Por que os vinhos chilenos são tão bons?

Por Ricardo Braz | 06/12/2012 | Receitas

Estudiosos afirmam que beber uma taça de vinho por dia melhora a saúde cardiovascular. Mas os amantes de vinho alegam que há muito mais do que esse benefício em uma taça, principalmente se acompanhada de um bom aperitivo ou tira-gosto.

Beber vinho é um costume cultural, principalmente de cidades produtoras de uva, como partes da França, Argentina e Chile. Os primeiros, os franceses, acabam chegando com preços abusivos no Brasil, por isso, apreciadores brasileiros de vinhos podem consumir os vinhos da América do Sul sem medo, principalmente os chilenos, pois eles têm preço reduzido e a mesma qualidade e sabor dos europeus.

Os melhores vinhos chilenos, por exemplo, são bastante apreciados, pois sua uva cresce no clima mediterrâneo, ficando com um sabor exótico e delicioso. Por causa disso também e das condições geográficas do Chile, 75% das suas uvas são tintas. Por isso, é possível encontrar bons Merlot, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.

Se você tiver a oportunidade de ir ao Chile, não deixe de conhecer as vinícolas de Santiago – ótimo passeio turístico, até mesmo para quem não entende nada de vinho!

Nossos “hermanos” argentinos não devem nada aos Chilenos. Na região de Mendoza, onde 70% dos vinhos argentinos são produzidos, há mais de 1000 bodegas e muitas plantações de uvas. Fazer turismo lá também é delicioso e imperdível. Muitos lugares ainda oferecem cursos para quem quer se aprofundar no assunto, como parte da viagem.

Prefere Whisky ao vinho?

Vale saber, então, qual é o Whisky mais caro do mundo. A rara bebida, chamada Whisky Macallan, tem mais de 60 anos e foi vendida por R$ 765 mil. Dá até dó de tomar, né?