu, muitos alunos passam de ano, sem ao menos saberem os fundamentos mais básicos da matéria. Ou pior, aqueles que realmente entenderam o tema, mas não sabem por em prática, pois não foram acostumados a entender em que situação da vida real se aplica aquilo.

Oral

            Para provar minha teoria que deveria haver uma avaliação oral, irei citar Azul. Ele não era muito bom em escrever, tinha notas relativas, mas não era muito bom! Mas tinha uma matéria que ele se destacava, que era história, por quê? Todo mês o professor de história, fazia ‘‘Prova Oral’’ Professor: ‘‘Guardem o material, que agora é prova oral. Bom, vamos começar você da primeira fileira! Você pode me responder, Como funcionavam os Engenhos?’’, Ele ia por ordem de fileira, de modo, que quase sempre reiniciava. Cada pergunta valia um ponto, Azul quase sempre se dava bem nas perguntas.            

            Isso me fazer acreditar que deveria existir uma avaliação Oral. Até porque é sempre bom, melhorar nossa oratória, além de que poderia incluir pessoas que se expressem melhor por fala, não iriamos querer perder pessoas potentes, em nossa sociedade!

Aplicação

            Mesmo defendendo aplicação desse sistema, vulgo alterações bruscas, já que podem prejudicar alunos que não foram acostumados a serem avaliados dessa forma. Devemos construir uma casa de baixo pra cima. Os estudantes que recém ingressaram, devem ser os primeiros a se acostumarem, portanto o Primário um, ou mais conhecido como ‘‘Pré-1 ’’. Depois de um ano, é aplicado no Primário dois. Passa-se mais um ano, e é aplicado na Primeira série, assim por diante, até ser aplicado em todas as séries.          

Nada de demasiado custo, não se precisaria de novas infraestruturas. O mais caro talvez, seja ensinar os professores, a avaliarem da nova forma. Considerando, a idealização de novas apostilas, tiragem, atualização dos professores de universidade, entre outros, realmente seria, um grande custo, mas como aqui não visamos uma alteração do dia pra noite. É viável, começar e a fazer tiragem aos poucos, incluir o conteúdo nos livros aos poucos, dar ensinamentos aos poucos.

Finalização

            Devemos então, criar e inovar a nossa avaliação. Não adianta ficar sempre na prova. O que vem a ser feliz, é que estamos reformando esse sistema, e começaram a falar de ‘‘Participação’’, apesar de que na minha experiência própria não dar credibilidade á avaliação, mas isso fica a outro texto.                    

            Acredito que a avaliação prática, sirva para ensinar o aluno em que situações da vida, se aplicam aquilo que ele aprendeu. De acordo com a teoria de Ausubel, é necessário explicar para o aluno, a importância do que se aprende, para despertar o interesse dele. Para mim, ‘‘Forçar o aluno na marra’’, e claro explicar também, em seus trabalhos em grupos. Assim o Aluno aprende sozinho, a importância de aprender.   

            Já a avaliação oral, serviria mais para incluir alunos, que falem melhor. Assim como Azul. Além que isso poderia melhorar a oratória do aluno, com isso a pronúncia mais correta, falar ‘‘Trava-Línguas’’, etc... Mas ainda sim, as avaliações Orais, e Escritas, são meras avaliações. Dando ênfase, e ênfase, e mais ênfase, á avaliação prática.

            Nota Alheia: Melhorar a educação, não se consiste em apenas tacar bilhões de reais nas escolas, e esperar algo disso. Mas se consiste numa boa gestão. Com uma boa gestão, até um real a mais no orçamento, se pode tirar proveito disso.

Referências

            SUPER INTERRESANTE, ACESSO EM 07/10/2019: https://super.abril.com.br/tecnologia/a-decoreba-ja-vai-tarde/

                A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Gilma Maria Carneiro de Paula1 Gislene Lossnitz Bida2: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1779-8.pdf

                Apoio: https://fia.com.br/blog/metodologias-ativas-de-aprendizagem/

                A maior fonte usada é minha própria experiência como aluno.                                                                                                                   

 

[i] Sistema ‘‘Mecânico’’: o termo foi escrito originalmente na A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIGICATIVA, de Gilma Maria Carneiro de Paulo e Gislene Lossnitz.