Por que o SUS está na UTI

 

Abro a internet e jornais e lá vem a velha estória, pessoas nas filas, por atendimento, por cirurgias, por exames, por leitos.. Enfim, fila para sobreviver.

Falando em estórias vamos iniciar com a História do SUS, vou fazer um breve passeio como surgiu o SISTEMA UNICO DE SAÚDE.

O SUS se mistura com a História do surgimento do Brasil, onde principais problemas de saúde foram com a chegada do home branco, livre e pobre vivendo de forma precária, não havia saneamento , logo vieram , os negros que viviam ainda mais precariamente em senzalas e mais, os trabalhadores rurais .

O Brasil teve grandes problemas com epidemias tanto rurais, quanto urbanas, devido a falta de cuidados sanitários nos século XVII E XIX.

Com o crescimento da cidade devido a industrialização, o problema só passa a ser PROBLEMA  quando começa a atingir a camada elitizada, dominante , porque até então eram mestiços, negros, pobres e trabalhadores rurais que adoeciam com as pandemias e epidemias .Os cuidados derivava de curandeiros, boticários e da igreja católica., todavia esses atendimentos tinham de ser pagos , nem se cogitava em política publica na área de saúde . E novamente aqueles que tinham como pagar, tinham chances de cura, senão contavam com a sorte. O passado ás vezes volta ao presente, ainda hoje tenho essa leve impressão.

Com a chegada da família real no século XIX- claro eles não poderiam adoecer e estavam preocupados com as epidemias, trouxeram a 1º escola de medicina do Rio de janeiro e da Bahia.

Não poderia deixar de comentar o nome de Oswaldo Cruz Médico ,sanitarista, criando assim o primeiro laboratório, e com isso  a revolta da vacina, onde as pessoas eram obrigadas a serem vacinadas contra varíola , de forma brutal e desinformada. E seguiam boato, na época que a vacina tinha a finalidade de morte e não de cura. Até por que o governo na época tinha a intenção de remover a camada pobre que enfeava a cidade, fazendo que eles fossem para encostas e morros formando, assim um outro problema, as favelas mas isso é um assunto que comentarei em outra ocasião . Em falar em Oswaldo Cruz vale lembrar, um ato que fico chocada sempre que revejo esse fato , é a questão da PESTE NEGRA OU PESTE BUBONICA que matou cerca de 390 mil pessoas , ou seja metade da população carioca, na época.Era transmitida através da pulga dos ratos. O governo criou a Caçada ao ratos, em que uma certa quantidade de ratos apanhados eram trocados por dinheiro , e é claro a camada mais desfavorecida era quem participava das caçadas. Em uma tentativa inepta do governo.

 Em 1920 foi criado o fundo de pensão (IAPM) onde, parte do fundo era destinado a saúde que só tinha acesso quem tivesse carteira assinada e o trabalhador rural.

No ano de 1930 houve a criação do Ministério Bipartidário , onde era o ministério da Educação e saúde. Nota-se que a saúde ainda não tinha uma frente única. Somente no ano de 1953 que a saúde ganhou espaço único.

Em 1960 a IAP ainda privatizada, com acumulo de capital, investiu na saúde, porém a saúde era restrita, e com isso surgiu os serviços pagos de saúde com surgimento de hospitais e clinicas particulares onde o governo fazia o repasse para esses hospitais e clinicas .

O SUS só foi criado em 1988,  essa  instauração da nova instituição que até hoje faz presente nas nossas vidas. Veem com uma proposta um pouco mais abrangente do que a passada, ou seja, atende até hoje em cerca de 80% da população. Independente de ter carteira assinada ou não. Ainda assim reina os negócios privados de hospitais e clinicas, até que se espere para ser atendido nas filas dos hospitais públicos pacientes e famílias apertam seu orçamento para não ver seus entes queridos no necrotério. O engraçado é que, nem sempre ter um plano de saúde é garantia de atendimento , se não  tiver um plano “platinum” ou “Gold” pacientes muitas das vezes tem seus exames marcados 6 meses ou 12 meses depois. Em uma conversa com uma atendente de operadora de planos de saúde , segundo ela, paciente que tinham um plano mais básico tinha a atendente tinha a função de informar que não teria mais vaga para marcação aquele mês e assim era no mês seguinte.E contou me , uma que uma vez,  uma paciente com câncer ,por tem um plano básico chorava  implorando por exames e tratamento porém, por ser um tratamento caro e por ser seu plano básico era sempre preterida daqueles que tinham os planos mais especiais.  E assim, eleição atrás de eleição lideres partidários levantam a questão do atendimento da saúde Pública, também é área onde,mais se recebe verbas , porem não o soluciona. Lembrando que muitos desses candidatos possuem clinicas ou laboratórios privados qual interesse em ter uma saúde publica de excelência? Vou deixar outra questão, por que o sistema publico não é procurado por esses mesmos políticos, uma vez que deveriam cuidar da área da saúde pública ao invés de procurarem hospitais como  Albert Einsten ou Sírio Libanês nunca procuram atendimento em hospitais públicos .  

 

 

Fonte de pesquisas Super interessante, Wikipédia, revistadehistoria.com.br, http://escolakids.uol.com.br/.

 Fabiana Lima.